Ir ao conteúdo

Mudança no Vcore para atender o VID do processador?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, hoje depois de 2 anos de montar meu primeiro Pc quis me aprofundar no mundo do OC e percebi um possível "problema" no meu processador.

Tenho essa specs:

2400G 

B450M Steel Legend

1 M2nvme

1 M2Sata

Fonte +- de 450w 80 bronze

Como disse fui dar uma monitorada para tentar um OC no futuro e me deparo com a seguinte situação, o meu Processador nunca dava o boost dele durante jogos apenas picos quando ocioso (Boost dele é de 3.9 e o base dele é 3.6), até ai tudo bem não liguei muito pra isso, ao monitora ele percebi que o Processador dá picos de VID de 1.510v o que achei meio estranho já que o stock dele é de 1.45v, mesmo ele dando esses picos o Vcore da placa-mãe não acompanhava.

Picos durante pouco uso:

image.png.0cad68d6a90afa608e653d63005f47e9.png

Algumas informações adicionais teste sintético não testei durante jogos.

image.png.9ba7bcfabd37bdb17313f1bd700478d9.png

image.png.1e668a49df0c4158c7eaab8353bce49f.png

Fui dar uma analisada como eles se comportaria durante stress e para minha surpresa ele ficava geralmente travado no 1.35v durante teste sintético, fui pesquisar a respeito e vi que minha placa-mãe esta com o Vcore travado a 1.36.

Já tive alguns crashs de windows de motivos diversos sem alguma causa em específica ( geralmente uma tela azul a cada seis messes ) e tenho algumas quedas de desempenho aleatórias quando o processador está em alto uso (1 queda de 1s a cada 2 hora de uso alto )

Aqui fica minhas dúvidas isso pode dar ou já ter dado algum problema para o meu Processador ou Placa-mãe?

Segundo: devo aumentar o Vcore da Placa-mãe para o stock do processador(1.45v) para vê se o processador consegue dar o boost em alto uso?

Terceiro: É normal o VID dar esses picos acima do stock do processador ou isso já pode ser algum sinal de defeito?

Obs era e ainda sou completamente leigo, para mim a placa-mãe iria definir o stock automaticamente ao colocar o processador. '-'

• Solução
Postado

Primeiro de tudo, jogue fora o HWMonitor, esse programa não presta. Use o HWInfo64.

De resto, não deixe sua placa-mãe fazer o que quiser com seu processador, controle essa tensão manualmente. No caso, 1.35 já é um valor alto, e eu não aconselho passar disso...

Ah, outra coisa, não se preocupe com VID, o que você deve monitorar é Vcore, na parte da placa-mãe.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...