Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudança no Vcore para atender o VID do processador?


LuizSvr
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa noite, hoje depois de 2 anos de montar meu primeiro Pc quis me aprofundar no mundo do OC e percebi um possível "problema" no meu processador.

Tenho essa specs:

2400G 

B450M Steel Legend

1 M2nvme

1 M2Sata

Fonte +- de 450w 80 bronze

 

Como disse fui dar uma monitorada para tentar um OC no futuro e me deparo com a seguinte situação, o meu Processador nunca dava o boost dele durante jogos apenas picos quando ocioso (Boost dele é de 3.9 e o base dele é 3.6), até ai tudo bem não liguei muito pra isso, ao monitora ele percebi que o Processador dá picos de VID de 1.510v o que achei meio estranho já que o stock dele é de 1.45v, mesmo ele dando esses picos o Vcore da placa-mãe não acompanhava.

Picos durante pouco uso:

 

image.png.0cad68d6a90afa608e653d63005f47e9.png

Algumas informações adicionais teste sintético não testei durante jogos.

image.png.9ba7bcfabd37bdb17313f1bd700478d9.png

 image.png.1e668a49df0c4158c7eaab8353bce49f.png

 

 

Fui dar uma analisada como eles se comportaria durante stress e para minha surpresa ele ficava geralmente travado no 1.35v durante teste sintético, fui pesquisar a respeito e vi que minha placa-mãe esta com o Vcore travado a 1.36.

Já tive alguns crashs de windows de motivos diversos sem alguma causa em específica ( geralmente uma tela azul a cada seis messes ) e tenho algumas quedas de desempenho aleatórias quando o processador está em alto uso (1 queda de 1s a cada 2 hora de uso alto )

 

Aqui fica minhas dúvidas isso pode dar ou já ter dado algum problema para o meu Processador ou Placa-mãe?

Segundo: devo aumentar o Vcore da Placa-mãe para o stock do processador(1.45v) para vê se o processador consegue dar o boost em alto uso?

Terceiro: É normal o VID dar esses picos acima do stock do processador ou isso já pode ser algum sinal de defeito?

 

Obs era e ainda sou completamente leigo, para mim a placa-mãe iria definir o stock automaticamente ao colocar o processador. '-'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Primeiro de tudo, jogue fora o HWMonitor, esse programa não presta. Use o HWInfo64.

 

De resto, não deixe sua placa-mãe fazer o que quiser com seu processador, controle essa tensão manualmente. No caso, 1.35 já é um valor alto, e eu não aconselho passar disso...

 

Ah, outra coisa, não se preocupe com VID, o que você deve monitorar é Vcore, na parte da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!