Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD morreu do nada?


IgorFSR
Ir à solução Resolvido por pedrin_howzz,

Posts recomendados

Gente, boa noite! Estava jogando no domingo quando o PC congelou e quando eu reiniciei ele simplesmente só aparecia o logo da BIOS e não passava disso. Tentei formatar e nada também

Depois de muito pesquisar baixei um programa chamado Hiren's boot. Rodando alguns programas pra ver a saúde do HD, descobri que ele tá simplesmente com 100% de badblock. 

 

Minha dúvida é a se o HD consegue estragar assim literalmente do nada ou pode ser o cabo sata, placa-mãe que deu defeito

IMG_20230615_210955584.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@IgorFSR Um disco rígido pode apresentar problemas de bad blocks sem aviso prévio. Esses setores defeituosos podem surgir devido a desgaste natural, superaquecimento, falhas elétricas, entre outros fatores. É possível que ocorra uma falha súbita no disco rígido, resultando em um grande número de bad blocks, inclusive por defeitos físicos, como um cabeçote de leitura/gravação danificado.
 

Antes de concluir que o disco rígido é o problema, é importante verificar a conexão do cabo SATA, pois uma conexão mal feita ou um cabo danificado podem causar problemas de leitura/gravação. Substituir o cabo SATA por um novo pode ajudar a resolver o problema. Além disso, um defeito na placa-mãe, especialmente na controladora SATA, também pode ser a causa dos erros de bad blocks. Testar o disco em outra porta SATA ou em outro computador pode ajudar a descartar essa possibilidade.
 

Caso todas as tentativas de solução do problema tenham sido realizadas e o disco rígido continue apresentando 100% de bad blocks, é provável que haja um problema físico com o disco e sua substituição será necessária. É importante fazer backup dos dados importantes o mais rápido possível, caso ainda não tenha sido feito.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, pedrin_howzz disse:

@IgorFSR Um disco rígido pode apresentar problemas de bad blocks sem aviso prévio. Esses setores defeituosos podem surgir devido a desgaste natural, superaquecimento, falhas elétricas, entre outros fatores. É possível que ocorra uma falha súbita no disco rígido, resultando em um grande número de bad blocks, inclusive por defeitos físicos, como um cabeçote de leitura/gravação danificado.
 

Antes de concluir que o disco rígido é o problema, é importante verificar a conexão do cabo SATA, pois uma conexão mal feita ou um cabo danificado podem causar problemas de leitura/gravação. Substituir o cabo SATA por um novo pode ajudar a resolver o problema. Além disso, um defeito na placa-mãe, especialmente na controladora SATA, também pode ser a causa dos erros de bad blocks. Testar o disco em outra porta SATA ou em outro computador pode ajudar a descartar essa possibilidade.
 

Caso todas as tentativas de solução do problema tenham sido realizadas e o disco rígido continue apresentando 100% de bad blocks, é provável que haja um problema físico com o disco e sua substituição será necessária. É importante fazer backup dos dados importantes o mais rápido possível, caso ainda não tenha sido feito.

 

Eu testei em outra entrada aqui da placa-mãe e continua o 100% de badblock

Então o erro limita ao cabo e HD né?

Primeira vez que vejo o HD ficar 100% de badblock em um dia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IgorFSR O disco rígido apresentou uma grande quantidade de bad blocks em um curto período de tempo, mesmo após descartar problemas com o cabo SATA. Isso pode indicar falhas físicas repentinas, como problemas com os cabeçotes de leitura/gravação, mau funcionamento dos controladores internos ou danos causados por superaquecimento ou falhas elétricas. A solução recomendada nesses casos é substituir o disco rígido.

Faça backup dos dados importantes o mais rápido possível, pois a presença de muitos bad blocks indica um alto risco de falha do disco.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Tiberio disse:

@IgorFSR Não foi do nada que o HD estragou, essa fonte já explica tudo, baixíssima qualidade

Mas meu PC é super básico e ela nem barulho faz, eu tinha gostado dela. você acha que ela pode ter causado isso?

5 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@Tiberio que fonte?

A que tá no meu perfil. Aerocool Kcas 400w

27 minutos atrás, pedrin_howzz disse:

@IgorFSR O disco rígido apresentou uma grande quantidade de bad blocks em um curto período de tempo, mesmo após descartar problemas com o cabo SATA. Isso pode indicar falhas físicas repentinas, como problemas com os cabeçotes de leitura/gravação, mau funcionamento dos controladores internos ou danos causados por superaquecimento ou falhas elétricas. A solução recomendada nesses casos é substituir o disco rígido.

Faça backup dos dados importantes o mais rápido possível, pois a presença de muitos bad blocks indica um alto risco de falha do disco.

Vou tentar fazer o backup, obrigado pelo esclarecimento

De qualquer modo eu já tava montando outro pc e o SSD ja está comprado.

Só achei estranho o fato do HD "parar do nada"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, IgorFSR disse:

Mas meu PC é super básico e ela nem barulho faz, eu tinha gostado dela. você acha que ela pode ter causado isso?

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Kcas está classificada como Tier E - Evitar, fonte fabricada pela Andyson que tem um histórico lá fora de produzir fontes ruins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, AdrianoSiqueira disse:

Quanto tempo tem esse HD?

Cara comprei em 2019 junto com todas as outras peças, pc é antigo kkkk

11 horas atrás, Tiberio disse:

Segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Kcas está classificada como Tier E - Evitar, fonte fabricada pela Andyson que tem um histórico lá fora de produzir fontes ruins.

Pior que o computador durou bastante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, IgorFSR disse:

Minha dúvida é a se o HD consegue estragar assim literalmente do nada ou pode ser o cabo sata, placa-mãe que deu defeito

 

 

do nada, nunca é

 

muito difícil, so se seu pc todo levasse uma descarga de um raio, por exemplo.. mas ai era o HD e o resto do conjunto todo indo pro espaço

 

provavelmente ele ja deveria estar ruim, mas certamente você nunca deu uma olhada nos parametros S.M.A.R.T. dele e de qualquer outro dispositivo de armazenamento.. é literalmente a ficha de acompanhamento da saude dos dispositivos e é sempre bom verificar vez ou outra com programas para esse fim, como o crystal disk info

 

https://crystalmark.info/en/download/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Tiberio disse:

Se você acha que esse seu HD durou muito, eu tenho um HD aqui que comprei em 2012 e está em perfeito estado.

Tenho um com uma idade parecida. HDs duram muito tempo. Esse HD defeituoso já devia estar com defeito de fábrica, ou aconteceu alguma coisa muito séria como um surto de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Tiberio disse:

Se você acha que esse seu HD durou muito, eu tenho um HD aqui que comprei em 2012 e está em perfeito estado.

Peguei um HD do meu primeiro PC enquanto o novo não chega, ele é dessa época aí também

5 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

do nada, nunca é

 

muito difícil, so se seu pc todo levasse uma descarga de um raio, por exemplo.. mas ai era o HD e o resto do conjunto todo indo pro espaço

 

provavelmente ele ja deveria estar ruim, mas certamente você nunca deu uma olhada nos parametros S.M.A.R.T. dele e de qualquer outro dispositivo de armazenamento.. é literalmente a ficha de acompanhamento da saude dos dispositivos e é sempre bom verificar vez ou outra com programas para esse fim, como o crystal disk info

 

https://crystalmark.info/en/download/

Sim foi só o HD que deu problema e foi no meio do jogo que congelou.

E é vdd eu não tenho costume de monitorar. Com o programa HDDSCAN do hiren's boot fala que a saúde do HD tá boa e pelo HDTUNE deu aquele monte de badblock. Vou testar esse outro que você mandou a partir de agora, obrigado!

5 horas atrás, Tiberio disse:

@IgorFSR A XPG Pylon 450w está em promoção na tera, fonte decente e moderna.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Pro PC novo eu pretendo comprar a msi de 550w, não sei o modelo certo mas qualquer coisa mando depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!