Ir ao conteúdo

Vale a pena investir em aumentar a Vram da placa integrada ou comprar uma GPU?


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Tenho um processador Ryzen 5 4600G e acabei de achar a opção para o aumento de VRAM na BIOS, vi opções que iam além de 8GB de VRAM. Minha dúvida é: Vale a pena colocar 8GB de memória dedicada? Teria o mesmo efeito que uma placa de vídeo nos jogos? Ou vale mais a pena comprar uma placa de vídeo?

Postado

@pobre Se você joga jogos mais leves e não está pronto para investir em uma placa de vídeo dedicada no momento, aumentar a alocação de VRAM na BIOS pode proporcionar uma melhoria modesta no desempenho gráfico por conta da maioria dos jogos necessitarem de ao mínimo 16GB para rodarem bem.

Detalhe, dependendo da GPU, vale mais a pena ficar com a VEGA do Ryzen mesmo.

  • Curtir 1
Postado

No caso, assim como em uma placa de vídeo dedicada, ter mais memória apenas irá melhorar a capacidade de alocação dos elementos gráficos do jogo, dará mais estabilidade. Imagine que você ao rodar um jogo, atinge o teto de 4GB da memória disponível para a iGPU (placa integrada)... O jogo começará a sofrer com gargalos, até que fique injogável ou ocorra até mesmo crashs.

 

Em uma placa de vídeo dedicada podemos fazer o overclock da VRAM para aí sim ter um ganho de desempenho em FPS, pois você estará acelerando os ciclos da memória, que vai proporcionar uma capacidade de armazenamento de forma muito mais rápida, irá conseguir gerenciar os dados das texturas com uma menor taxa de intervalo. A placa de vídeo integrada também funciona desta forma.

 

Com a placa integrada, você pode adquirir ou fazer um overclock em sua memória RAM, aumentando a frequência e reduzindo os timings para ter um melhor desempenho, onde estará assim como em uma VRAM dedicada, aumentando a taxa de capacidade de trabalho por intervalo. Você aumentará a velocidade da IGPU de gerenciar as texturas e outros elementos durante o jogo.

 

O que ocorre, é que geralmente não há um ganho que faça valer a pena adquirir uma memória de alta frequência, até porque sua placa-mãe pode não dar suporte a tal velocidade e nem sempre quando dá suporte também funciona. Em testes com jogos competitivos como CS:GO, League of Legends, Valorant e dentre outros talvez haja um ganho um pouco maior, mas nada que mude da água pro vinho. O ideal se você tem problemas com o desempenho na questão da parte gráfica do jogo, é adquirir uma GPU dedicada, assim até dando uma folga para a memória RAM.

 

Espero que tenha ajudado. 👍

  • Amei 1
Postado

Tenho o R5 4600G, e mudando de 2G para 4G obtive uma melhora muito grande no 1% low (No cyberpunk...). Tipo de 8fps para 18/20. Mesmo que ele não chegue perto de usar os 4G, pois o driver divide um pouco com a memória principal...

 

Minha dica, não gaste muito com memórias... pegue umas "mais ou menos" e guarde $ para VGA dedicada...

  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!