Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de upgrade pra melhorar desempenho do meu PC


Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Olá, primeiramente, desejo agradecer por me ajudar.
Meu computador possui estas especificações:


Jogo em 1080p, utilizando um monitor para jogar e outro com discord/opera GX.
Estou utilizando uma placa de vídeo da Nvidia, Nvidia GeForce GIGABYTE RTX 2080 GAMING OC 8 GB
Memória Corsair Vengeance LPX 32GB (2x16GB), 3600Mhz, DDR4, C18
placa-mãe ASUS B450M-GAMING/BR
Processador AMD Ryzen 7 5700X
Fonte de 600w (faço nem ideia da marca)
Watercooler que também não faço ideia mas faz a funçãozinha dele.
HD 1 TB (não sei marca)
HD 5 TB (não sei marca)
SSD SanDisk 240 GB 

Recentemente estou com um engasgo, creio eu que exista algumas possíveis razões.
1 - Placa de vídeo gargalando com o processador.
2 - placa-mãe que teve que ser feito uma gambiarra pra funcionar com esse processador.
3 - placa-mãe devido a gambiarra, não consegue entregar os 3600Mhz da RAM, logo pode ser isso, tá numa speed muito baixa.
4 - Falta de energia suficiente no computador.
5 - Alguma configuração bizonha.
Gostaria de ajuda no que pode ser possível estar acontecendo, se necessita mesmo de um upgrade de placa-mãe/placa de vídeo ou fonte.
Se possível, caso recomendem manter as mesmas peças e tá tudo ok, queria lançar um overclock. (em tudo se possível)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Grimory , bom dia.

 

Qual foi a 'gambiarra' feita na placa-mãe ASUS B450M-GAMING/BR?

Ela nativamente funciona com o processador AMD Ryzen 7 5700X.

 

Em qual frequência suas memórias RAM estão rodando? 3200MHz?

Pode colocar prints do CPU-Z nas abas 'Memory' e 'SPD'?

 

O ideal é sabermos qual o Water Coooler que você está usando.

Consegue monitorar a temperatura do seu CPU?

Ele pode estar entrando em Thermal Throttling.

 

Os HDs que você (1TB e 5TB) usa também podem causar engasgos, devido a sua lentidão, sendo que os jogos atuais possuem pré-requisito na utilização de SSDs.

 

Segue uma boa opção de um NVMe M.2 com 1TB:

SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe - R$ 285,99

https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g

 

Boas opções para SSD SATA III são:

  • Crucial BX500
  • Crucial MX500
  • Kingston A400
  • Samsung 870 EVO
  • HP S700 Pro

 

Sua placa de vídeo RTX 2080 8GB está entre as que costumam entregar entre 80 e 100 FPS.

Caso queira fazer um upgrade dela, dê uma olhada nesse artigo, onde estão todas as principais placas, com sua performance.

https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html

 

image.png.a24591cb5f40ec2dc37957c8b23ad4fc.png

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grimory ,

 

Suas memórias RAM estão funcionando bem em 3200MHz, elas não estão gerando os engasgos.

As minhas também são de 3600MHz e rodam em 3200MHz.

 

A atualização da BIOS não é uma gambiarra, é um procedimento normal.

Sempre que posso atualizo a minha.

 

Como eu disse no outro post, os HDs que você (1TB e 5TB) usa também podem causar engasgos, devido a sua lentidão, sendo que os jogos atuais possuem pré-requisito na utilização de SSDs.

 

Outro ponto que devemos observar é a temperatura do seu computador e do seu processador Ryzen 7 5700X.

O seu water cooler, junto com a circulação de ar do seu gabinete, podem não ser suficiente.

Caso o water cooler não seja suficiente, seu processador pode estar entrando em thermal throttling, ficando com o desempenho limitado.

Caso a circulação de ar não seja boa no seu gabinete, todo o computador pode estar ficando quente!

 

Qual o seu gabinete? Com quantas fans?

 

Eu utilizo o Water Cooler Master MasterLiquid ML240L (R$ 329,99) https://www.kabum.com.br/produto/129350/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-240mm-mlw-d24m-a18pk-r2

 

O interessante é monitorar a temperatura do seu computador, principalmente o CPU.

Sugiro que você utilize software o HWiNFO ou o MSI Afterburner durante o uso do PC, para vermos até que temperatura o CPU está chegando.

Utilize programas para testar a performance do CPU, como o AIDA64 ou o GIMPS - Free Prime95, deixando o teste de performance em execução por 20 ou 30 minutos, monitorando ao mesmo tempo a temperatura do CPU e do computador.

 

Qual o resultado que você obteve?

 

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mick 07 alterou o título para Sugestão de upgrade pra melhorar desempenho do meu PC
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!