Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera!!

To querendo dar um upgrade no meu pc e comprar +8 gb de ram(futuramente quem sabe +8 novamente), hoje possuo 16gb(2x8), então ficaria com 24 gb, queria saber se por comprar +8 eu perderia o dual channel ou algum problema relacionado que deixaria pior e não melhor.

Sei que é meio besteira mas como eu atualmente tenho costume em jogar e ver Vídeo(tenho 2 monitores) e fazer varias multitarefas no pc acho que daria um ganho bom no quesito Multitarefa.

As espec do meu pc são
     Ryzen 5 3600

placa-mãe b450m Steel Legend

memória ram XPG gammix d30 2x8(no caso iria comprar outra e ficaria 3x8)

Rx 5600xt

Postado

@Matheus Belpiede Usar mais do que 2 módulos de memória pode derrubar a frequência de trabalho das memórias, e o dual channel passaria para flex mode, acho que não daria muita queda pois voce não usa Vídeo integrado.

Do ponto de vista do desempenho o ideal é usar só 2 módulos single rank, assim o CPU atinge as frequências  maxima nas memórias, ter mais módulos ou ter módulos dual rank aumenta a carga no controlador de memória e obriga a placa-mãe a baixar a frequência das memórias, para 32GB o ideal seria usar 2 módulos de 16GB single rank, ao invés de 4 módulos de 8GB..

Postado
15 minutos atrás, Matheus Belpiede disse:

Sei que é meio besteira mas como eu atualmente tenho costume em jogar e ver Vídeo(tenho 2 monitores) e fazer varias multitarefas no pc acho que daria um ganho bom no quesito Multitarefa.

Sinceramente, não justifica, 16gb é suficiente para seu uso. Some isso com o fato de DDR4 já estar no fim da vida (tanto AMD como Intel não vão lançar mais nada para DDR4) e investir em mais RAM é furada.

Mas enfim, se quiser porque quiser ter mais RAM, também não compre pente de 8gb, pegue um de 16 para fazer dual channel com seus outros 2 que já tem.

3 minutos atrás, F4b10 disse:

Do ponto de vista do desempenho o ideal é usar só 2 módulos single rank, assim o CPU atinge as frequências  maxima nas memórias, ter mais módulos ou ter módulos dual rank aumenta a carga no controlador de memória e obriga a placa-mãe a baixar a frequência das memórias, para 32GB o ideal seria usar 2 módulos de 16GB single rank, ao invés de 4 módulos de 8GB..

Se a quantidade for a mesma, tanto faz usar 2x16 dual rank ou 4x8 single rank, no fim das contas continua 2 ranks por canal, que é o desejável para desempenho máximo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!