Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar bateria de 9V paralela com fonte ATX?


Posts recomendados

Tenho um rádio ligado a uma fonte ATX ligada na tomada 110. Ao desligar a fonte, o rádio apaga a memória das estações. Posso ligar uma bateria 9v ao fase e neutro entre a fonte e o rádio, pra ele ter energia pra manter a memória das estações quando a fonte for tirada da tomada? A energia elétrica que vai passar quando a fonte estiver ligada não estraga a bateria? Há risco de choque na bateria nessa situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Ivan C L Alves Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Normalmente esses rádios com troca digital de estações, usam algum tipo de pilha ou bateria para armazenar a memória das estações. (Rádios relógios eu sei que usam bateria de 9V pra isso). Não tem nenhum compartimento de pilha no seu rádio? Qual a marca e modelo dele?
Se não tiver compartimento de pilha externo, ele deve ter uma pilha moeda de 3V dentro dele para fazer o trabalho.
 

Em 24/06/2023 às 15:50, Ivan C L Alves disse:

Posso ligar uma bateria 9v ao fase e neutro entre a fonte e o rádio, pra ele ter energia pra manter a memória das estações quando a fonte for tirada da tomada?

Usa 9V da fonte para alimentar o rádio? Se for 9V, acredito que poderia desde que seja uma bateria de 9V recarregável. Do contrário se usar bateria de 9V comum, ela será recarregada cada vez que ligar a fonte, e não sendo recarregável, isso pode danificá-la e até causar uma explosão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@Ivan C L Alves Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Normalmente esses rádios com troca digital de estações, usam algum tipo de pilha ou bateria para armazenar a memória das estações. (Rádios relógios eu sei que usam bateria de 9V pra isso). Não tem nenhum compartimento de pilha no seu rádio? Qual a marca e modelo dele?
Se não tiver compartimento de pilha externo, ele deve ter uma pilha moeda de 3V dentro dele para fazer o trabalho.
 

Usa 9V da fonte para alimentar o rádio? Se for 9V, acredito que poderia desde que seja uma bateria de 9V recarregável. Do contrário se usar bateria de 9V comum, ela será recarregada cada vez que ligar a fonte, e não sendo recarregável, isso pode danificá-la e até causar uma explosão.

Primeiro, obrigado por responder! Então, o rádio não tem pilha, é um rádio de carro que aproveitei pra colocar em uma caixa de som que construí. No carro ele fica ligado à bateria, assim mantém a memória. Vou pensar em usar uma bateria recarregável, se der certo comento aqui. Ah, e a fonte que alimento o rádio é 12v, então vou tentar usar uma bateria tb 12v. Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 28/06/2023 às 09:17, Ivan C L Alves disse:

Ah, e a fonte que alimento o rádio é 12v, então vou tentar usar uma bateria tb 12v. Valeu!!

O ideal é fazer ou comprar um circuito de carga pra bateria, e fazer um circuito para usar a energia da bateria quando a fonte estiver desligada.
Como tu queres só armazenar as estações do rádio, pode usar bateria de Ni-MH, que é mais segura de trabalhar do que Lítio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ferox Graxaim alterou o título para Posso ligar bateria de 9V paralela com fonte ATX?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!