Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 1050Ti: GPU-Z reporta PCI-Express 3.0 x4, mas deveria ser x16


Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Olá pessoal, estava vendo alguns videos de performance e estabilidade em placas de Vídeo, e me deparei com um Software chamado TechPowerUp GPU-Z, muito usado para saber informações detalhadas da GPU. Eu sempre usei o CPU-Z, que é um pouco diferente desse Software.. Bom, ao abrir o TechPower me deparei com um detalhe: em ''BUS INTERFACE'' aparece que minha placa de Vídeo suporta X16 3.0, mas que esta trabalhando atualmente em x4 3.0!!!! Cara eu fiz muitas pesquisas, estou há quase 6 horas aqui .. entrei na BIOS para ver se existem opções de PCI EXPRESS que eu poderia alterar.. e NADA!!! 

E o pior, eu NUNCA rodei esse software antes, então eu não sei dizer se em algum momento a GPU estava setada em x16.. me ajudem pessoal! 

Minha configuração é a seguinte, caso ajudar! 

placa-mãe: ASUS MAXIMUS VI FORMULA 

memória RAM: HYPER X SAVAGE 16GB DDR3 2400MHZ XMP 1.3 

PLACA DE Vídeo: GeForce PALIT GTX 1050 TI 4GB GDDR5 

PROCESSADOR: Intel Core I7 4790 

2 SSD CRUCIAL 500GB CADA 

FONTE 600W PFC ATIVO 80PLUS 

deixarei alguns prints que tirei do manual da Motherboard! 

 

teste1.png

teste2.png

teste3.png

teste4.png

teste5.png

teste6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • KairanD alterou o título para GTX 1050Ti: GPU-Z reporta PCI-Express 3.0 x4, mas deveria ser x16

@KairanD Bom dia amigo, acabei de fazer o teste que disse.. tentei com todos os games que tenho, e nada. 😕 

tenho uns 15 games so na steam.. e realmente o valor não altera para 16x.. analisando minha placa-mãe, você poderia confirmar se minha gpu esta instalada no slot correto? eu coloquei no primeiro slot PCI como mostra no print.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, HardAlp disse:

@KairanD Bom dia amigo, acabei de fazer o teste que disse.. tentei com todos os games que tenho, e nada. 😕 

tenho uns 15 games so na steam.. e realmente o valor não altera para 16x.. analisando minha placa-mãe, você poderia confirmar se minha gpu esta instalada no slot correto? eu coloquei no primeiro slot PCI como mostra no print.

Assim, primeiro que você não precisa se preocupar que essa placa de vídeo não exige muita largura de banda.

 

Mas em todo caso, você tem algum outro dispositivo nos slots além da placa de vídeo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, HardAlp disse:

eu coloquei no primeiro slot PCI como mostra no print.

No primeiro Slot de cima pra baixo numerado com "2"

 

Ok mas você está tendo problemas com desempenho? se estiver normal segue o baile consagrado. 

Pode ser software com leitura errada também..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Amigo, retirei a placa e fiz a limpeza com alcool isopropílico.. e nada, continua em x4.. 

mas reparei que, ao colocar a GPU no SLOT numero 4, ele subiu para 3.0 em x8.. 

infelizmente n consigo testar no slot 6, pois a placa de Vídeo é larga demais e não encaixa por conta do gabinete..

algum conselho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz uma instalação limpa do driver da GPU.  Desisntale com DDU. reinicie a maquina e instale novamente com Gforce Xperience.  

Se não surtir efeito, tente resetar a BIOS da MB ou até mesmo verifique se há atualização de BIOS pra ela disponivel. Faça e teste se altera ou não. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HardAlp Você limpou a GPU e o SLOT? E também daria uma olhada no slot para ver se não há nada estranho.

 

Poderia ser problema no slot já que em outro slot rodou a x8. O ideal era verificar se a GPU rodaria a x16 em outro PC. Ao menos daria para excluir o problema da GPU.

 

A questão da queda de desempenho pode nem ser relacionada a GPU. Mas nesse caso tentou verificar se há essa queda jogando com ela no slot que está funcionando a x8?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Boa noite, Fiz todos os procedimentos a cima.. única coisa que ''resolveu'' foi deixar a placa em X8 3.0 .. não teve como deixar setada em x16 mesmo.

Fazendo alguns testes percebi que a queda de fps melhorou bastante.. mas ainda sim, eu gostaria de usar em x16.. porém sem sucesso. 

Obrigado a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade baixei para ver na minha GPU ( é uma GTX1660 em uma  MB X470 e CPU Ryzen)e achei exatamente os mesmos parametros nessa aba "Bus interface": PCI-e 16X@ X4 3.0

Não conheço tb essa ferramenta para interpreta-la , mas acho que nada a se preocupar porque pode ver que nos sites chineses as RX580 apresentam muitas vezes "1.1"ou 1.0 , então acho que não tem nada a ver com o BUS .

Quanto aos seus problemas de performance tem que analisar outras coisas:temperaturas, integridade do software, existencia de malware, etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HardAlp  Então eu consideraria a possibilidade de defeito no slot e talvez esse defeito não seja visível. Se o slot não parece torto, danificado, com pinos faltando ou cor estranha, com a trava faltando, frouxo da placa-mãe ou com cheiro de queimado. Talvez poderia ser algum defeito menor em outra parte da placa-mãe e que afete a comunicação com o slot. Mas para isso teria que verificar se a GPU roda normal em x16 em outro computador.

 

O "?" do lado do PCI-E deve fazer um teste e forçar a placa-mãe a rodar na maior interface.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Weiss Olá, sim os 2 SSDs são SATA III.. essa Motherboard possuí 10 satas 6 GB/S, 6 conectores do chipset Z87, mais 4 conectores ASMEDIA. 

Atualmente uso o SSD principal do sistema no conector do chipset, e o SSD secundário uso no ASMEDIA. irie tentar fazer essa troca de portas, obrigado amigo! 

SATA1.png

SATA2.png

SATA3.png

@Gui GC Obrigado pela resposta Gui, infelizmente não tenho nenhum outro pc para teste.. mas irei ver se alguém se disponibiliza para me ajudar com isso kk.. 

Realmente a placa tem aparência de nova, mesmo sendo la de 2014.. está muito conservada, sem cores estranhas ou cheiro de queimado, como mencionou.. gosto sempre de deixar as manutenções em dia para não ter problemas, ou evitá-los ao máximo. Quanto ao ponto de interrogação que tem no software, eu fiz o teste.. no primeiro slot PCI-E mesmo rodando o ''?'' ela continua em x4 3.0... colocando no segundo slot PCI-E ele mostra x8 3.0 .. mas não aumenta rodando o teste ''?''.. acredito que seja assunto por encerrado, infelizmente. Deixarei em x8 mesmo.. 

teste1.png

@PedraX Olá irmão, então.. quanto a Malware, o pc está totalmente limpo..  quase não faço downloas de fontes duvidosas ou entro em sites que comprometam a integridade do pc, estou sempre de olho quanto a isso..  Temperatura do pc em jogos com a GPU não passam de 61 ºC.. quanto a CPU, fica na casa de 50 ºC.. refrigeração do pc está ótimo. Irei continuar fazendo alguns testes e ver se encontro algo. OBS: na BIOS, em opções de PCI-E .. também mostra como X8 ''NATIVE".. mesma coisa no primeiro slot PCI-E, porém X4 ''NATIVE'' .. 😕 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!