Ir ao conteúdo

ASUS PRIME B450M GAMING/BR COM UM Ryzen 7 5800X3D

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em comprar um Ryzen 7 5800X3D e quero continuar com minha placa-mãe ASUS PRIME B450M- GAMING/BR, tenho também um water cooler deepcool le500, consigo está ultilizando a mesma placa-mãe ou vou precisar de upgrade de placa-mãe?
Atualmente meu pc é esse R5 3600 a placa-mãe citada acima, RTX 2060, 2X16GB 3200mhz, fonte de 750w e o water cooler.

Postado

Acho (quase certeza) que sua placa não aguenta esse processador. Os VRMs dela não são tão robustos e esse processador é um dos mais parrudos AM4...

Ideal para ele seria uma B550 (que não da Biostar) com dissipador nos VRMs...

Postado
57 minutos atrás, Eduardo Oliveira Silva disse:

consigo está ultilizando a mesma placa-mãe ou vou precisar de upgrade de placa-mãe?

Olha, é compatível e as VRMs aguentam... mas o problema dessa placa-mãe é que as VRMs não tem dissipadores. Economia porca da ASUS neste modelo.

Eu só pensaria em colocar qualquer coisa acima de 5600X nesta placa-mãe depois de instalar dissipadores em todas as VRMs dela. Eu tenho um 3700X nessa placa-mãe e ainda assim fui atrás de colocar os tais dissipadores. 

IMG_20211022_211235.jpg

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Sua placa-mãe até suporta sim, basta grudar um fan nos vrm. Mas com uma placa de vídeo fraca dessas, não vale a pena colocar um 5800x3D. Só faça esse up se você pretende também pegar uma GPU muito melhor.

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado
Em 29/06/2023 às 22:53, Imakuni disse:

Sua placa-mãe até suporta sim, basta grudar um fan nos vrm. Mas com uma placa de vídeo fraca dessas, não vale a pena colocar um 5800x3D. Só faça esse up se você pretende também pegar uma GPU muito melhor.

e se for uma 2060 super?

Em 29/06/2023 às 22:38, W46n3r disse:

Olha, é compatível e as VRMs aguentam... mas o problema dessa placa-mãe é que as VRMs não tem dissipadores. Economia porca da ASUS neste modelo.

Eu só pensaria em colocar qualquer coisa acima de 5600X nesta placa-mãe depois de instalar dissipadores em todas as VRMs dela. Eu tenho um 3700X nessa placa-mãe e ainda assim fui atrás de colocar os tais dissipadores. 

IMG_20211022_211235.jpg

olá amigo, poderia me recomendar onde comprar os vrms pra essa placa-mãe? tenho um caso parecido com o do amigo, uma RTX 2060 super com Ryzen 5 3600 e a placa-mãe citada, quero pegar o Ryzen 7 5800x3d e reconheço que preciso dos dissipadores do vrm, então gostaria de saber onde poderia encontrar os mais indicados pra isso

Postado
42 minutos atrás, Imakuni disse:

Mesma coisa, 2060 Super eh fraquinha.

po mas eu vi vários reviews e vários videos de benchmark com a RTX 2060 super com Ryzen 7 5800x3d e tava rodando tudo de boa em 1080p, tem alguma razão pra isso?

Postado
11 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

po mas eu vi vários reviews e vários videos de benchmark com a RTX 2060 super com Ryzen 7 5800x3d e tava rodando tudo de boa em 1080p, tem alguma razão pra isso?

Ué... a 2060 Super é uma placa fraca para o tanto de desempenho que o 5800x3D conseguiria entregar. Em outras palavras, como eu disse antes, não compre o 5800x3d; pegue um processador mais barato (digamos, o 5700x) e use esse dinheiro economizado para pegar uma placa de vídeo bem mais potente.

Em nota, uma conta de padeiro é você gastar 3x o valor do processador na placa de vídeo. Ou seja, considerando um 5700x, você pega placas na casa dos 3mill R$ - já para o 5800x3D, que vai quase 2k, você teria que estar olhando para placas de 5mill+ R$.

Postado
21 minutos atrás, Imakuni disse:

Ué... a 2060 Super é uma placa fraca para o tanto de desempenho que o 5800x3D conseguiria entregar. Em outras palavras, como eu disse antes, não compre o 5800x3d; pegue um processador mais barato (digamos, o 5700x) e use esse dinheiro economizado para pegar uma placa de vídeo bem mais potente.

Em nota, uma conta de padeiro é você gastar 3x o valor do processador na placa de vídeo. Ou seja, considerando um 5700x, você pega placas na casa dos 3mill R$ - já para o 5800x3D, que vai quase 2k, você teria que estar olhando para placas de 5mill+ R$.

eu estava pensando sobre o 5700x mesmo tanto por causa de sua temperatura, mas poderia me explicar melhor sobre isso, porque teria problema usar o 5800x3d com a 2060 super? a maioria dos jogos q eu jogo são cpu bound, e eu só jogo em 1080p, então eu não vejo tanta necessidade de pegar uma placa melhor porque não iria impactar tantooooo no meu desempenho nos jogos q eu jogo, até porque o uso dela é bem fraco neles principalmente por estar em 1080p, sem falar q a maioria eu jogo com tudo no low, cs 2,valorant,rainbow six, warzone 2, isso sem falar joguinhos de terror que jogo com meus amigos, e eu gravo videos também, pretendo fazer live futuramente.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

eu estava pensando sobre o 5700x mesmo tanto por causa de sua temperatura,

Resposta certa (usar o 5700x), mas pelo motivo errado (temperatura). Não tem nada a ver essa justificativa.

32 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

mas poderia me explicar melhor sobre isso, porque teria problema usar o 5800x3d com a 2060 super?

Não tem "problema", só é um dinheiro mal investido.

33 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

e eu só jogo em 1080p, então eu não vejo tanta necessidade de pegar uma placa melhor porque não iria impactar tantooooo no meu desempenho nos jogos q eu jogo, até porque o uso dela é bem fraco neles principalmente por estar em 1080p, sem falar q a maioria eu jogo com tudo no low, cs 2,valorant,rainbow six, warzone 2, isso sem falar joguinhos de terror que jogo com meus amigos, e eu gravo videos também, pretendo fazer live futuramente.

Você está superestimando a 2060 Super, ela não é tudo isso. Vale a pena uma placa melhor.

Postado
2 horas atrás, Imakuni disse:

Resposta certa (usar o 5700x), mas pelo motivo errado (temperatura). Não tem nada a ver essa justificativa.

Não tem "problema", só é um dinheiro mal investido.

Você está superestimando a 2060 Super, ela não é tudo isso. Vale a pena uma placa melhor.

ao invés de comprar um processador eu deveria pegar uma placa? porque eu não to com grana pra pegar os 2 sabe, eu só acho que vale o upgrade se for uma 4070 ou 4060 ti no minimo, porque a 2060 super pra 4060 não tem tantaaaa diferença, o dlss 3.0 é pra jogos casuais.

Postado
34 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

ao invés de comprar um processador eu deveria pegar uma placa? porque eu não to com grana pra pegar os 2 sabe, eu só acho que vale o upgrade se for uma 4070 ou 4060 ti no minimo, porque a 2060 super pra 4060 não tem tantaaaa diferença, o dlss 3.0 é pra jogos casuais.

Compre um processador que custa quase 1k a menos, some com o dinheiro da venda do seu 3600, e daqui alguns meses, aí você joga um extra e troca também a placa de vídeo (e vende a antiga para recuperar o investimento).

Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Compre um processador que custa quase 1k a menos, some com o dinheiro da venda do seu 3600, e daqui alguns meses, aí você joga um extra e troca também a placa de vídeo (e vende a antiga para recuperar o investimento).

é porque eu vou comprar no cartão sabe, e provavelmente vou dar a placa de Vídeo pro meu irmão q ta sem

Postado
2 horas atrás, Imakuni disse:

É, mas aí o PC nem liga sem placa de vídeo, então mais motivo ainda para economizar no processador e comprar outra GPU.

tipo isso seria em caso de eu comprar uma placa de Vídeo, o meu objetivo era comprar um processador muito forte pra não precisar trocar depois,e ai futuramente eu trocaria a placa de Vídeo, até porque eu to esperando as SUPER da serie 40 q vai diminuir o preço de algumas, eu ia dar a 2060 pro meu irmão SE eu comprasse uma placa de Vídeo nova, mas eu não to precisando de placa de Vídeo, não jogo em 2k nem 4k, o foco mesmo é o processador, por isso eu queria pegar logo o 5800x3d q é o mais forte do am4, pra mim é um bom investimento, meu único medo é a placa-mãe não aguentar (vou comprar vrms)

13 horas atrás, W46n3r disse:

quão bom são esses vrms? quanta diferença fez pra você?

Postado
43 minutos atrás, Tsutsutsutsu disse:

quão bom são esses vrms? quanta diferença fez pra você?

Olha, acho bom frisar que são apenas dissipadores de VRMs ok? Não VRMs. As VRMs seguem as mesmas soldadas a placa-mãe. Não é muito trivial sair trocando VRMs de placas mães.

Dissipadores só ajudam nos casos em que as VRMs são razoavelmente dimensionadas mas o fabricante cometeu o equívoco de economizar e não instalar. Com dissipadores adequados você reduz a temperatura de operação e até aumenta a vida útil das VRMs.

Ao invés de usar dissipadores você pode apenas reforçar o fluxo de ar sobre os componentes da placa-mãe. Você é quem sabe.

Postado
7 minutos atrás, W46n3r disse:

Olha, acho bom frisar que são apenas dissipadores de VRMs ok? Não VRMs. As VRMs seguem as mesmas soldadas a placa-mãe. Não é muito trivial sair trocando VRMs de placas mães.

Dissipadores só ajudam nos casos em que as VRMs são razoavelmente dimensionadas mas o fabricante cometeu o equívoco de economizar e não instalar. Com dissipadores adequados você reduz a temperatura de operação e até aumenta a vida útil das VRMs.

Ao invés de usar dissipadores você pode apenas reforçar o fluxo de ar sobre os componentes da placa-mãe. Você é quem sabe.

é foi mal, eu quis dizer dissipadores, enfim eu vou comprar eles e por um water cooler de 240mm também, acha que vai dar tudo certo com o 5800x3d?

Postado

Acho que vai sim. Só não me aventuraria com overclock.

Inclusive, se for usar water é até mais importante ainda os dissipadores, pois o fluxo de ar em volta da CPU (onde ficam as VRMs) vai ser naturalmente mais baixo do que seria num Air.

Postado
18 minutos atrás, W46n3r disse:

Inclusive, se for usar water é até mais importante ainda os dissipadores, pois o fluxo de ar em volta da CPU (onde ficam as VRMs) vai ser naturalmente mais baixo do que seria num Air.

nunca na minha vida eu fui louco de mexer com overclock, e to surpreso quanto a essa informação, achei que um watercooler iria ajudar e muito tanto no processador tanto no vrm, porque ia desestressar o processador não é? então nesse caso eu deveria ir de water cooler ou aircooler (vou comprar os dissipadores dos vrms) e alias o que você acha desses dissipadores https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2088117751-dissipador-de-vrm-para-placa-me-ASUS-prime-b450m-gaming-br-_JM#position=4&search_layout=stack&type=item&tracking_id=a3ca026b-5099-4a11-a8a4-39826b601b9a

o que você me recomendou como fazer pra comprar ele? tem q selecionar algo diferente ou comprar em uma quantidade especifica ou já vem tudo certo pra por na placa-mãe?

Postado
Em 10/11/2023 às 23:34, W46n3r disse:

alias, você tem esses dissipadores a quanto tempo? eles já descolaram ou podem descolar?

Postado

Já os tenho instalados a uns 3 anos... não acho que vão descolar não. Acho que o aquecimento que acontece na peça deve até fortalecer a aderência.

São relativamente leves e o adesivo é bem forte. Só não recomendo ficar corrigindo a posição: coloque de primeira e dê uma boa pressionada.

Se não confia na fita, você pode tirar ela e aplicar adesivo térmico, mas não acredito que seja necessário.

Postado
2 horas atrás, W46n3r disse:

Já os tenho instalados a uns 3 anos... não acho que vão descolar não. Acho que o aquecimento que acontece na peça deve até fortalecer a aderência.

São relativamente leves e o adesivo é bem forte. Só não recomendo ficar corrigindo a posição: coloque de primeira e dê uma boa pressionada.

Se não confia na fita, você pode tirar ela e aplicar adesivo térmico, mas não acredito que seja necessário.

ta bom, obrigado!

Postado
Em 10/11/2023 às 23:34, W46n3r disse:

olha eu vou fazer uma mudança bem grande no meu pc eu decidi que vou com o Ryzen 7 5700x, já comprei os dissipadores que você me enviou, vou comprar o gabinete NZXT H511 Flow, tanto porque ele possui um airflow excelente tanto porque ele é simplesmente lindo, e dai eu tava pensando em pegar o Water Cooler DeepCool LE500, e mais 3 ventoinhas da deepcool essas aqui https://www.kabum.com.br/produto/100149/cooler-fan-deepcool-rf-120-3-unidades-120mm-RGB-preto-dp-frgb-rf120-3c , vou usar as ventoinhas de exaustor pra tirar o ar quente de dentro e o watercooler vai ficar na frente pra puxar o ar frio pra dentro, acha que isso comprometeria o circlo de ar dos vrms? acha que eu deveria usar um aircooler ao invés de water cooler?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!