Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade dispositivos rede mesh atrapalhando tráfego


Ir à solução Resolvido por edu.dnb,

Posts recomendados

Fala, rapaze. Tenho uma mesh aqui com dois roteadores e recentemente tive um aumento significativo na quantidade de dispositivos conectados à rede, fato que gerou uma lentidão no tráfego da rede. Antes de pensar em contatar o provedor pra aumentar a velocidade, gostaria de saber se mais um roteador na rede aliviaria esse fardo e melhoraria o tráfego.

Uso dois GWR1200AC da greatek (conectados via cabo entre si) e atualmente tenho por volta de 20 dispositivos conectados à rede.

Outra dúvida é se posso duplicar esse cabo pra conectar um eventual novo roteador da mesh.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, arfneto disse:

Se usa uma rede mesh e tem muito tráfego pode nem ser com a internet. Pode ser apenas trafego interno no canal de controle da rede mesh. 20 dispositivos não é muito. 

Talvez devesse ter especificado que roteadores são esses e o tipo desses 20 dispositivos

São dois GWR1200AC da greatek e os dispositivos são 4 tablets, 8 celulares, 6 notebooks e 2 TVs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sempre evite usar wifi para o que não precisa mesmo. E o mesmo vale para mesh. A unica vantagem de mesh é a transitividade transparente entre as estações. E se paga muito caro por isso.

 

Por outro lado TV são grandes consumidoras de banda e não se costuma andar pela casa com elas. Pelo contrário costumam ficar presas e estáticas então use cabo para todas. Não é esperto usar TV no wifi. Dois roteadores AC1200 provavelmente terão 300 ou 400 mbps cada em 2.4ghz, a frequência comum do rádio das TV. E o resto para o wifi a 5ghz. E tem que dividir entre todos... E o que não usar em uma frequência não acumula para outra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2023 às 10:47, A. Fraga disse:

Antes de pensar em contatar o provedor pra aumentar a velocidade, gostaria de saber se mais um roteador na rede aliviaria esse fardo e melhoraria o tráfego.

 

 

Qual velocidade você tem?

Já se certificou de que o a lentidão é devido a velocidade da internet?

Considere que talvez esse roteador não seja tão parrudo quanto você precisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, edu.dnb disse:

 

Qual velocidade você tem?

Já se certificou de que o a lentidão é devido a velocidade da internet?

Considere que talvez esse roteador não seja tão parrudo quanto você precisa

 

500 mb. O problema é que aqui é uma casa extensa e construção antiga, por isso optei por mesh. Funciona de boa, mas esse acréscimo recente de dispositivos conectados que me fez notar uma queda na velocidade. Estou até pensando em adquirir outro modelo da própria greatek (pensei no GWR2100AC), mas não queria me desfazer dos dois roteadores atuais e estou tentando descobrir se esse novo modelo consegue integrar a rede já existente. Alguma indicação pra esse caso? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
9 horas atrás, A. Fraga disse:

 

500 mb. O problema é que aqui é uma casa extensa e construção antiga, por isso optei por mesh. Funciona de boa, mas esse acréscimo recente de dispositivos conectados que me fez notar uma queda na velocidade. Estou até pensando em adquirir outro modelo da própria greatek (pensei no GWR2100AC), mas não queria me desfazer dos dois roteadores atuais e estou tentando descobrir se esse novo modelo consegue integrar a rede já existente. Alguma indicação pra esse caso? Obrigado.

 

Cara, esse roteador GWR1200AC que você usa é bem básico. Dei uma pesquisada e vi que ele tem 64mB de ram e uma CPU simples. Talvez o gargalo esteja ai. Por você estar usando os dois conectados por cabo não deveria ter gargalo, colocar mais um roteador GWR2100AC pode integrar a rede por ser da mesma marca mas o melhor é questionar o fabricante.

 

Por outro lado não indico comprar esse GWR2100AC pois está caro e existem opções nem melhores no mercado como o HUAWEI WS7000, AX2S. Esse tem  128 de ram e cpu dual core, além de ser mais barato, tem WIFI 6 e hoje em dia não vale a pena comprar roteador que não seja WIFI 6. Também existem opções melhores e mais caras do que ele da huawei e TPlink.

Mas acredito que por ser de marca diferente pode não integrar a rede Mesh com os greatek.

 

https://consumer.huawei.com/br/routers/ax2s/specs/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!