Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa rapeize, bão?

Estou querendo fazer um upgrade no meu processador para um Ryzen 7 5800x3d, atualmente tenho um Ryzen 5 3600x e está tendo muito gargalo in game. Gostaria de saber se é uma boa opção, se vai ficar bacana.

Minha configuração:

Placa de vídeo: RTX 2070 Super

Placa-mãe: B450M Steel Legends

Memória: Corsair Vengeance 2x8gb 3200mhz

Fonte: Corsair CV550w

Water cooler: Corsair H115i PRO XT Hydro Series 280mm

Postado

@sikbex , bom dia.

O Ryzen 7 5800X3D é superior ao Ryzen 5 3600X, sendo que este mais novo possui 8 núcleos / 16 threads, além de um cachê L3 de 96MB. O desempenho dele é cerca de 25% melhor que o antecessor.

O consumo máximo dele (TDP) é um pouco maior em 105W, enquanto o 3600X é de 95W.

O Corsair H115i PRO XT Hydro Series 280mm com 97 CFM está OK.

Sua placa-mãe B450M Steel Legends suporta os processadores Ryzen da linha 5000, então sem problema algum.

Os 16GB de memória RAM DDR4 3200MHz estão ok.

Sua placa de vídeo RTX 2070 Super possui um TDP de 175W e requer no mínimo uma fonte de 550W, tipo a sua fonte Corsair CV550W 80 Plus Bronze.

Eu utilizaria uma fonte de 650W nessa configuração, como a MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, sikbex disse:

Gostaria de saber se é uma boa opção, se vai ficar bacana.

É o melhor processador da linha AM4 para jogos, se equiparando com os novos processadores AM5, é a melhor opção que você tem. 

5800x3d.thumb.png.f3aeaf293cf190de14cad948c985c257.png

1 hora atrás, sikbex disse:

Fonte: Corsair CV550w

O único problema é isso aqui. Essa fonte não é adequada para "PC Gamer", ela é mais para computadores de uso casual que utilizam o vídeo integrado. Você vai precisar trocar por uma melhor.

Postado
13 minutos atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

Sua placa-mãe B450M Steel Legends suporta os processadores Ryzen da linha 5000, então sem problema algum.

Não é bem um problema, mas deficiência, a (ASRock) B450M Steel Legend - como "engana gamer" que é; tem VRM com 6 fases (4 para o Vcore) e 75 amperes, aquém do ideal para o 5800X3D - TDP 105W.

Talvez precise de colocar um cooler sobre o dissipador para evitar que esquente muito e cape o clock do CPU.

Para usar o Ryzen 5800X3D é requerido que o BIOS esteja na versão P4.30 ou melhor na mais recente, P4.60.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, sikbex disse:

Estou querendo fazer um upgrade no meu processador para um Ryzen 7 5800x3d, atualmente tenho um Ryzen 5 3600x e está tendo muito gargalo in game. Gostaria de saber se é uma boa opção, se vai ficar bacana.

De fato é o melhor processador que sua plataforma permite... dito isso, não sei de onde você tirou essa de "muito gargalo", o 3600 não é tão fraco / a 2070 não é tão potente assim para dar muita disparidade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!