Ir ao conteúdo

Dá pra usar SSD e HD juntos e usar programas nos dois?

Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Postado

Opa galera, beleza? Comprei um SSD de 256gb recentemente e estou com uma dúvida que está perturbando minha mente.

A dúvida é o seguinte, eu tenho um HD de 1tb com sistema operacional e tudo mais, funcionando tranquilamente. Eu comprei o SSD com o objetivo de botar o Windows e um jogo que eu jogava pra ficar mais rápido, só que a dúvida é essa, Eu queria clonar do HD ou até mesmo instalar novamente SOMENTE o Windows no SSD. Tipo, se eu instalar ou clonar o Windows para o SSD novo e usar ele como boot eu ainda conseguiria abrir as coisas do HD por exemplo : Programas, arquivos e tal? Meu intuito é usar os dois juntos, mas estou com medo de usar o SSD como boot e não poder usar os programas do HD porque ele está com o windows que não foi usado como boot. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!! Em questão de armazenamento tenho um conhecimento bem fraco, se essa questão for bem burra peço perdão!

Postado

@Leozz1n O ideal é que você clone o HDD para o SDD, de preferência alguma ferramenta que transfira somente o sistema operacional. É possível que se você instalar o Windows do zero no SSD, consiga abrir alguns programas instalados no outro sistema, mas definitivamente não é recomendado, pois os programas usam DLLs e registros que estão linkados a um sistema operacional específico.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

O jeito correto de fazer o que você quer fazer, é o seguinte:

1 - Faça uma instalação limpa do Windows no SSD e mantenha o seu HD intacto.

(melhor desligar o HD do sistema, para fazer a instalação do Windows sem complicações).

2 - Após o Windows estar rodando no SSD, conecte novamente o HD, e selecione a prioridade de boot, na BIOS.

3 - Inicie o sistema pelo SSD e veja se está conseguindo enxergar o seu HD com ss arquivos, a partir do Windows.

4 - Agora, veja os programas que você quer colocar no SSD e quais não quer no SSD.

5 - Pegue os instaladores dos programas que vão ficar no SSD e instale-os normalmente, no SSD.

6 - Quando estiver tudo a contento, está resolvida a primeira parte.

7 - Agora, veja os programas que você quer rodar no HD e selecione os seus instaladores.

8 - Salve-os ou copie-os do HD, para uma pasta que você deve criar do SSD. Por ex: C:\ programas.

Aqui tem uma pausa, se você preferir fazer de outra forma, conforme eu vou explicar no final.

9 - Reinicie o PC, mas pelo HD (selecione o BOOT por ele).

10 - Desinstale do HD aqueles programas que você copiou os respectivos instaladores para o SSD.

11 - Reinicie o HD e veja se está tudo OK e se os programas desinstalados não estão mais lá.

12 - Reinicie pelo SSD e e instale aqueles programas que você desinstalou do HD, mas agora instale-os partir do SSD, e escolhendo o HD como local de destino da instalação.

Por exemplo: do SSD ( C:\ ), voce vai apontar um caminho diferente para os instaladores: D:\Arquivos de Programas\Etc... (é sempre o caminho padrão do instalador, porém apontando para o HD e não para o SSD, que é C:\. Supondo que o seu HD seja o drive D:\ o caminho será: D:\Arquivos de Programas| Etc..., em vez de C:\Arquivos de Programas| Etc...

13 - Depois disso, todos os programas instalados pelo caminho citado, estarão ocupando espaço no HD e rodando a partir dele, quando você der boot pelo SSD.

Só que é bom você não tentar rodar esses programas dando boot pelo HD, senão pode danificar alguma coisa e depois não funcionar direito.

Se quiser evitar isso, é opcional fazer algumas etapas diferentes, que eu não coloquei acima, para não confundir demais.

Opção do procedimento: 

14 - Você tem a opção de eliminar o Windows e o boot do seu HD, salvando antes um backup dos arquivos  que precisar, e depois formatando o HD.

15 - Após fazer o backup, você inicia o sistema pelo SSD, exclui a partição inteira do HD e o formata.

16 - Aí você restaura o backup dos seus arquivos pessoais, em novas pastas que você vai criar no HD.

17 - E faz o procedimento normal de instalação dos programas, explicados a partir do item 12 acima,

Espero que tenha conseguido entender o procedimento.

Se tiver dúvidas, pergunte.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!