Ir ao conteúdo

Volante caseiro com Arduino Pro Micro

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em modificar o volante caseiro com Arduino Pro Micro o potenciômetro para o encoder rotativo. Existem montagens feitas com encoder incremental, só que custa mais caro e pretendo montar com o encoder mais barato. Não encontrei na pesquisa alguém montando o volante caseiro com encoder rotativo. Será que funciona? Perdi 3 potenciômetros multivoltas por serem frágeis e quebraram fácil. Se o encoder rotativo é compatível, alguém pode dar uma dica de como faço pra programar o scketch do Arduino?

• Membro VIP
Postado

Quase meio fácil amigo. Substitua a rotina que lê o pot - geralmente a analog_read() - por uma que lê o encoder. Você deve criar ou pesquisar sua existência.

Em tempo: certa feita eu fiz um encoder rotativo 1 par de sensor de papel. Fiz uma roda furada com um sensor de cada lado. O tx de um apontava pro rx do outro. Um programinha 100% original (numa época préarduína) quase simples conseguia identificar o sentido de rotação e incrementava/decrementava uma variável. Algo como...

post_encoder3a.png

O sinal '0' pode nem ser necessário. No meu nem era.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, Reinaldo_Lopes disse:

encoder funciona em portas digitais?

Sim amigo. Encoder essencialmente é digital.

Um "conceito" minimalista de como colocar ele no lugar do pot:

-uma interrupção por mudança de estado

-avalie a direção vendo qual porta acionou primeiro

-baseado nisso, incremente ou decremente a variável "analógica" a cada "step" dos pulsos

De novo.. só um minimalismo conceitual... não detalho.

Obs: seu link não rolou...

• Obrigado 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Aí sim amigo.

ec11.PNG

Como pode ver, é recomendado um filtro RC. Procure biblioteca e exemplos dele no arduíno e incorpore no seu código.

Sucessos!

• Curtir 1
Postado

@.if É necessário acoplar os switchs? Se sim, que tipo de switchs?

• Membro VIP
Postado
Em 12/07/2023 às 11:19, Reinaldo_Lopes disse:

acoplar os switchs? Se sim, que tipo de switchs?

Amigo aquelas chaves (switchs) são a representação interna do encoder, portanto não há necessidade de acoplar. E o capacitor/resistor é recomendação e não necessariamente uma necessidade.

Postado

@.if Eu confundi o esquema. Este esquema trabalha com portas analógicas ou digitais? O ground é o positivo ou terra?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!