Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde! Me tirem uma dúvida, se possível. É normal esse meu processador estar chegando a quase 120w apenas com o turbo boost ativo, sem nenhum outro tipo de alteração? Vi no site da fabricante que ele tem um tdp de 95w, mas não entendo muito se isso seria no clock base ou com o boost também. Teria relação também com a tensão que a placa-mãe está passando para o processador? Quero tirar essa dúvida pois tenhos dois colegas com o mesmo processador e placa-mãe e ambos não chegam nem perto de bater 95w no clock boost. Bom tirar a dúvida também para que em um futuro breve o processador não venha a queimar. Se for o caso, deixo ele no clock base mesmo. Sei que vai capar o desempenho, mas será o melhor a se fazer. 

Espec:

I5 9600K

B360M PLUS ASUS TUF GAMING/BR

AIR COOLER NOX HUMMER H224 ARGB - 4 HEATPIPES

2X8GB 2666mhz

GTX 1660 SUPER ASUS TUF3

Meu gabinete é um Redragon Wheel Jack. Tem boa refrigeração. Possuí 6 fans da AIGO modelo AR12 PRO. Já fiz troca da pasta térmica para uma snowdog 12,8w/m.k e atualização de BIOS e nada mudou. Se puderem me ajudar com isso, agradeceria muito. 

image.png

Postado

Qual alteração fez exatamente? o Turbo Boost costuma vir como padrão e o boost em um único núcleo acontece conforme houver necessidade.

Tenho esse mesmo processador e não me recordo de ver ele ultrapassando o TDP mesmo quando fiz overclock básico. Inclusive testarei quando estiver em casa mais tarde.

Postado
1 hora atrás, Robert Fragoso disse:

Meu gabinete é um Redragon Wheel Jack. Tem boa refrigeração. Possuí 6 fans da AIGO modelo AR12 PRO. Já fiz troca da pasta térmica para uma snowdog 12,8w/m.k e atualização de BIOS e nada mudou. Se puderem me ajudar com isso, agradeceria muito. 

Essas coisas que citaste influenciam na temperatura do processador, não na carga elétrica utilizada. 

Segundo a própria Intel, "a potência de design térmico (TDP) representa o consumo médio de energia, em watts, dissipada pelo processador quando o mesmo funciona em uma Frequência de base com todos os núcleos ativos de acordo com uma carga de trabalho de alta complexidade". Então, entre processadores diferentes do mesmo modelo, podem sim haver variação de consumo elétrico. Inclusive, isto é um dos itens que explica a diferença de capacidade de overclock entre processadores do mesmo modelo. 

Claro, o consumo apresentado pelo seu processador está muito acima. Acho mais fácil um erro de leitura do sensor por parte do software, principalmente considerando que a temperatura se elevaria mais com tal consumo elétrico. 

Postado
30 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

Qual alteração fez exatamente? o Turbo Boost costuma vir como padrão e o boost em um único núcleo acontece conforme houver necessidade.

Tenho esse mesmo processador e não me recordo de ver ele ultrapassando o TDP mesmo quando fiz overclock básico. Inclusive testarei quando estiver em casa mais tarde.

@Kleber Peters Nenhuma alteração, como mencionado no post. Apenas ativei o turbo boost na BIOS. Viu algo de errado na imagem que anexei, além do tdp elevado? 

Postado
1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Essas coisas que citaste influenciam na temperatura do processador, não na carga elétrica utilizada. 

Segundo a própria Intel, "a potência de design térmico (TDP) representa o consumo médio de energia, em watts, dissipada pelo processador quando o mesmo funciona em uma Frequência de base com todos os núcleos ativos de acordo com uma carga de trabalho de alta complexidade". Então, entre processadores diferentes do mesmo modelo, podem sim haver variação de consumo elétrico. Inclusive, isto é um dos itens que explica a diferença de capacidade de overclock entre processadores do mesmo modelo. 

Claro, o consumo apresentado pelo seu processador está muito acima. Acho mais fácil um erro de leitura do sensor por parte do software, principalmente considerando que a temperatura se elevaria mais com tal consumo elétrico. 

@Kleber Peters Pode até ser erro de leitura, mas acho pouco provável, pois já testei com outros programas de monitoramento de temperatura e a diferença é mínima na leitura final. Coisa de 4-5°c de diferença. Já me disseram em outro local para fazer undervolt, visto que a tensão de 1.5v do vcore está bem alta. O que me diz? 

26 minutos atrás, Alexandre Regelmeier disse:

Estranho ficam essas temperaturas do TMPIN acima de 100C e sem variações, me parece algum erro de leitura.

@Alexandre Regelmeier Nesse caso, já me falaram que é por conta que a placa-mãe em questão não tem esses sensores, aí fica assim mesmo. Mas em relação ao tdp, é isso mesmo. Já fiz testes com outros aplicativos de monitoramento e dá no mesmo. Na foto, foi um simples teste no CPU-Z, mas se eu coloco algum render no Cinebench, chega a 130w fácil. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!