Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de pc - recomendação de peças


Posts recomendados

Salve galera!! 

Tudo bem?

 

Eu não entendo muito de PC mas acredito que esteja precisando de um upgrade aqui.

 

Meu PC roda tudo que eu jogo: Age of Mythology (esse eu faço stream), Elden Ring, Diablo 4 e Assassin's Creed Odyssey.

Esses jogos mais pesados eu não jogo no ultra e nem nada do tipo, também não faço questão pois não ligo pra gráficos.. O único que da umas travadas é o AC Odyssey, o resto roda tranquilo.

 

Acontece que quando estou gravando a tela pelo StreamLabs e jogando Age of Mythology, o jogo fica com umas travadas complicadas no jogo... Durante a stream é tranquilo, o problema é quando to gravando a tela mesmo. Isso começou recentemente, mas não mudei e nem instalei nada no PC para poder "justificar" essas travadas.

 

Enfim, preciso de ajuda pra saber qual seria o upgrade mais recomendado aqui no PC. Apesar de não saber o que pode ter dado inicio a essas travadas, eu não quero elas acontecendo rs... Acho que o jogo + captura de tela do streamlabs esteja pesando demais pro velhinho aqui aguentar.

 

Minha setup atual:

- Processador Intel Core i3-9100F

- Placa-mãe ASUS Prime H310M-E/BR DDR4, 2 Slots de memória

- RAM 2x8GB T-Force Vulcan 2666MHz DDR4

- NVIDIA GeForce GTX 1650

- SSD 120GB

- HD Externo 1TB

- Fonte Aerocool KCAS 500w - 80Plus bronze e PFC ativo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lug013 cara se você for fazer um upgrade, começa com processador.

 

Pra ter certeza, baixa o MSI Afterburner e habilita as funções de monitoramento. Vê como fica o uso de ram, vram da placa de Vídeo, processador.... Ai você vai ter uma boa base pra ver o que tá causando os travamentos.

 

Eu desconfio forte do seu processador, recomendaria substituí-lo por um i5 ou i7 da mesma geração, ou se for possível, tenta pegar algo da 11° geração pra frente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lug013 Bom, sua stream está limitada ao desempenho do CPU, mesmo que use o NVenc como codificação o CPU é bem fraquinho para os dias atuais.

O upgrade vai depender do seu orçamento, eu diria para trocar de plataforma no geral, algo como AM4 ou LGA 1700 no mínimo.

43 minutos atrás, Raul Corrales disse:

tenta pegar algo da 11° geração pra frente.

11° geração já morreu, não compensa comprar isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se quer fazer um upgrade, comesse trocando o kit placa-mãe e processador.. recomendaria partir para AMD, pois você parece ser o tipo de usuário que vai aproveitar da vantagem do soquete AM4 ser muito versátil e permitirá a você que mantenha a placa-mãe e substitua apenas processador no futuro.

 

Indico:

 

CPU: Ryzen 5 5600

 

Placa-mãe: Gigabyte B550M DS3H

 

Poderá manter o restante do sua PC, mas recomendo que futuramente invista em memórias 3200Mhz e um fonte melhor como a XPG Pylon 650W.

 

Espero ajudar,

Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu PC é de entrada e com equilíbrio entre as peças, ou seja, todas as peças são de entrada e de nível básico.
Upgrade não é recomendável, pois nada do que fizer fará com que o PC fique "bom", você apenas estará jogando rios de dinheiro no lixo.


Um dos motivos para isso é a simplicidade da placa-mãe, que possui um VRM extremamente básico de 3+1 fases e não conta com dissipador. O melhor processador que ela aceitaria sem dores de cabeça é o i5 8400, que apesar de ainda ser bom, é um processador de 6 núcleos e 6 threads, defasado em relação aos novos modelos da Intel e AMD.

Seu processador atual é 4 núcleos e 4 threads, o que pode ser o causador dos seus problemas relatados. É apenas uma suspeita minha e dos outros que postaram acima, não posso afirmar. Só por comparação, processadores básicos atuais contam com 6 núcleos e 12 threads.

Uma segunda razão do porquê não compensa um upgrade é que processadores compatíveis para sua placa-mãe, que são os Intel de 8ª e 9ª geração, não se encontram mais nas grandes lojas especializadas e estão muito caros em marketplaces, China e usados, tão caros quanto modelos novos da Intel e AMD. 

Um terceiro ponto é que sua fonte não é das melhores, reprovada no teste do teclab.

 

Compensa você vender o PC e começar um novo, ou então vender o kit de processador, placa-mãe e memórias e comprar um kit atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos toques, pessoal!!

 

Vou juntar uns 2k pra dar um upgrade na placa mao e no processador e, logo em seguida, melhorar a memória.

 

Fiz os testes aqui com o MSI e a placa de vídeo com os jogos mais pesados que costumo usar fica sempre entre 80 e 90%... o processador fica entre 95 e 100%, então acredito que a prioridade deva ser esse mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion @guilherme_dr

 

Salve galera, beleza?

 

Vale a pena pegar um Ryzen 7 5700X ou compensa mais pegar Ryzen 5 5600?

A placa-mãe seria a Gigabyte B550M DS3H e uma fonte melhor.

 

Pergunto porque no momento eu não trocaria a memória e a placa de vídeo, então talvez o Ryzen 7 seja meio overkill pro resto da setup. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Lug013 disse:

@Crixus Champion @guilherme_dr

 

Salve galera, beleza?

 

Vale a pena pegar um Ryzen 7 5700X ou compensa mais pegar Ryzen 5 5600?

A placa-mãe seria a Gigabyte B550M DS3H e uma fonte melhor.

 

Pergunto porque no momento eu não trocaria a memória e a placa de vídeo, então talvez o Ryzen 7 seja meio overkill pro resto da setup. 

 

 

 

Ambos tem desempenho similar de modo geral em jogos, é claro que o 5700X vai lhe entregar mais de desempenho e vai dar uma pequena longevidade a mais, mas no seu lugar, iria no mais barato mesmo, já que não é discrepante essa diferença entre os dois CPUs.

 

Na verdade, no seu lugar, utilizaria a diferença do preço entre eles (se pode gastar isso) para quem sabe já comprar uma placa-mãe mais completa, como a Gigabyte B550M Aorus Elite ou quem sabe uma ASUS TUF Gaming B550M-Plus, outra possibilidade é ir com o R5 5600 e usar a grana da diferença já em memórias 3200Mhz, indico as Kingston Fury Beast 16GB (2x8GB) 3200MHz.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto irá custar cada peça? Deve saber que no Aliexpress o Ryzen 5 5600 custa 500 reais, e o Ryzen 7 5700x está pouco mais de 700 reais. Mas como o governo passará a taxar tudo já no próximo mês, pode ser que venha alguma surpresa inesperada quando chegar no Brasil.
No site Pelando você pode conferir todas ofertas atuais e passadas digitando o nome da peça desejada. 

A diferença de preço no Brasil nesse momento é de 300 reis do 5600 para o 5700x. O 5700x é um produto que vem sem cooler, e um air cooler decente custa cerca de 150 reais.
Em jogos entregam a mesma performance basicamente. Em multiplas tarefas o 5700x se sairá melhor, mas nada que 5600 também não consiga fazer. Eu fico em cima do muro.

 

Aqui tem um review do 5700x do conceituado Techporwerup, e na lista entre os processadores testados também está o 5600. LINK

 

Placas B550 não estão nada baratas, quase milão um modelo decente. As B450 também suportam ambos processadores se estiverem com BIOS atualizada, porém as B450 não contam com PCIE 4.0. 





 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Salve galera!!

 

Vou dar o upgrade no PC, mas fiquei com algumas dúvidas...

 

Vou pegar o processador AMD R5 5600

 

Sobre a placa-mãe, qual a diferença entre essas duas? Muda alguma coisa na performance?

B550M Aorus

Gigabyte B550M K

 

Eu já tenho de RAM o set de 2x8GB T-Force Vulcan 2666MHz DDR4, se eu incluir o set Kingston 2x8GB 3200 a performance muda muito? Tem alguma vantagem em utilizar as 4 memórias juntas?

 

Por enquanto vou manter a GPU NVIDIA GeForce GTX 1650, mas qual seria a ideal para "casar" com o resto do setup em uma troca futura?

 

Qual fonte vocês recomendam?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 horas atrás, Lug013 disse:

Salve galera!!

 

Vou dar o upgrade no PC, mas fiquei com algumas dúvidas...

 

Vou pegar o processador AMD R5 5600

 

Sobre a placa-mãe, qual a diferença entre essas duas? Muda alguma coisa na performance?

B550M Aorus

Gigabyte B550M K

 

Eu já tenho de RAM o set de 2x8GB T-Force Vulcan 2666MHz DDR4, se eu incluir o set Kingston 2x8GB 3200 a performance muda muito? Tem alguma vantagem em utilizar as 4 memórias juntas?

 

Por enquanto vou manter a GPU NVIDIA GeForce GTX 1650, mas qual seria a ideal para "casar" com o resto do setup em uma troca futura?

 

Qual fonte vocês recomendam?

 

Sobre a placa-mãe, o que muda nelas são as opções de conexões e a construção, a versão Aorus Elite é mais parruda, com VRM melhor e com melhor refrigeração, por possuir dissipadores, no sue lugar, não iria nessa B550M K, se não consegue pegar a Aorus, compre a Gigabyte B550M DS3H AC que é melhor então.

 

Sobre as memórias, não recomendo que utilize 4 pentes juntos, sendo 2 de 2666Mhz e 2 de 3200Mhz, isso porque todos serão regulados na menor frequência que é 2666Mhz, na verdade o que seria o mais recomendável seria substituir seus pentes atuais por dois novos de 3200Mhz, pois sim, há um salto em desempenho de 2666Mhz para 3200Mhz, mas não trataria como algo prioritário, por exemplo, se quiser manter esses pentes para investir em uma placa-mãe melhor, é mais vantajoso.

 

Quanto a placa de vídeo para substituir mais tarde, dependerá do seu orçamento, mas deixa duas opções: RX 6600 Challenger D 8GB  ou se conseguir a RX 6750 XT MECH 12GB que será um salto enorme em relação a sua atual placa.

 

E por fim, fonte, vai com a NZXT C Series 650W, ótima fonte e ótimo preço.. já pensando no upgrade futuro de placa de vídeo, estará bem servido!

 

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2023 às 19:07, guilherme_dr disse:

 

Sobre a placa-mãe, o que muda nelas são as opções de conexões e a construção, a versão Aorus Elite é mais parruda, com VRM melhor e com melhor refrigeração, por possuir dissipadores, no sue lugar, não iria nessa B550M K, se não consegue pegar a Aorus, compre a Gigabyte B550M DS3H AC que é melhor então.

 

Sobre as memórias, não recomendo que utilize 4 pentes juntos, sendo 2 de 2666Mhz e 2 de 3200Mhz, isso porque todos serão regulados na menor frequência que é 2666Mhz, na verdade o que seria o mais recomendável seria substituir seus pentes atuais por dois novos de 3200Mhz, pois sim, há um salto em desempenho de 2666Mhz para 3200Mhz, mas não trataria como algo prioritário, por exemplo, se quiser manter esses pentes para investir em uma placa-mãe melhor, é mais vantajoso.

 

Quanto a placa de vídeo para substituir mais tarde, dependerá do seu orçamento, mas deixa duas opções: RX 6600 Challenger D 8GB  ou se conseguir a RX 6750 XT MECH 12GB que será um salto enorme em relação a sua atual placa.

 

E por fim, fonte, vai com a NZXT C Series 650W, ótima fonte e ótimo preço.. já pensando no upgrade futuro de placa de vídeo, estará bem servido!

 

Abraços!

Guilherme, valeu demais!!!

 

Cara, se puder, por favor, dar mais uma forcinha aqui rs

 

Eu fui comprar as peças e, realmente, fonte boa é muito cara kkkk

 

Vou deixar RAM e GPU pra depois, no momento vou apenas de MB, processador e fonte.

 

Tava fazendo os orçamentos aqui e vi algumas coisas...

Tem bastante diferença entre as placas B550 e A520 e entre os processadores 5600, 5600g e 5600x na questão de performance?

 

Tipo, eu só uso o pc pra jogo e, praticamente, só jogo RTS (AoM, AoE4, SC2, etc) e Elden ring e aqui roda tudo, só fica meio travado quando to gravando a tela ou coisa do tipo.

 

Digo isso porque, se a placa A520 for Ok, a diferença acaba ajudando a colocar uma fonte legal no orçamento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Lug013 Certo,

 

Primeiramente, sobre placa-mãe.. você vai rodar um Ryzen 5 5600 em uma A520 sem problemas, mas no seu lugar, já que está adquirindo esse item novo, já investiria em algo melhor, pois a A520 é uma placa com construção mais simples, digamos para resumir a obra que é mais de entrada, enquanto a B550 tem mais suporte a processadores mais fortes, ou seja, em um futuro, você com certeza vai precisar substituir a placa-mãe novamente caso vá de A520 e pretenda adquirir um AM4 melhor, mas se já estiver com a B550, vai conseguir colocar qualquer processador AM4 sem problemas, como o 5800X3D por exemplo, evitando o gasto em uma nova placa-mãe outra vez.

 

Aí é uma análise sua é claro, como eu disse, particularmente prefiro já investir em uma placa-mãe melhor e que me atenda por mais tempo, inclusive na troca por um CPU melhor, as vezes o economizar sai caro mais para frente.

 

E sobre o processador, dentre o 5600, 5600G e 5600X, a melhor opção é a versão sem o X ou G, pois além de mais barato, não perde quase nada em desempenho para as outras versões dele, as diferenças são que a versão G acompanha uma placa gráfica integrada, caso você não tenha uma placa de vídeo, usaria a placa integrada do processador (não é o seu caso) e a versão com X teoricamente é para ser a versão com mais desempenho, mas na prática o ganho é pequeno e não vale a diferença de preço, compensando buscar o Ryzen 7 5700X no lugar do R5 5600X, aí sim compensa o investimento em relação ao ganho de desempenho a mais.

 

Sobre a fonte, você não precisa gastar mais do que a NZXT que recomendei anteriormente ou uma MSI MAG A650BN, para sua configuração é mais do que o suficiente, na verdade como vai manter sua GPU atual, uma MANCER THUNDER 500W já atende, mas novamente é a questão de economizar hoje para daqui a pouco trocar de placa de vídeo e precisar substituir a fonte também, portanto a melhor opção é uma fonte de 650W para já se garantir no futuro.

 

Abraços.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/09/2023 às 16:03, guilherme_dr disse:

@Lug013 Certo,

 

Primeiramente, sobre placa-mãe.. você vai rodar um Ryzen 5 5600 em uma A520 sem problemas, mas no seu lugar, já que está adquirindo esse item novo, já investiria em algo melhor, pois a A520 é uma placa com construção mais simples, digamos para resumir a obra que é mais de entrada, enquanto a B550 tem mais suporte a processadores mais fortes, ou seja, em um futuro, você com certeza vai precisar substituir a placa-mãe novamente caso vá de A520 e pretenda adquirir um AM4 melhor, mas se já estiver com a B550, vai conseguir colocar qualquer processador AM4 sem problemas, como o 5800X3D por exemplo, evitando o gasto em uma nova placa-mãe outra vez.

 

Aí é uma análise sua é claro, como eu disse, particularmente prefiro já investir em uma placa-mãe melhor e que me atenda por mais tempo, inclusive na troca por um CPU melhor, as vezes o economizar sai caro mais para frente.

 

E sobre o processador, dentre o 5600, 5600G e 5600X, a melhor opção é a versão sem o X ou G, pois além de mais barato, não perde quase nada em desempenho para as outras versões dele, as diferenças são que a versão G acompanha uma placa gráfica integrada, caso você não tenha uma placa de vídeo, usaria a placa integrada do processador (não é o seu caso) e a versão com X teoricamente é para ser a versão com mais desempenho, mas na prática o ganho é pequeno e não vale a diferença de preço, compensando buscar o Ryzen 7 5700X no lugar do R5 5600X, aí sim compensa o investimento em relação ao ganho de desempenho a mais.

 

Sobre a fonte, você não precisa gastar mais do que a NZXT que recomendei anteriormente ou uma MSI MAG A650BN, para sua configuração é mais do que o suficiente, na verdade como vai manter sua GPU atual, uma MANCER THUNDER 500W já atende, mas novamente é a questão de economizar hoje para daqui a pouco trocar de placa de vídeo e precisar substituir a fonte também, portanto a melhor opção é uma fonte de 650W para já se garantir no futuro.

 

Abraços.

Valeu, Guilherme!!

 

Obrigado pela ajuda!

 

Peguei o R5 5600 e consegui uma Tuf A520M com um amigo aqui. Em breve troco a fonte pra uma melhor e beeeeem futuramente dou um jeito na placa de vídeo. 

 

Conversei com o técnico aqui, ele vai ficar com meu pc 2 dias pra fazer limpeza e troca das peças. Como vai ser a primeira vez q vou deixar meu pc na assistência, existe algum protocolo de segurança q devo fazer? Eu não conheço o cara, foi indicação de um pessoal aqui do condomínio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!