Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como trocar a pasta térmica da placa de vídeo?


Ir à solução Resolvido por Entusiasta da Elétrica,

Posts recomendados

Bom dia, eu queria trocar a pasta térmica da GTX 650 já que de vez em quando fica reiniciando sozinho e poderia talvez ser esse o motivo, já que o antigo dono dela ficava jogando e jogando nela se não me engano ele até tem um canal "mashvoid" e comprei dele está placa e ele até falou sobre limpar ela então pode ser que tenha que fazer isso, além de estar com poeira na ventoinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@xKira7 Tem que desmontar a GPU, e só assim vai ter acesso aos dissipadores, porém, eu aconselho que não faça caso não tenha o mínimo de experiência com eletrônica e manutenção em computadores, pois, você pode danificar sua GPU. Então, assista diversos vídeos no Youtube de pessoas fazendo esse tipo de manutenção para poder ter uma noção melhor.

 

Obs: Tenha cuidado, e caso não se sinta seguro em fazer esse tipo de manutenção procure um tech experiente para evitar problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Entusiasta da Elétrica disse:

@xKira7 Tem que desmontar a GPU, e só assim vai ter acesso aos dissipadores, porém, eu aconselho que não faça caso não tenha o mínimo de experiência com eletrônica e manutenção em computadores, pois, você pode danificar sua GPU. Então, assista diversos vídeos no Youtube de pessoas fazendo esse tipo de manutenção para poder ter uma noção melhor.

 

Obs: Tenha cuidado, e caso não se sinta seguro em fazer esse tipo de manutenção procure um tech experiente para evitar problemas. 

Eu tentei fazer isso por causa que não parecia mais dar vídeo e a ventoinha não girava, mesmo após o processo continuou do mesmo jeito. Não sei se vale a pena consertar já que aqui na minha cidade cobram caro só para ver o computador então talvez eu venda essa placa de vídeo num preço baixo só para conseguir algum dinheiro e junto com o que eu tenho tento comprar uma RX 550

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito mais acima trocar a pasta térmica da GPU não é um bicho de 7 cabeças, mas você precisa ter atenção e cuidado durante o processo para não danificar nenhum componente. Mas o que quero comentar é que, com base no que você relata de ser uma placa que você pegou já muito usada, a limpeza (somente) não deve resolver em casos como este não. O melhor a fazer é levar a placa numa boa assistência e pedir para fazerem um checkup completo dela. Pois eletrônico desgasta, seja usando pouco ou usando muito. Quanto mais usada for, mais desgaste tem. É natural. E vou dizer uma outra coisa, com todo respeito aos que pensam diferente, Eu nunca tive problema de equipamento meu reiniciando ou parando de funcionar do nada por causa de sujeira demasiada ou por causa de pasta térmica "velha". Há sim perda de performance notável, mas parar de vez... nunca passei por isso. Para se ter uma ideia tenho uma GPU Nvidia GT-210 que nunca troquei a pasta térmica, Está uns bons anos comigo e roda de boa. Mesmo, originalmente tendo apenas dissipação passiva (sem ventilador no dissipador) nunca foi de ser cabeça quente. Atualmente eu adaptei uma ventoinha de processador nela e tem funcionando ainda melhor, na máquina onde está. Recentemente eu troquei o gabinete da máquina que uso essa placa e neste caso eu troquei a pasta térmica do processador (que fazia uns anos que havia trocado) já que fiz uma boa limpeza nas peças pra por no gabinete novo. E por aqui, como diz o narrador esportivo Téo José: "Segue o fluxo!"

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xKira7 Entendi, é nesse caso pode ser um problema mais sério, como por exemplo curto-circuito ou algum banco de memória danificado.

@lieggio O que pode acontecer é o chip fritar por excesso de temperatura, mas as GPUs tem sistemas de segurança que impendem esse tipo de situação, então, vou descartar essa possibilidade por enquanto. E no caso dele acho que vai ser curto-circuito ou algum banco de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Entusiasta da Elétrica disse:

@xKira7 Entendi, é nesse caso pode ser um problema mais sério, como por exemplo curto-circuito ou algum banco de memória danificado.

@lieggio O que pode acontecer é o chip fritar por excesso de temperatura, mas as GPUs tem sistemas de segurança que impendem esse tipo de situação, então, vou descartar essa possibilidade por enquanto. E no caso dele acho que vai ser curto-circuito ou algum banco de memória.

e o que poderia ser feito? teria de levar na assistência mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xKira7 exatamente. Pois poderão fazer uma análise mais profunda e ver qual o real defeito e se compensa conserto. Reparo sempre tem como ser feito, o que pega é peça de reposição. O que acaba algumas vezes, dependendo do equipamento, inviabilizando o conserto.
 

Não tem muito o que fazer nestes casos.

No meu caso mesmo, tenho uma RX 550 4Gb, que já sei que não presta. Pois, canso se der isso aqui nesses fóruns. De fato eu acho que ela não está com o funcionamento da forma que eu gostaria, então vou passá-la pra frente e ver uma das indicações que já me deram aqui no fórum. No caso uma N-vidia. Estava pensando em levar minha RX numa assistência para verem se isso mesmo ou se essa placa é que não está mais na sua melhor forma. Mas nem vou perder tempo com isso. Ela funciona legal, mas não está me atendendo como gostaria. Então vou por em um PC que estou vendendo e que vá fazer a alegria de outro. Penso que, pra quem não tem como gastar muito, a RX quebra um galho. 

Então, no seu caso como tens uma GTX da N-vidia, leve-a na assistência pra ver o que é e se compensa conserto.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lieggio disse:

@xKira7 exatamente. Pois poderão fazer uma análise mais profunda e ver qual o real defeito e se compensa conserto. Reparo sempre tem como ser feito, o que pega é peça de reposição. O que acaba algumas vezes, dependendo do equipamento, inviabilizando o conserto.
 

Não tem muito o que fazer nestes casos.

No meu caso mesmo, tenho uma RX 550 4Gb, que já sei que não presta. Pois, canso se der isso aqui nesses fóruns. De fato eu acho que ela não está com o funcionamento da forma que eu gostaria, então vou passá-la pra frente e ver uma das indicações que já me deram aqui no fórum. No caso uma N-vidia. Estava pensando em levar minha RX numa assistência para verem se isso mesmo ou se essa placa é que não está mais na sua melhor forma. Mas nem vou perder tempo com isso. Ela funciona legal, mas não está me atendendo como gostaria. Então vou por em um PC que estou vendendo e que vá fazer a alegria de outro. Penso que, pra quem não tem como gastar muito, a RX quebra um galho. 

Então, no seu caso como tens uma GTX da N-vidia, leve-a na assistência pra ver o que é e se compensa conserto.

Obrigado pela sugestão, vou tentar fazer isso só que fico com pé atrás porque a GTX 650 já comprei por um valor meio alto pra uma placa dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xKira7 Pois... te entendo. Veja que, quando disse que paguei 500 reais na minha RX 550 4Gb da Saphire me puseram "no paredão" de fuzilamento. Porque das vezes que vim em fóruns tirar dúvidas o que mais recebi como resposta foi que essa placa não presta, De certo deve não prestar mesmo. Afinal vivemos em um país onde o que não é, acaba sendo. Se é que me entendem. Então, com base nisso, como te disse, por ser Nvidia vale a ida na assistência. Ah e exija um laudo (uma explicação) do porque do possível causador de problemas. Visto que sem desmontar a placa de fato não dá pra ter a exatidão do problema. O que as assistências sérias fazem ao realizar o orçamento é indicar o tipo de reparo (reparo em placa, solda GBA, troca de componente) embasado nos sintomas apresentados e numa análise visual. Geralmente, para poderem olhar mais "profundamente", tem assistência que irá lhe sugerir começar por uma limpeza completa do equipamento. Assim mexerão nela e irão testar pra ver se somente a limpeza resolveu. Assim, também, vão poder indicar de uma forma melhor o que mais pode ser feito na tentativa de reparo. E se realmente compensa o reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!