Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal beleza

Sou novo aqui, se tiver no tópico errado, me perdoem. 

Bom vamos la, estou com um problema chato que até tentei achar aqui nos posts pra ver se encontrava a solução, porém não achei nada.
Estou tendo stuttering em jogos "pesados" porém em teoria era pra rodar liso ja que a configuração do meu pc suportaria, o engraçado é que mesmo no low ele trava

Trava em diablo, baldurs gate 3 e hogwarts legacy 

Por mais que hogwarts seja bem mal otimizado, os stuttering são bem estranhos, ele cai o frame pra 1  por alguns segundos e volta ao normal...

Ja tentei atualizar driver, fazer instalação limpa, atualizar todos os drivers de hci da SSD, e tudo normal, SSD M.2 normal e tudo mais.

ja procurei diversos videos, ja tentei alterar um arquivo da xboxgamebar e também não deu certo, além de desativar modo jogo e outras soluções.

Espero que com essas informações bem explicadas possa direcionar a alguma solução bem especifica neste caso

Detalhe: PC novo, não faço overclock no processador nem na memória. 

Minha configuração:
B550 Aorus Elite m
Ryzen 5600 
Placa RTX 3060 ti Galaxy
16 gb de memória Asgard Valkyrie 3200mhz
Fonte coolerMaster 550W

Se precisar de mais alguma informação estou a disposição!! 
Grato desde ja!!

Postado
2 minutos atrás, faelrox disse:

vou tentar colocar outra fonte pra ver, mas se for isso, realmente ,bem complicado, porém vou pedir garantia. 

Se estiver dentro dos 7 dias após recebimento pode pedir arrependimento de compra e escolher outro item.  

Monitore as temperaturas e traga pra nós esses dados, quando ocorre os stuttering CPU e GPU estão a quantos Cº? isso é relevante..   

Para o calibre da 3060ti deveria ter escolhido fonte 650w e se possível Gold.

Postado

Hogwards é problemático mesmo.. não sei se já corrigiram.. agora leve em conta que 16GB nesses jogos podem ser pouco .. dependendo do que roda aberto quando voce executa.. Diablo IV e Hogwards chegam perto dos 14-15 GB na minha maquina.. e é quase no limite.. quando chega nessa quantidade de memória o PC começa a fazer muita paginação.. o que pode causar os stuttering 

Postado

@Alex Weiss pior que ja ativei o XMP pra ver e assim que não deu eu desabilitei novamente

Sobre o diablo, eu jogo o 3 kkk e mesmo assim da o problema

Posso voltar com as prints aqui depois, mas te antecipo que os a usagem e temperatura estão normais. fonte chega a 80°c usando 80 a 90% e cpu usando 40 a 50 % chega a 50 C°

Sobre a fonte ja passou os 7 dias, eu tenho outro setup com configuração parecida com a mesma fonte e não da problema, isso que é estranho

Detalhe esses stuttering é quase uma congelada mano, parece que o jogo literalmente trava, ele não laga, ele congela alguns pequenos segundos, é isso que é mais engraçado. 

Postado
1 hora atrás, faelrox disse:

Será? vou tentar colocar outra fonte pra ver, mas se for isso, realmente ,bem complicado, porém vou pedir garantia.

Sim, pode ser a causadora, mas sempre tem um porém. Precisamos descartar todos os outros possíveis problemas, como temperatura, consumo de ram/vram, uso do processador e etc. Então, você precisa fazer um relatório do problema mas de forma prática, e só ai caso esteja tudo certo partiremos para troca de peças.

@faelrox Você vai precisar fazer testes antes do vencimento legal para devolução em caso de arrependimento, e que é de no máximo 7 dias, então, seja rápido. Depois de todos os testes serem feitos, e se por caso eles apontarem a fonte vou recomendar a MSI MAG A650BN, e essa vai funcionar perfeitamente. 

Postado

@faelrox cara, 550W pra essa VGA Ti e esse processador, acho pouco viu, eu falo isso porque atendi um cliente com 3070it com fonte 600, e eu tinha recomendado pelo menos 650W ou 750W, porque ele usa 5800x, não me ouviu... 2 mese depois placa-mãe fritou, por conta da fonte, e engraçado que ele também tinha travamento. Então não é coincidência.

pega uma 650W ai pelo menos pra evitar dor de cabeça.
Hogwarts era mal otimizado mesmo, até na 4080 dá drop de fps do nada, diablo 4 também tá desse jeito, dependendo da cidade, de 300 vai pra 100 fps, as vezes começa a cair fps 60, 30 até zerar e fecha o jogo. Agora nos outros jogos que você falou nunca tive problema.

instala HWmonitor e abre os jogos depois pra ele captar minimo e max de temperatura de tudo que tá rodando.

processador muito quente também dá shuterring. eu uso 5800x3d e com air cooler da noctua não passa dos 80. Quando tava com WC, tinha drop de 1 segundo do nada, mas processador batia 99.

Postado
41 minutos atrás, faelrox disse:

Ta bem ruim a imagem, mas olha, acho estranho esse uso da CPU, sei la 

WhatsApp Image 2023-08-09 at 19.41.01.jpeg

100% as vezes é normal, mas se ficar 100% o tempo inteiro, pode ser problema na CPU, seria bom você levar em uma assistência pra ver se esse cooler tá conseguindo segurar ele bem ou se o processador veio com algum defeito.

Porque se ele esquenta demais, ele força mais, e claro, vai dar shuttering. ou desliga o computador dependendo da configuração da placa-mãe.

Se ele fica 100% de uso mas com temperatura em 60, 70 graus, não tem problema, a questão é ele não travar, entende?

Tem app que usa 100% do tempo do procesasdor e não trava, o shuttering geralmente é processador bichado, ou fonte que não segura o rojão, ou cooler que não deixa o processador frio, por causa da oscilação de temperatura, ele dá os freeze de 1 segundo e etc.

Postado

entendi, sera mesmo que o meu processador veio zoado? acho difícil ser a fonte mano...

Mas o processador é *****, se for mesmo F

Postado

@faelrox A chance de ser fonte é maior, porque esse processador puxa energia, a série 3060ti é beberrona de pico de energia também.
Mas tecnicamente era pra rodar bem liso. pelo menos 60fps a maioria dos jogos ai sem gargalo de nada, agora se dá shuttering direto, pode ser o processador.
eu já peguei 2 i9 que dava shuttering direto e era pau de processador, nesses 20 anos que trabalho com informática, nunca peguei nada, o dia que peguei i9 novo, veio 2 seguidos bichados de duas geração diferente, ai migrei pra Ryzen pelo custo-benefício e to até hj, e nunca mais tive problema.
uso o 7 5800x3D, é forte, puxa muita energia, e por isso que uso uma 850W gold pra tancar ele e  a 4080.

OBS: Lembrando que não estou dizendo que a Fonte não aguenta. seu kit deve consumiar no máximo 380W, uma fonte de 550W segura tranquilamente, mas SE a fonte estiver com defeito, dá shuterring também. Caso a fonte estiver normal, a chance do processador ter vindo bichado é grande.

Postado

@bob_lino então, esses stutreings acontecem direto, acontece pequenos flicks (travadinhas quase imperceptíveis) nos jogos mais leves, nos outros tem freeze mesmo, e mais estranho o processador não usar nem 50% sei que você disse que é normal, mas sei la... ainda acho meio esquisito. porque eu rodo esses games no full.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!