Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como acessar pen-drive no Linux Mint 21?


Rhaniery
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Prezados, tudo bem? Eu estou tendo problema para acessar o pen-drive no Mint 21, pois ao conectar ele monta partição: /media/usuario/pastageraldopendrive. Eu acesso, mas não permite gravar nada nele. Abre em leitura, mas não passa arquivo para SSD (mídia) e pen-drive ou vice-versa. Eu executei pelo root, mas só dá permissão de mexer no pen-drive dentro dele. Ex. criar pasta. Como gerencio as permissões de acesso? O pen-drive é FAT32. Como dou permissão de acessar depois de montando sem passar por root? Grato. 

Captura de tela de 2023-08-08 15-02-52.png

Captura de tela de 2023-08-08 14-57-15.png

Captura de tela de 2023-08-08 12-01-47.png

Captura de tela de 2023-08-08 10-56-44.png

Captura de tela de 2023-08-08 10-50-57.png

Captura de tela de 2023-08-07 21-16-17.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você utiliza dual boot?

De qualque forma, quando eu utilizava o ubuntu, eu só conseguia acessar meus discos, seja HD externo, interno ou pendrive depois de aplicar o comando "nfts fix" no volume desejado.

 

Sei que seu pendrive está em fat32, mas você poderia pesquisar por um comando equivalente pro seu sistema de arquivos.

Esse link aqui pode te ajudar:

https://askubuntu.com/questions/147228/how-to-repair-a-corrupted-fat32-file-system

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Necklace levantou uma boa hipótese. O padrão do kernel é remontar FAT em somente leitura caso ocorram erros críticos (errors=remount-ro), o que suponho possa acontecer com sistemas muito corrompidos. Então uma verificação é algo a tentar. No aplicativo "Discos" do GNOME, na tela da 4ª imagem, clique no ícone da engrenagem. Existirão duas opções: "Verificar sistema de arquivos" e "Corrigir sistema de arquivos". Prefira a primeira, pois primeiro procura por erros, mostrando opção para corrigi-los apenas se detectar algo anormal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Marcos FRM Olá! Obrigado por ajudar. Dei o comando no terminal. Segue print da tela. Sou iniciante. O que faço a mais? Eu consegui arrastar o arquivo de "captura de tela" (desktop) para o "pen-drive", mas ele dá a mensagem em vermelho ao abrir no pen-drive, conforme abaixo. Grato. 

Captura de tela de 2023-08-23 10-44-37.png

Captura de tela de 2023-08-23 10-38-35.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Olá. Obrigado pela  prontidão. Eu encaixo o pendrive e ele sempre deu este caminho do admin://, logo dava uma mensagem que não tinha acesso. Sou novato em Linux. 

 

Ele gravava normal, apesar de mensagem dizendo que não tinha acesso, mas agora não. Eu não abri como root. Estranho. Eu comprei o PC com Mint e ao atualizar ele ficou assim. Como? Não passa arquivo do pendrive para PC e se usar root ele passa algo ao pendrive. Eu friso: não abri como root. O que seria? Perdão pela demora em responder, pois o google colocou as mensagens como spam. Grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo está quebrado na sua instalação. O que os seguintes comandos retornam? Nota: não precisa ficar anexando imagens. Copie o texto e depois cole aqui no fórum usando a função "Code" do editor (o ícone "<>").

 

ls -al /media
ls -al /media/usuario
getfacl /media/usuario

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Olá! Tudo bem? Seguem as respostas dos comandos abaixo:

 

usuario@usuario-A88 ~ $ ls -al /media
total 12
drwxr-xr-x   3 root root 4096 jan 14  2019 .
drwxr-xr-x  21 root root 4096 ago  8 05:39 ..
drwxr-x---+  3 root root 4096 ago 23 16:21 usuario
usuario@usuario-A88 ~ $ ls -al /media/usuario
ls: não foi possível abrir o diretório '/media/usuario': Permissão negada
usuario@usuario-A88 ~ $ getfacl /media/usuario
getfacl: Removendo a '/' inicial dos nomes de caminho absolutos
# file: media/usuario
# owner: root
# group: root
user::rwx
user:1000:r-x
group::---
mask::r-x
other::---

usuario@usuario-A88 ~ $ 
 

O que faço? Toda ajuda é bem-vinda. Grato. 

@Marcos FRM Olá! Mando este print da parte gráfica ao tentar abrir pen-drive. Ajuda em algo? Grato. 

Captura de tela de 2023-08-23 16-27-52.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Henrique - RJ Isso não resolve nada. O pendrive tem que ser acessível pelo usuário logado, sem necessidade de su/sudo/etc. Essa uma das principais atribuições do udisks.

 

@Rhaniery  Ignore minha mensagem anterior, pois não funcionará. Fui ler o código do udisks para entender o que está acontecendo. Ele só aplica a ACL ao criar o diretório (caso o mesmo não exista). Então remover a ACL não adianta.

 

Desmonte e desconecte todos os pendrives/discos externos primeiro. Então rode:

 

sudo rmdir /media/usuario

(forneça sua senha)

 

Depois reinicie. É para resolver. 🙏

 

É uma limitação de distribuições que compilam o udisks com --enable-fhs-media, como é o caso do Debian e derivados. Se o UID do usuário mudar e seu nome continuar o mesmo, acontece isso. Distribuições como Fedora e Arch, que não compilam com --enable-fhs-media, recriam a cada inicialização o diretório base onde os pontos de montagem são colocados, visto que /run/media é volátil (tmpfs), ao contrário de /media. Assim, nelas, basta reiniciar que essa situação é magicamente solucionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Marcos FRM disse:

@Henrique - RJ Isso não resolve nada. O pendrive tem que ser acessível pelo usuário logado, sem necessidade de su/sudo/etc. Essa uma das principais atribuições do udisks.

 

@Rhaniery  Ignore minha mensagem anterior, pois não funcionará. Fui ler o código do udisks para entender o que está acontecendo. Ele só aplica a ACL ao criar o diretório (caso o mesmo não exista). Então remover a ACL não adianta.

 

Desmonte e desconecte todos os pendrives/discos externos primeiro. Então rode:

 

sudo rmdir /media/usuario

(forneça sua senha)

 

Depois reinicie. É para resolver. 🙏

 

É uma limitação de distribuições que compilam o udisks com --enable-fhs-media, como é o caso do Debian e derivados. Se o UID do usuário mudar e seu nome continuar o mesmo, acontece isso. Distribuições como Fedora e Arch, que não compilam com --enable-fhs-media, recriam a cada inicialização o diretório base onde os pontos de montagem são colocados, visto que /run/media é volátil (tmpfs), ao contrário de /media. Assim, nelas, basta reiniciar que essa situação é magicamente solucionada.

 

Meus conhecimentos são poucos mas a minha intenção foi tentar contornar o problema dele sem muitas complicações de um jeito prático evitando canseira e desânimo.

 

Tem coisa em Linux que me deu tanto trabalho e chateação que simplesmente trocava de distro.

 

Talvez outro jeito de ele usar o pendrive apenas plugando é saindo da seção do usuário e entrando novamente com a senha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Olá! Tudo bem? Eu uso o comando: sudo rmdir /media/usuario, mas depois reinicio o Mint ou terminal? Grato meu nobre. Abs. 

@Henrique - RJ Olá! Obrigado por participar. Verei mais à frente, caso nada dê certo. Fique em paz do bom Deus. Abraços. 

16 horas atrás, Marcos FRM disse:

A ACL está errada, pois está liberando acesso para o UID 1000.

 

Desmonte o pendrive, rode:

 

sudo setfacl -b /media/usuario

(forneça sua senha)

 

Depois reinicie. O udisks deverá adicionar novamente a ACL.

Olá! Tudo bem? Essa acima não é para usar? Certo? Fico no aguardo. Grato. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Rhaniery disse:

Olá! Tudo bem? Eu uso o comando: sudo rmdir /media/usuario, mas depois reinicio o Mint ou terminal? Grato meu nobre. Abs. 

 

Reinicie o Mint.

 

22 minutos atrás, Rhaniery disse:

Olá! Tudo bem? Essa acima não é para usar? Certo? Fico no aguardo. Grato. 

 

Certo. Não rode esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Olá! Meu nobre. Obrigado. Olha... Eu dei o comando e ele abre as pastas normalmente. Como posso agradecer pela ajuda? Faz tempo que tento resolver. Sua ajuda melhorou minha situação. Farei o seguinte, usarei por alguns dias, caso não ocorra instabilidade. Certo? Eu dou por finalizado e serve para outros usuários o problema. Fico grato. Fique em paz do bom Deus. Abraços.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!