Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Preciso de ajuda pra resolver um problema com o microondas de casa. O sintoma é que ele liga, faz barulho como se estivesse funcionando normal, as funções do painel funcionam, mas não esquenta nada. Esse danado já tem longa data na tentativa de arrumar, algumas coisas já foram feitas, mas nada resolve, espia o fio:

- Assim que parou de funcionar, vi que o problema era na parte de potência do equipamento, pois chega tensão na entrada do trafo quando tá em funcionamento.

- Fiz o teste da saída do trafo, pra ver se faiscava, estava faiscando sim.

- Testei o magnetron com o multímetro, os terminais de entrada estavam isolados da carcaça e não estavam rompidos entre si.

- O capacitor parecia estar ok, estava lendo próximo do 90uF que esta impresso na carcaça dele.

- O diodo não estava em curto, só consegui analisar isso no momento.

- Não tem fusível na parte de potência.

Batata, 'deve ser o magnetron' eu pensei, comprei um novo, troquei e pronto, não funcionou =\. A partir daí foi só bateção de cabeça. Montei uma caixinha com resistores pra medir a saída do trafo, com fator de 19,2 vezes (testei na tomada pra achar esse valor). Dessa forma medi a saída desse trafo algumas vezes em dias diferentes, na maioria das vezes atingia 2,15kV, uma vez atingiu pouco abaixo de 2kV, acho que foi alguma oscilação na rede. Tive que fazer um esquema pra medir o diodo, comprei uns componentes e depois que chegou, peguei uma bateria de 9V, um resistor e um led, montei um circuito com ele e dava pra ver que ele conduz num sentido e no outro não. Em cima dele media uns 7V.

Um belo dia, assistindo pela décima vez um vídeo aula do Professor Bairros sobre o circuito de potência do microondas, notei que os cabos do capacitor estavam invertidos, aí eu pensei 'Aham! Agora vai', desinverti, testei e nada. Só água fria sai daquele prato giratório. As peças parecem estar ok. Até onde vi, inverter os cabos no capacitor fazia com que não se atingisse a tensão de operação do magnetron. Mas uma coisa é que o diodo estava exatamento ligado entre as saídas de alta do trafo, antes do capacitor, aí não sei se causou alguma coisa, mas o trafo ainda dá 2kV na saída mesmo agora que está ligado corretamente. Anexei um diagrama da besteira que foi feita. Também tem um da ligação correta. Peço perdão pelos desenhos rupestres.

Medi a tensão, com o circuito já ligado corretamente, em cima do diodo, na esperança que a leitura fosse pelo menos um pouco maior do que na saída do trafo, mas mede a mesma coisa. O fato do meu multímetro não ser True RMS deve ser um fator, mas não variar nadinha é broxante. Fiquei num mato sem cachorro.

Aí eu resolvi apelar para os nobres colegas, se alguém tiver algum conselho, por favor sinta-se à vontade para doá-lo.

Microondas Eletrolux, modelo MEF41 127V.

correto.jpeg

errado.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pode ser uma das chaves que vai em série com o sistema bem como fusível térmico ou a própria placa de controle e sua fonte que não aciona o relé ou este com problema

maxresdefault.jpg

Ou até mesmo o capacitor que já era.

Espero não precisar de dizer que isto daí "mija na mão de criança" (expressão de minha época kk)

• Curtir 1
Postado

Pois é, testei as chavinhas e estão ok. Quando aciono pra funcionar, chega tensão na entrada do trafo durante todo o tempo que estiver no painel então o relé do trafo está bom, o prato também roda, os fusíveis estão ok. Realmente parece que há problema na parte do circuito que eleva a tensão, mas tô sem poder testar mais agora, meu multímetro morreu, tenho que arranjar outro. Cenas do próximo capítulo...

Valeu, o que mais vi em tudo quanto é tutorial pra consertar microondas é o tal 'tem que descarregar', aí o cara manda a chave no contato com a carcaça, peguei o jeito logo, melhor não levar um tranco haha.

Postado
3 horas atrás, user0 disse:

O capacitor parecia estar ok, estava lendo próximo do 90uF que esta impresso na carcaça dele.

- O diodo não estava em curto, só consegui analisar isso no momento

Capacitor de 90uF eu nunca vi. 

Geralmente é de 0,9uF.

Se o seu realmente estiver marcando 90, está alterado. 

O diodo não está em curto, mas pode estar aberto. Aí não vai funcionar também. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!