Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Forçar uso do codec AV1 no YouTube não é para todo mundo


Posts recomendados

  • Membro VIP

Um conhecido estava caindo nesta baboseira:

 

https://filmora.wondershare.com.br/youtube/av1-settings-on-youtube.html

(tradução horrenda de https://filmora.wondershare.com/youtube/av1-settings-on-youtube.html )

 

⚠️

 

Sim, AV1 é mais eficiente. Consegue-se qualidade similar com menos bitrate; ou seja, menos dados trafegados pela rede. No entanto, é um codec mais exigente. Sem decodificação por hardware, vai pressionar a CPU. Claro, uma CPU potente não sentirá, mas estará trabalhando quando não precisaria.

 

VP9, que é o codec preferido pelo YouTube quase sempre, tem decodificação por hardware suportada há vários anos:

 

  • Nvidia desde a microarquitetura Pascal
  • APUs AMD Ryzen (desde as primeiras, Raven Ridge); GPUs a partir da microarquitetura RDNA
  • Intel desde 7ª geração (Kaby Lake) e em todas GPUs Arc

 

Suporte para decodificação de AV1 é mais recente:

 

  • Nvidia desde a microarquitetura Ampere
  • AMD a partir da microarquitetura RDNA 2 e APUs equivalentes (Ryzen 7000 e futuros 8000)
  • Intel desde 11ª geração (Tiger/Rocket Lake) e em todas GPUs Arc

 

Sem suporte para decodificação de AV1 por hardware, não existe razão para forçar o uso de AV1 no YouTube. Só gastará processamento da CPU à toa.

 

Aliás, o mesmo vale para VP9. Caso não seja suportado em hardware, é preferível instalar a extensão enhanced-h264ify para fazer o YouTube servir H.264, este sim um codec do tempo da pedra nos dias atuais, que é suportado por qualquer hardware minimamente recente (de uns 10 anos para cá mais ou menos).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Post, o AV1 é um codec bastante pesado, principalmente em decodificação por software, o 8K do Youtube (que está apenas disponível em AV1, por padrão) é extremamente pesado para qualquer computador que não possua decodificação acelerada por hardware. Recentemente testei o 8K do Youtube sem uma GPU compatível, é praticamente impossível com um Ryzen 5 5500. Dependendo do navegador, como no caso do Brave por padrão é habilitado o AV1(em quase todos os vídeos), invés do VP9, o que em resolução baixas, como 1080P não é tão problemático, mas não me parece o ideal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah, sim, AV1 8K é pesado pacas em software. Acho que o padrão do YouTube em 4K já é AV1 também, não? Em 720p/1080p nunca vi servir AV1 aqui no Chrome. Apenas VP9 e, muito raramente, H.264. Caso AV1 comece a dar as caras em 720p/1080p, terei que recorrer à extensão enhanced-h264ify, deixando VP9 desbloqueado, pois é suportado aqui (VP8 não é, mas acho que foi aposentado):

 

enhanced_h264ify.webp.f58cf80549f39dab7396c68099aec907.webp

(captura de tela do Firefox; não uso no Chrome)

 

Isso até eu ter uma GPU com suporte ao AV1, o que vai demorar. 🤒

 

A designação "Estatísticas para nerds" do YouTube é bem apropriada... 😅

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcos FRM disse:

Acho que o padrão do YouTube em 4K já é AV1 também, não?

Segundo os meus testes não. Fiz um teste rápido em dois computadores: um notebook com Linux (Ubuntu) e um Ryzen 5 5500U (sem suporte para AV1), e um desktop com o Windows 11, Ryzen 5 5500 e uma RX 580 2048SP (também sem suporte a AV1), testei 4 navegadores: Chrome, Firefox, Brave e Edge, todos os testes tiveram o mesmo resultado: nos vídeos em 4K é habilitado por padrão o VP9 e em 8K por padrão o AV1, em alguns vídeos o AV1 é habilitado em resoluções baixas ( 1080P ou inferior ) em todos os navegadores, menos o Edge, o que pode se dar pelo fato dele não ter suporte a AV1 (pelo menos, não via software), opção 8k em vídeos, também não existe no Edge;

 

Pelo que parece alguns navegadores usam o AV1 em vídeos "menos pesados" (1080P ou inferior) para ganhar bitrate ou diminuir a banda necessária para o vídeo, o que pode ser contraditório por consumir mais processamento, mas nada que um extensão não "resolva";

 

De qualquer forma, existe uma grande pressão pela adesão do AV1, diminuiria muito os custos dos servidores, então é normal os navegadores começarem a "forçar" o uso do AV1, lembro em alguns fóruns "por aí" que antigamente o Youtube disponibilizava opção VP9 para 8K, não mais.

 

6 horas atrás, Marcos FRM disse:

terei que recorrer à extensão enhanced-h264ify, deixando VP9 desbloqueado, pois é suportado aqui

Pra mim tá mais complicado 😅 nem VP9 a RX 580 "made in china" suporta, mas vamos seguir o barco. Achei que era um problema de driver, mas acredito que não seja, está tudo atualizado e mesmo assim não funciona, a AMD nem o Techpowerup deixa claro o suporte ou não para VP9.

 

7 horas atrás, Marcos FRM disse:

Isso até eu ter uma GPU com suporte ao AV1, o que vai demorar. 🤒

 

A designação "Estatísticas para nerds" do YouTube é bem apropriada... 😅

🫠

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faz sentido. 8K requer mais largura de banda e o AV1 dá uma aliviada. 😓 O Edge não tem suporte nenhum ao AV1, nem ao formato de imagem baseado nele, o AVIF. Achei tempos atrás um post no Twitter dizendo que o motivo eram questões judiciais relacionadas às patentes. Mesmo o AV1 sendo livre de royalties, os advogados da Microsoft não teriam liberado a tecnologia ainda. 🤷‍♂️

 

GPUs discretas da AMD suportam decodificação de VP9 apenas a partir da microarquitetura RDNA. A RX 580 é GCN 4ª geração. Foi a empresa que adicionou suporte mais tardiamente das três. Nas APUs, veio um pouco antes com os Raven Ridge (baseados na GCN 5ª geração).

 

Ficarei de olho, cedo ou tarde deve aparecer 1080p ou inferior em AV1 aqui. 👍

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membro VIP
Em 15/08/2023 às 20:17, Marcos FRM disse:

Ficarei de olho, cedo ou tarde deve aparecer 1080p ou inferior em AV1 aqui. 👍

 

@Alexsandro Krzj

 

AV1 está mais popular no YouTube.

 

Desisti de forçar H.264 no meu PC velho. A qualidade dos vídeos nesse codec está lamentável, principalmente nos envios recentes. Em VP9 e AV1 ficam muito melhores. O Google deve estar baixando cada vez mais o bitrate e/ou usando modos rápidos de codificação. Não surpreende, visto que H.264 está bem defasado.

 

Quem tem máquina suportando apenas decodificação de H.264 por hardware, precisará aguentar a carga na CPU se quiser imagem decente. VP9 não é pesado para decodificar pelo menos. Bloquear AV1 ainda é útil com GPUs que não suportam-no, porém decodifiquem VP9. Ou em máquinas muito velhas, com CPU caquética.

 

Existe também a opção "Configurações -> Reprodução e desempenho -> Dar preferência a AV1 para SD", que disponibiliza AV1 até 480p apenas, assim pesa pouco. Acima, é VP9 ou H.264 lixoso. A desvantagem é que, para a configuração ser aplicada, tem que estar logado na conta do Google.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!