Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SOYO B550M Gaming tem suporte para fans RGB 5v?


Posts recomendados

Boa tarde, comprei uma placa-mãe e um kit de ventoinhas, mas acredito que a placa-mãe não tem compatibilidade para conector 5V, sou meio leigo nesses assuntos, olhem por gentileza se as peças que vou listar a baixo são compatíveis sem uso de conector, e se não forem, gostaria de indicação para um conector que não seja caro só para resolver o problema da conectividade. 

 

SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M - SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M USB3.1 M.2 NVMe Sata3 Suporta CPU R5 3600 (Soquete AM4 e CPU R5 5500 5600X 5600G 5700X) - AliExpress 

 

Kit Ventoinha T-Dagger T-TGF513, RGB, 3x120mm, T-TGF513 | Pichau - 

 

Se não for compatível me indiquem um conector para resolver o problema, a placa-mãe ainda está para chegar.

Att

 

quando olhei a descrição da placa-mãe se não me engano vi que tem 8 conectores 12V mas não falava nada sobre o conector 5V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, vrthalles09 disse:

SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M - SOYO AMD placa-mãe Gaming B550M USB3.1 M.2 NVMe Sata3 Suporta CPU R5 3600 (Soquete AM4 e CPU R5 5500 5600X 5600G 5700X) - AliExpress 

Aguarde a sua Mother Board chegar, mas na foto dela dá pra ver que tem os conectores para ligar as ventoinhas.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para SOYO B550M Gaming tem suporte para fans RGB 5v?

@Math.Pi ai nesse caso que tipo de conversor eu deveria comprar? Vou comprar de uma vez por que preciso montar esse PC o mais rápido, se de tudo for compatível sem o conector eu fico com ele guardado mesmo, não deve ser tão caro assim, me indica um com link por gentileza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ligar a controladora 

3 horas atrás, vrthalles09 disse:

Kit Ventoinha T-Dagger T-TGF513, RGB, 3x120mm, T-TGF513 | Pichau - a nada sobre o conector 5V

 

Nas especificações desta ventoinha não especifica o tipo de iluminação dos LEDs, se é Rainbow, RGB ou ARGB, vai ter que esperar chegar para saber.

Pelo que o cara mostra neste vídeo parece Rainbow, mas ele instalou pelas metades.

 

De qualquer forma, ligar cabo de LEDs em placa-mãe é opcional.

Adaptador de fan A-RGB para conector de RGB da placa-mãe não compensa, "mata"  maioria dos efeitos possíveis dos LEDs melhora usar uma controladora A-RGB via controle remoto.

 

O controle do header (conector) RGB dessa Soyo tem poucas opções  cores - 6 e a escolha é feita no BIOS mais motivo para comprar controladora.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos na verdade eu nem ligo muito para os efeitos da iluminação, se for somente um efeito estático de iluminação tá ótimo, o intuito seria mesmo para refrigeração, eu estou com a ventoinha em mãos, mas queria saber se consigo ligar ela diretamente na fonte também, eu vi que ela tem uma conexão SATA e uma de 5V, mas não sei se ligar no sata ela vai mandar energia para girar e para manter o led aceso, você sabe me dizer se consigo usar essa ventoinha sem ligar na placa-mãe somente com a foto das conexões dela? Por que ai eu ligaria as 3 né pelo cabo macho x femea, e na ultima eu faria a ligação na energia, que se funcionar direto na fonte já tá ótimo, pra mim se manter a ventilação constante e a luz sempre ligada ta bom

@1lokos eu iria colocar as 3 ventoinhas frontais jogando ar gelado pra dentro, e o fan do water cooler na traseira, o gabinete só tem espaço para 4, iria colocar 3 frontais e o do cooler na traseira, ai acho que a do cooler tem alimentação direta na placa-mãe certo? E ficaria somente faltando alimentação das ventoinhas frontais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vrthalles09 disse:

@1lokos eu estou com a ventoinha em mãos, mas queria saber se consigo ligar ela diretamente na fonte também, eu vi que ela tem uma conexão SATA e uma de 5V,

 

O cabo SATA é para alimentar as ventoinhas pela fonte, elas não tem controle de RPM (PWM).

 

A conexão 5V - se for com conector de 3 pinos com uma falha no meio indica que os LEDS são A-RGB 5v, nesse caso não da para ligar na placa-mãe, o conector na placa é 4 pinos, 12 volts (cuidado com a polaridade desse conector, não tem indicação), o que queimaria os LEDs.

 

O conversor A-RGB para RGB da DeepCool custa mais caro que uma controladora A-RGB.

 

Compre a controladora A-RGB - se os LEDs vem com conectores macho-fêmea para ligar em série pode ser uma simples como essa, se não for compre uma com portas individuais, por exemplo 6.

 

Ligue os cabos dos LEDs entre si e na controladora,  selecione cores - fixa ou misturadas, efeitos, pelo controle remoto sem fio.

 

A Soyo B550M tem dois conectores Sys Fans e 1 conector CPU fan - para alimentar os motores das ventoinhas.

 

Liga o conector do cabo da  bomba do WC num SYS_FAN - no BIOS ajuste para 100% de RPM

E o conector do cabo das ventoinhas do WC no CPU_FAN, assim vai ter controle automático da RPM dos fans do WC em função da temperatura do CPU.

 

Se o WC tem LEDs e forem A-RGB ligue o cabo (3 pinos [4-1]) na controladora, nesse caso vai precisar do modelo com várias portas.

 

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!