Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa para saber se um SSD 2TB é falso?


Tom BR
Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Olá, 

 

Sempre usei o programa: h2testw para saber se os SSD são falso.

 

Porém me falaram que o h2testw só serve para testar capacidade de armazenamento de pendrive e Micro SD. É verdade?

 

Caso sim, qual programa eu uso para testar a capacidade de armazenamento do SSD 2TB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tom BR alterou o título para Programa para saber se um SSD 2TB é falso?

@Tom BR Que eu saiba serve para testar SSD também.

 

O que o programa faz é basicamente encher o SSD de dados e depois verificar se esses dados foram realmente salvos. Nada impediria você de jogar 2TB e depois recopiar esses 2Tb para outro HD e SSD e verificar se você recebeu esses 2Tb de dados completos, ou só recuperou 100Gb.

 

Enfim, testes mais rápidos seriam de onde você comprou - se pagou U$20 em um SSD de 2Tb é falso - ou verificar com o software oficial da marca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Gui GC

 

Obrigado por responder.

 

Pelo h2testw deu erro quando chegou na capacidade de 100G.

 

Mas levei para uma amigo que tem conhecimento em informática.

 

Nesse caso ele pegou uma pasta cheia de arquivos do PC dele com aproximadamente 1TB e enviou para o "meu SSD 2TB" e funcionou.

 

Os arquivos foi de forma lenta, mas foi (Mas ele não esperou terminar a transferência total). Ele disse que quando a capacidade e menor já da erro na hora. Procede?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois da compra eu conheço duas metodologias básicas para se determinar se um SSD é falso ou não;

-A primeira é usar o programa do fabricante, disponibilizado no site, se o SSD não for listado nele é porque é falso.

-O segundo método é abrir o SSD e identificar a controladora e as memórias, ai dá para saber se por exemplo um SSD de 128Gb teve a firmware adulterada para mostrar 2TB.

Antes da compra, apenas pelo anúncio dá para saber se é falso ou não, preço fora da realidade ou então modelo que não aparece no site do fabricante.

Isso pode variar um pouco conforme o caso prático, tem que saber exatamente qual é o seu SSD para se avaliar corretamente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pincipi

 

Obrigado pela ajuda.

 

O SSD é desta marca (foto abaixo), porém o mesmo vendedor online já me vendeu SSD das marcas:

Goldenfir Solid State Drive 2.5 "Sata" de 512G = 02 peças (funciona perfeitamente).

 

Paguei no SSD 2TB o valor de R$ 250,00 sem taxação (faz tempo que comprei).

 

 

 

20230823_112547.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tom BR  Que eu saiba, só vai acusar erro de espaço insuficiente se o SSD não estiver sendo reconhecido pelo Sistema Operacional com a capacidade adulterada. Agora em caso de adulteração, vai ocorrer a tentativa de gravação e o arquivo vai corromper por falta de espaço. Por exemplo, eu tenho um pendrive antigo de 2Gb com o memtest86 instalado e a formatação dele deixa o pendrive com apenas alguns Kb sendo reconhecidos. Eu não consigo passar nenhum arquivo sem que aconteça o erro de espaço insuficiente, mesmo na prática o pendrive ser de 2Gb.

 

É mais fácil verificar com o software do fabricante, que vai acabar não reconhecendo o SSD, ou até pelo preço irreal.

@Tom BR É um SSD genérico e sem marca, ele tenta imitar estilo dos SSDs da WD - só procurar por WD Green e você verá o que eu quero dizer.

 

O primeiro anuncio que vi desse SSD no Tio Ali tem só 3.5 estrelas e alguns comentários dizendo que a capacidade real do SSD de 1Tb é 100Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
5 horas atrás, Tom BR disse:

quando a capacidade e menor já da erro na hora. Procede?

Não procede, a adulteração faz com que seja permitido a gravação de tudo que quiser, sem nenhuma mensagem de erro, o problema só é detectado depois quando tenta ler o que foi gravado e não consegue, só vai conseguir ler apenas os primeiros arquivos que ocuparam o espaço verdadeiro, todo o resto é perdido, mesmo aparecendo no diretório que está lá.

Pela foto é mesmo um genérico e o pior é que foi adulterado para mostrar que tem 2TB.

A principio trata-se de lixo eletrônico mas, caso queira perder um tempo com ele na esperança de desfazer a adulteração e usá-lo normalmente com a sua real capacidade, tem que abrir a caixa de plástico com uma espátula, a tampa é de encaixar, com ele aberto tentar identificar a controladora e a memória, de posse destes dados pesquisar na internet por soluções que possam recuperar o SSD. Não é algo fácil de se fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!