Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de placa-mãe para Ryzen 4500 e 5500 que não precisem atualizar BIOS.


Posts recomendados

Olá a todos!

 

 

A placa-mãe A520 S2H da gigabyte já vem de fábrica com BIOS atualizada para o Ryzen 4500 e Ryzen 5500? Ela foi projetada para esses processadores ou recebeu atualização de BIOS posterior para esses modelos de processador? O uso será básico mesmo tipo tarefas de escritório. Prioridade não será jogos.

 

Quais placas mãe vocês sugerem para o Ryzen 4500 e Ryzen 5500? Estou pesquisando ainda qual modelo exato do processador comprar.

 

E qual a diferença entre as placas mae B450, A520 E B550? Não vou fazer over no processador, nem nas memórias, quero usar o básico do básico com prioridade na estabilidade mesmo. Vou usar com Windows 10, porém é bom já ser compatível com Windows 11. Será que todas as placas mãe da atualidade já vem com TPM para o Windows 11?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

A placa-mãe A520 S2H da gigabyte já vem de fábrica com BIOS atualizada para o Ryzen 4500 e Ryzen 5500? Ela foi projetada para esses processadores ou recebeu atualização de BIOS posterior para esses modelos de processador? O uso será básico mesmo tipo tarefas de escritório. Prioridade não será jogos.

Pelo que eu vejo nesse site, ela já suporta esses processadores, aí não precisa de atualização de BIOS, mas espero ver a opinião dos outros mesmo. Eu posso estar errado.

 

9 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

E qual a diferença entre as placas mae B450, A520 E B550? Não vou fazer over no processador, nem nas memórias, quero usar o básico do básico com prioridade na estabilidade mesmo.

A A520 é uma placa de entrada, enquanto que a B450 e B550 são as placas intermediárias. Eu diria que a B550 é mais atualizada. A A520 possui um VRM bem simples e construção fraca, não é bem adequada para processadores mais parrudos. Enquanto que a B450 possui um VRM mais forte. E a B550 possui uma construção bem melhor e suporta PCIe 4.

 

19 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Vou usar com Windows 10, porém é bom já ser compatível com Windows 11. Será que todas as placas mãe da atualidade já vem com TPM para o Windows 11?

Sim. Eu acredito que qualquer placa-mãe feita a partir de 2015 já vem com TPM embutido, pelo menos somente em placas-mãe top de linha. Placas-mãe voltadas para consumidores comuns feitas a partir de 2018 possui TPM embutido.

 

21 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Quais placas mãe vocês sugerem para o Ryzen 4500 e Ryzen 5500? Estou pesquisando ainda qual modelo exato do processador comprar.

Como já vai montar o PC para uso básico, eu aconselho que pegue o CPU com gráfico integrado, como Ryzen 5 5600G. Você não precisa de uma GPU dedicada mais forte para navegar na Internet, mexer com aplicativos de escritório e outras tarefas mais básicas. Quanto à placa-mãe, indico MSI B550M PRO-VDH WiFi, mesmo usando o PC para tarefas básicas de escritório, porque ela possui uma construção bem melhor, VRM mais forte, já vem com Wi-Fi embutido então não precisa mais ter que comprar um adaptador e possui 2 slots de NVMe.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Joao531 disse:

Pelo que eu vejo nesse site, ela já suporta esses processadores, aí não precisa de atualização de BIOS, mas espero ver a opinião dos outros mesmo. Eu posso estar errado. de NVMe.

 

O site diz que suporta, mas isso não implica que esta compatível:

  • Suporta processadores AMD Ryzen™ 5000 Series/ Ryzen™ 5000 G-Series/ Ryzen™ 4000 G-Series e Ryzen™ 3000 Series

O que define a compatibilidade é o BIOS, que para o 4500 e 5500 foi incluída a partir do BIOS F14.

 

A Gigabyte A520M-K suporta qualquer Ryzen AM4 com o BIOS inicial F1, pois foi lançada em Novembro de 2022.

4 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

A placa-mãe A520 S2H da gigabyte já vem de fábrica com BIOS atualizada para o Ryzen 4500 e Ryzen 5500? Ela foi projetada para esses processadores ou recebeu atualização de BIOS posterior para esses modelos de processador?

 

A placa A520M-S2H foi lançada por volta de 2020, antes destes CPUs 4500 e 5500, que são de Fevereiro de 2022, então precisa que o BIOS esteja atualizado para a versão F14 ou superior.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, praticamente decidido que ficarei com o Ryzen 5 5500 mesmo. Partindo dele, agora falta definir a placa-mãe....o que está sendo bem chato na verdade.

 

As vezes dou preferência para comprar tudo numa mesma loja e nem sempre lá tem o processador e placa-mãe.

 

Citação

A A520 é uma placa de entrada, enquanto que a B450 e B550 são as placas intermediárias. Eu diria que a B550 é mais atualizada. A A520 possui um VRM bem simples e construção fraca, não é bem adequada para processadores mais parrudos. Enquanto que a B450 possui um VRM mais forte. E a B550 possui uma construção bem melhor e suporta PCIe 4.

@Joao531  Obrigado por responder! Então, esses recursos eu não ligo muito porque o uso será o básico. No máximo que vou fazer é usar máquinas virtuais...não ter esse PCIe 4 faz diferença para virtualizar? Esse recurso faz diferença para quem for jogar não?

 

Citação

Como já vai montar o PC para uso básico, eu aconselho que pegue o CPU com gráfico integrado, como Ryzen 5 5600G. Você não precisa de uma GPU dedicada mais forte para navegar na Internet, mexer com aplicativos de escritório e outras tarefas mais básicas. Quanto à placa-mãe, indico MSI B550M PRO-VDH WiFi, mesmo usando o PC para tarefas básicas de escritório, porque ela possui uma construção bem melhor, VRM mais forte, já vem com Wi-Fi embutido então não precisa mais ter que comprar um adaptador e possui 2 slots de NVMe.

 

Eu decide pelo 5500 mesmo e vou utilizar uma rx 550 que tenho aqui mesmo...minhas máquinas aqui eu tenho acesso a rede cabeada. Então Wifi pra mim não é importante numa placa-mãe. Contudo muito obrigado pela indicação. Mas na placa-mãe eu prefiro uma mais básica mesmo (barata).

 


 

Citação

 

O site diz que suporta, mas isso não implica que esta compatível:

Suporta processadores AMD Ryzen™ 5000 Series/ Ryzen™ 5000 G-Series/ Ryzen™ 4000 G-Series e Ryzen™ 3000 Series

O que define a compatibilidade é o BIOS, que para o 4500 e 5500 foi incluída a partir do BIOS F14.

 

A Gigabyte A520M-K suporta qualquer Ryzen AM4 com o BIOS inicial F1, pois foi lançada em Novembro de 2022.

 

@1lokos  Muito obrigado pela informação, pois agora já tenho um norte! Achei na Kabum essa placa é ela está com preço em conta em vista das B550. Porque para meu uso eu acho um absurdo  pagar 700,00 a 1.000,00 numa placa-mãe por ter recursos que eu não vou usar. Essas máquinas de trabalho eu nunca fuço na BIOS da placa-mãe. Na verdade nem na minha máquina de jogos eu fico mexendo ehehe eu gosto de manter tudo padrão para a máquina funcionar bem estável. Não curto ficar fazendo Over em processador e memória...

 

Nessa faixa de preço até 500,00 qual modelo da ASUS já vem atualizada de fábrica para o 5500? E ASRock já tem algum modelo também que foi lançado depois?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Essas máquinas de trabalho eu nunca fuço na BIOS da placa-mãe.

Nessa faixa de preço até 500,00 qual modelo da ASUS já vem atualizada de fábrica para o 5500? E ASRock já tem algum modelo também que foi lançado depois?

 

Acho que estas marcas não tem nenhuma placa AM4 nova, afinal não havia motivo para lançar novas placas para uma geração - AM4; que "morreu" em Setembro de 2022 com o anuncio da geração AM5. A Gigabyte deve ter pego um modelo A520 que já tinha, deu uma capada para ficar mais barato de fabricar e relançou.

 

Na Pichau fazem atualização de BIOS por R$ 17,00.

 

A propósito, comprando uma placa-mãe Gigabyte, mesmo que o BIOS  já esteja compatível com o CPU que quer usar tem motivo para atualizar o BIOS para a última versão disponível. Por razão de segurança, em Junho de 2023 foi descoberto falhas no firmware das placa-mãe da marca.

 

https://tecnoblog.net/noticias/2023/06/01/gigabyte-lancou-placas-maes-com-firmware-vulneravel-aos-ataques-de-backdoor/

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Muito obrigado informar sobre essas falhas no firmware da Gigabyte! Será que mesmo após a atualização da BIOS essa placa-mãe atualiza o firmware sozinho? Teria como desabilitar isso? Quais outras placas mãe tem essa função de atualizar sozinho a BIOS? Não curti essa função e achei perigoso mesmo...

 

Cara, tá bem complicado esse negócio de definir um processador e tentar achar placa-mãe que dê certo. É só na plataforma AMD que é essa confusão?

 

AS B550 também precisam atualizar a BIOS para aceitar o 5500?

 

Se eu for para o INTEL, atualmente não terei essa dificuldade?

 

É possível atualizar essas placas mae da ASRock, ASUS, MSI sem precisar do processador, apenas com pendrive ou todas dependem do processador e dar boot num SO para atualizar?

 

A geração AM5 não tem processador por menos de 1.000,00? E todas as placas mãe está acima de 800,00?

 

Estava olhando o i5 12400F. As placas mãe para esse processador não tem esse problema de ter que ficar olhando se a BIOS está atualizada para poder utlizá-lo?

 

E, meu problema maior é que vou tentar comprar tudo de um site só.

 

 

 

 

 @1lokos Muito obrigado pela ajuda! valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

É possível atualizar essas placas mae da ASRock, ASUS, MSI sem precisar do processador

 

Apenas nas placas com recurso "USB Flash blabla" ou parecido (nomes variam). Essas placas têm um botão no painel traseiro e atualizam lendo o arquivo de um pendrive sem precisa de nada, nem processador, nem memória, coisa alguma. Só precisa estar ligada na fonte. É um recurso útil para não se preocupar com "vem com BIOS atualizado ou não", etc. Tem um custo, contudo, pois são placas mais caras.

 

Atualização de BIOS hoje é super tranquilo. Ontem, a propósito, atualizei pela enésima vez minha ASUS PRIME A520M-E (versão 3205: mais falhas de segurança corrigidas no AGESA), cuja ferramenta embarcada no BIOS lê NTFS diretamente do meu SSD NVMe... nem precisa de pendrive.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Apenas nas placas com recurso "USB Flash blabla" ou parecido (nomes variam). Essas placas têm um botão no painel traseiro e atualizam lendo o arquivo de um pendrive sem precisa de nada, nem processador, nem memória, coisa alguma. Só precisa estar ligada na fonte. É um recurso útil para não se preocupar com "vem com BIOS atualizado ou não", etc. Tem um custo, contudo, pois são placas mais caras.

@Marcos FRM  entendi. 

 

Citação

Atualização de BIOS hoje é super tranquilo.

Eu já atualizei poucas vezes, mas atualizei. O meu receio é comprar a placa-mãe e ela vir com BIOS desatualizada e com isso eu ter que depender de um loja ou técnico aqui na minha cidade para atualizar essa BIOS.

 

 

Citação

Ontem, a propósito, atualizei pela enésima vez minha ASUS PRIME A520M-E (versão 3205: mais falhas de segurança corrigidas no AGESA), cuja ferramenta embarcada no BIOS lê NTFS diretamente do meu SSD NVMe... nem precisa de pendrive.

Que isso AGESA?  você diz que o BIOS acha o arquivo direto no seu SSD e atualiza dessa forma? Só precisa baixar previamente com o sistema operacional normal, deixar numa partinha lá dentro e depois entrar no BIOS e mandar atualizar por esse arquivo?

 

Será que essa placa-mãe   da MSI A320M-A Pro vendida na Kabum realmente vem com BIOS atualizado para rodar o Ryzen 5 5500?

 

No site oficial na parte de suporte diz achei o modelo Ryzen 5 5500: porém eu não entendi a partir de qual versão do BIOS. Está na página 6:

 

Processor    Core Name    CPU No    FSB    CPU Speed    L2    L3    Stepping    Wattage    GPU    Result
Ryzen 5    Cezanne                     5500    100    3.6GHz    3MB    16MB    A0    65    N/A    7C51v16.zip

 

O que é Stepping?

Esse código com fim .zip é o arquivo para atualizar? Porém ele não tem link pra baixar.

 

Vocês entenderam essas informações?

 

Será que A320 da MSI roda de boa o 5500 para tarefas básicas? O preço dessa placa é muito convidativo. Quais seriam as limitações dela para com esse Ryzen 5 5500? Na parte dos comentários lá na Kabum, achei interessante esse comentário:


 

Citação

 

Sergio - Avaliado em 10/08/2023 - Excelente

 

Prós: MSI é a melhor marca de placas mãe, seguida por ASUS ASRock. A construção é boa, BIOS moderno e com boas opções de configuração, placa estável. Aceita processadores da série 1000, 2000 e 3000 sem precisar atualizar a BIOS. Aceitou processador Ryzen 5 4600G, porém só dá acesso a BIOS, o suficiente para poder atualizar a BIOS sem precisar de um processador mais antigo. Basta inserir a nova BIOS no PenDrive e atualizar.

 

Contras: Não possui slot para SSD NVMe, algumas A320 de outras marcas tem o recurso. O slot PCI-E 1 é em baixo do PCI-E 16x, se colocar uma placa de vídeo, não dá para usar o slot 1X. Não acompanha parafusos para fixação da placa.

 

 

Então essa placa-mãe da MSI é possível atualizar sem precisar de processador, memória etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Eu já atualizei poucas vezes, mas atualizei. O meu receio é comprar a placa-mãe e ela vir com BIOS desatualizada e com isso eu ter que depender de um loja ou técnico aqui na minha cidade para atualizar essa BIOS.

 

Se a placa não tiver o recurso de atualizar sem processador, o @1lokos  deu a dica: algumas lojas atualizam para você, pagando para tal.

 

4 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Que isso AGESA?

 

AGESA é o microcódigo da AMD, embutido nos BIOS, contendo mais coisas, como o código do fTPM. Como agora são descobertas falhas de segurança seguidamente nos processadores, é importante mantê-lo atualizado:

 

 

Note que o tópico acima fala apenas das mais recentes. Muitas outras foram descobertas anteriormente, desde 2018, quando pesquisadores começaram a publicar artigos sobre o assunto. E muitas mais virão pela frente.

 

4 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

 

  você diz que o BIOS acha o arquivo direto no seu SSD e atualiza dessa forma? Só precisa baixar previamente com o sistema operacional normal, deixar numa partinha lá dentro e depois entrar no BIOS e mandar atualizar por esse arquivo?

 

Sim! Os BIOS da ASUS leem NTFS de uns anos para cá. NVMe é suportado faz mais tempo. De outras marcas não sei dizer ao certo quanto ao NTFS -- NVMe tudo que é BIOS suporta desde ~2017.

 

9 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Será que essa placa-mãe   da MSI A320M-A Pro vendida na Kabum realmente vem com BIOS atualizado para rodar o Ryzen 5 5500?

 

Não sei.

 

10 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Então essa placa-mãe da MSI é possível atualizar sem precisar de processador, memória etc?

 

Não. Olhe no painel traseiro. Terá um botão e alguma porta USB com destaque, com "frufrus" como o @1lokos diz, destacando o recurso.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Será que essa placa-mãe   da MSI A320M-A Pro vendida na Kabum realmente vem com BIOS atualizado para rodar o Ryzen 5 5500?

 

Você tem que pegar o numero de série da placa e consultar a MSI, que informará qual a versão de BIOS foi gravada de fábrica. Nas placas ASUS vem uma etiqueta perto do soquete do CPU informando a versão gravada de fábrica.

 

Agora, vá pedir para a Kabum informar este numero antes de comprar a placa... 😏

 

Nesse assunto falta ação do PROCOM,MP,  órgãos de defesa do consumidor, criar norma obrigando os vendedores a informar aos consumidores qual a versão de BIOS que vem gravada, porque o que define a compatibilidade de placa-mãe com determinado CPU de mesmo soquete é o BIOS, o suporte que falam na pagina não implica compatibilidade.

 

Numa reclamação contra a Kabum no Reclame Aqui um leigo que comprou placa-mãe deles diz que teve que pagar R$ 350,00 para técnico local atualizar o BIOS.

 

Bem, resta cobrar do deputado que apoiou para que faça lei obrigando o PROCOM agir, isto é, caso se lembre em quem votou. 🤣

 

 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Se a placa não tiver o recurso de atualizar sem processador, o @1lokos  deu a dica: algumas lojas atualizam para você, pagando para tal.

Sim. É porque eu queria tentar pegar tudo de uma loja só e tem uma loja grande grande que não atualiza a BIOS... 😞 Mas todo caso tenho opções né!?

 

Citação

AGESA é o microcódigo da AMD, embutido nos BIOS, contendo mais coisas, como o código do fTPM. Como agora são descobertas falhas de segurança seguidamente nos processadores, é importante mantê-lo atualizado:

Entendi. Obrigado pelo esclarecimentos. E nessas atualizações de segurança realmente estamos perdendo desempenho como  foi relatado a um tempo atrás?

 

Citação

Sim! Os BIOS da ASUS leem NTFS de uns anos para cá. NVMe é suportado faz mais tempo. De outras marcas não sei dizer ao certo quanto ao NTFS -- NVMe tudo que é BIOS suporta desde ~2017.

Entendi.

 

Citação

Não. Olhe no painel traseiro. Terá um botão e alguma porta USB com destaque, com "frufrus" como o @1lokos diz, destacando o recurso.

Entendi.

 

Obrigado@Marcos FRM por responder! valeu

 

 

@1lokos

 

Citação

Agora, vá pedir para a Kabum informar este numero antes de comprar a placa...

kkkkk muito confuso o suporte deles.

 

Citação

Bem, resta cobrar do deputado que apoiou para que faça lei obrigando o PROCOM agir, isto é, caso se lembre em quem votou. 

Bem lembrado! Se eu lembrar mesmo... e pior que é verdade e o que deve acontece com geral mesmo no Brasil. Mas são detalhes de como a coisa funciona que deixamos passar que  contribue para continuar assim.

 

Mas vamos ser sincero, hardware também é bem complicado. Como tudo tem que casar certinho, o que custava os caras da Kabum postar a versão da BIOS que vem na placa na qual eles vendem atualmente lá no anuncio né? Se a placa tem tanto tempo no mercado como eu vi lá nas avaliações, deve ter tido muitas atualizações de BIOS e eles poderiam ir atualizando a página do anuncio com essa informação. O frabricante poderia estampar de todo tamanho na caixa pelo lado de fora a versão do BIOS que acopanha a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...