Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual Sistema operacional colocar em um Core 2 Duo com 2 gigas de ram?


Trudys

Posts recomendados

5 horas atrás, Marcos FRM disse:

Um navegador consome 2 GB fácil, fácil

Tudo indica que o pc não vai ser utilizado pra fazer algo além usar o navegador e pacote office.

De qualquer forma, quanto menos ram, menos ele vai consumir.

Eu com 8GB, meu navegador está consumindo 750MB, o dele provavelmente vai utilizar no máximo 300MB e se usar algum browser mais leve, talvez ainda menos.

 

Uma forma do OP cortar recursos, seria usando algum software debloater para o Windows 10 como o Ameliorated junto do WPD.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 06/09/2023 às 11:57, Trudys disse:

Alguma sugestão?

Para SO:

ZorinOS, LXLE, Peppermint, Devuan, MX, Puppy, Sparky, Antix, Bodhi.

 

Browsers:

Midori, DuckDuckGo, Torch, Coowon, Comodo IceDragon, SeaMonkey.

(Cada um tem características únicas e alguns são altamente personalizáveis. Pesquise as peculiaridades de cada um)

 

Invista nas alternativas e saia do senso comum. Verá que tem mais mundos além das bigtechs e que funcionam perfeitamente. Talvez precise de algum auxílio para rodar tudo certinho, mas nada que uma boa vontade não resolva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Para SO:

ZorinOS, LXLE, Peppermint, Devuan, MX, Puppy, Sparky, Antix, Bodhi.

 

Browsers:

Midori, DuckDuckGo, Torch, Coowon, Comodo IceDragon, SeaMonkey.

(Cada um tem características únicas e alguns são altamente personalizáveis. Pesquise as peculiaridades de cada um)

 

Invista nas alternativas e saia do senso comum. Verá que tem mais mundos além das bigtechs e que funcionam perfeitamente. Talvez precise de algum auxílio para rodar tudo certinho, mas nada que uma boa vontade não resolva.

 

Já utilizei o Seamonkey, realmente é bem leve.

Também recomendo o Waterfox, Mullvad Browser, e caso não consiga sair do chromium, temos o Ungoogled Chromium e o Br4ve Browser que são mais leves também, principalmente quando você habilita a suspensão de abas inativas. Não consumindo RAM considerável, apenas cache. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Aqui discordo de você. Maior enganação. Pura falácia. Não faz nada do que diz no quesito privacidade.

 

É de 2023, mas tá valendo (eu acho):

 

 

Mas o tópico aqui é mais sobre recomendar algo mais leve e não tanto a questão de privacidade. Por bloquear diversos anúncios e trackers, o leãozinho acaba dando uma folga na ram e forçando um pouco mais o CPU, que no caso do OP, o core 2 duo é mais que suficiente pra esse tipo de browser, mesmo ele sendo o mais pesado da lista, ainda vale a pena testar.

 

Mesmo assim, existem formas de bloquear conexões suspeitas caso você utilize um firewall decente, eu usei por bastante tempo o Portmaster, e manipulando o DNS você pode impedir qualquer conexão com a Google que ainda reste nas distribuições chromium mais famosas.

 

Aqui tem uma análise minuciosa acerca de spywares e telemetria contida em diversos browsers:

https://spyware.neocities.org/articles/

Nota: O Leãozinho realmente vai muito mal nesse quesito, mas é uma opção bem conveniente pra quem quer algo mais leve que o Google Chrome sem perder as utilidades do mesmo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Necklace disse:

Mas o tópico aqui é mais sobre recomendar algo mais leve e não tanto a questão de privacidade.

Tens razão neste aspecto, mas levo isso muito, mas muito a sério mesmo, porque acho inadmissível vender a imagem de algo tão importante e que não está lá no produto. Por isso fiz o adendo. Nada mais. O fato de ser leve não encobre essa falha gravíssima. Acho importante informar os desavisados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2023 às 11:57, Trudys disse:

entretanto, será que não há nenhuma opção de windows 10 para rodar nesse tipo de sistema? Alguma sugestão?

Falo por experiencia própria, pois tenho um C2D no meu note Dell L1310.

Fiz um up de XP pro direto ao W10 e funcionou mais ou menos com 2GB e um E5670, tive que trocar a CPU por um E8100 e mais um pente de 2GB, realmente 2GB sobrecarrega devido ao vídeo integrado.

Com os 4GB e o E8100 uso sem problemas, comprei a CPU e RAM no Ali, deve custar os dois uns R$200,00 hoje em dia. Eu recomendaria isso.

Mas, se o uso for leve para navegação, realmente um Linux resolve bem, entre os vários acho o Peppermint Linux bom, tb falam bem do ChromeOS.

Ah, com SSD SATA3, senão fica uma tartaruga.

Pelo menos 512GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!