Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei um cabo CAT5e para levar internet do meu modem para o computador, minha placa-mãe possui conexão LAN até 2,5Gbps e minha rede contratada tem plano de até 400Mbps. No Wi-Fi de 5 GHz minha conexão chega em 200Mbps, porém, a conexão com o cabo está atingindo apenas 90Mbps.

Não era para a conexão estar na velocidade máxima de 400Mbps? Eu verifiquei que o CAT5e atingia 1000Mbps de transmissão, mas não é o que estou recebendo

Postado
12 minutos atrás, VictorSetim disse:

Não era para a conexão estar na velocidade máxima de 400Mbps? Eu verifiquei que o CAT5e atingia 1000Mbps de transmissão, mas não é o que estou recebendo

Em curtas distâncias, até uns 10-20m em instalações sem grandes fontes de interferência Cat5E vai até 2.5G.

Seu problema não é o tipo de cabo.

E a conexão com a internet a 0,4G nada tem a ver com isso. A conexão de rede é local, seja via rádio ou cabo. A velocidade máxima é a que o sistema operacional reporta para a conexão, e deve reportar 10, 100, 1000 ou 2500 mbps dependendo de várias coisas em sua rede. Coisas como os conectores, cabos, terminais, configurações (deixe no automático) vão definir a velocidade a cada conexão. Confirme ter as 8 vias do cabo conectadas corretamente.

• Curtir 1
  • Administrador
Postado
40 minutos atrás, VictorSetim disse:

porém, a conexão com o cabo está atingindo apenas 90Mbps.

Provavelmente as portas Ethernet do switch integrado em seu roteador de banda larga são de 100 Mbit/s. Este é um problema muito comum. Você deverá utilizar um roteador com portas de, pelo menos, 1 Gbit/s. Você não postou a marca e modelo do seu roteador, logo não temos como confirmar para você, mas todos os dias aparece alguém aqui com esse mesmo problema.

• Curtir 2
Postado
33 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

Provavelmente as portas Ethernet do switch integrado em seu roteador de banda larga são de 100 Mbit/s. Este é um problema muito comum. Você deverá utilizar um roteador com portas de, pelo menos, 1 Gbit/s. Você não postou a marca e modelo do seu roteador, logo não temos como confirmar para você, mas todos os dias aparece alguém aqui com esse mesmo problema.

Meu modem é um Huawei  HG8245Q2, meu cabo cat5e conecta direto na porta LAN1 dele e vem para a porta da placa-mãe, a placa-mãe é uma gigabyte B660m gaming x DDR4 v1.x, a conexão máxima dela é 2,5Gbps. Sobre a conexão máxima do roteador eu procurei porém não consegui encontrar, pelo que estou vendo o problema deve ser ele, mas não pude confirmar.

Encontrei alguns tutoriais no yt e fiz alteração da velocidade que chega na placa, isso não modificou a velocidade de conexão.

Screenshot 2023-09-07 153444.png

Screenshot 2023-09-07 153549.png

• Curtir 1
  • Administrador
Postado

@VictorSetim Pelo o que pesquisei na internet, o Huawei  HG8245Q2 tem quatro portas Gigabit Ethernet. Mas o problema deve estar nele e não no cabo. Eu tive problema idêntico que foi resolvido quando dei um reset (pressionando o botão de reset) no roteador aqui de casa com o aparelho ligado.

Note que na tela acima você mostra as velocidades suportadas pela porta da placa-mãe, mas não a velocidade atual de conexão. Você deve procurar nas propriedades da conexão a velocidade de conexão com o seu roteador, veja exemplo abaixo.

image.png

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Em curtas distâncias, até uns 10-20m em instalações sem grandes fontes de interferência Cat5E vai até 2.5G.

Seu problema não é o tipo de cabo.

E a conexão com a internet a 0,4G nada tem a ver com isso. A conexão de rede é local, seja via rádio ou cabo. A velocidade máxima é a que o sistema operacional reporta para a conexão, e deve reportar 10, 100, 1000 ou 2500 mbps dependendo de várias coisas em sua rede. Coisas como os conectores, cabos, terminais, configurações (deixe no automático) vão definir a velocidade a cada conexão. Confirme ter as 8 vias do cabo conectadas corretamente.

@Gabriel Torres

O cabo comprei já montado do Mercado Livre, no anúncio não confirma a velocidade de rede, mas verifiquei que ele é realmente cat5e olhando nas marcações no próprio cabo. Assistindo alguns vídeos no yt também verifiquei as conexões feitas nas ponteiras, a primeira da esquerda me deixou na dúvida se é da sequência correta, pois não tenho experiência com isso.

WhatsApp Image 2023-09-07 at 15.46.49.jpeg

28 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@VictorSetim Pelo o que pesquisei na internet, o Huawei  HG8245Q2 tem quatro portas Gigabit Ethernet. Mas o problema deve estar nele e não no cabo. Eu tive problema idêntico que foi resolvido quando dei um reset (pressionando o botão de reset) no roteador aqui de casa com o aparelho ligado.

Note que na tela acima você mostra as velocidades suportadas pela porta da placa-mãe, mas não a velocidade atual de conexão. Você deve procurar nas propriedades da conexão a velocidade de conexão com o seu roteador, veja exemplo abaixo.

image.png

No momento a minha conexão, apesar da placa-mãe habilitada para 2,5 Gbts

Screenshot 2023-09-07 161512.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@VictorSetim Boa noite

Esse seu problema de velocidade de conexão, aqui no forum na parte de rede tem uma porrada de gente com mesmo problema.

Essa configuração "Velocidades & Duplex" ela serve para limitar a velocidade de conexão em que a placa de rede se comunica com dispositivo, seja ele modem, roteador,  switch ou com outro computador.

Se você está se comunicando a 100Mbps, colocar em 1Gbps não vai fazer milagre, as configurações padrões da placa de rede já é o suficiente para você tirar o máximo dela, seja 1Gbps ou 2.5Gbps. 

Screenshot_1.png

Quando você conecta dois dispositivos entre sia velocidade de conexão do periférico mais lento sempre ira limitar o conjunto todo.

Para que a placa a conexão de rede do PC se comunique a 1000Mbps ou 1Gbps, como na imagem.

image.png

A placa de rede tem que ser padrão gigabit o roteador ou modem ou switch ou até mesmo outro computador precisa ser padrão gigabit.

O cabo de rede precisa ser no mínimo padrão "cat5e", e falando de cabo, ao comprar esse item você precisa se atentar porque existe o modelo com 2 pares de fios e o padrão com 4 pares de fios.

shopping?q=tbn:ANd9GcRIlGfKYOgE6haRjEUmX images?q=tbn:ANd9GcSTHRX6j4SXaiAz2c27SAv< Cabo de rede 4 pares de fios.

images?q=tbn:ANd9GcTrGpKqUuukmyTV5x0t4G7images?q=tbn:ANd9GcTicaB4GEAGO6dWwMQxFg9 < Cabo de rede 2 pares de fios

Para que o a conexão seja de 1Gbps é fundamental que seja o padrão 4 pares de fios (igual a da foto que você mandou), se o 4º fio, 5º fio, 7º fio  e 8º fio a conexão já cai para 100Mbps.

As vezes o PC, o modem e o cabos estão certinho, porém mesmo assim você não alcança a velocidade correta de conexão, porque as vezes ao ligar o cabo de rede, ele fica com um mau contato.

E para resolver, passe um limpa contato na entrada do cabo de rede e no conector RJ45 e se possível passe um cotonete, com cuidado para não danificar nada.

Esse problema seu eu simulei esse mesmo problema, para você ver que o mau contato no cabo limita a conexão de comunicação da placa de rede e 100Mbps.

Eu não sou muito bom para fazer vídeos mais da pra entender mais ou menos rsrs.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico  Obrigado pela resposta Edvaldo, deixei o like lá no vídeo! Compreendi que a conexão através da placa deve se ajustar para o maior valor naturalmente e realmente isso não me ajudou, como mostrei em outra foto minha conexão permanece em 100Mbps apesar da modificação p/ 2,5Gbps. Tenho um notebook velho e um cabo bem curto cat5e que testei a saída do modem diferente do problema encontrado pelo @Gabriel Torres , meu modem funciona 1Gbps, portanto meu problema não é o modem.

Testei alterar a porta LAN em que estava o cabo novo CAT5E e também conectei e desconectei várias vezes da placa de rede do pc, permanece em 100Mbps. Está grafado no cabo que ele é CAT5e e também possui os fios, porém sua conexão não atinge tal velocidade. Deixo a foto de comparação dos cabos como pergunta, existe mesmo diferença entre eles ou é porque o cabo é vagabundo mesmo? O cabo amarelo é o testado no notebook velho que atingiu 1 Gbps.

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@VictorSetim Boa noite

Esse seu problema de velocidade de conexão, aqui no forum na parte de rede tem uma porrada de gente com mesmo problema.

Essa configuração "Velocidades & Duplex" ela serve para limitar a velocidade de conexão em que a placa de rede se comunica com dispositivo, seja ele modem, roteador,  switch ou com outro computador.

Se você está se comunicando a 100Mbps, colocar em 1Gbps não vai fazer milagre, as configurações padrões da placa de rede já é o suficiente para você tirar o máximo dela, seja 1Gbps ou 2.5Gbps. 

Screenshot_1.png

Quando você conecta dois dispositivos entre sia velocidade de conexão do periférico mais lento sempre ira limitar o conjunto todo.

Para que a placa a conexão de rede do PC se comunique a 1000Mbps ou 1Gbps, como na imagem.

image.png

A placa de rede tem que ser padrão gigabit o roteador ou modem ou switch ou até mesmo outro computador precisa ser padrão gigabit.

O cabo de rede precisa ser no mínimo padrão "cat5e", e falando de cabo, ao comprar esse item você precisa se atentar porque existe o modelo com 2 pares de fios e o padrão com 4 pares de fios.

shopping?q=tbn:ANd9GcRIlGfKYOgE6haRjEUmX images?q=tbn:ANd9GcSTHRX6j4SXaiAz2c27SAv< Cabo de rede 4 pares de fios.

images?q=tbn:ANd9GcTrGpKqUuukmyTV5x0t4G7images?q=tbn:ANd9GcTicaB4GEAGO6dWwMQxFg9 < Cabo de rede 2 pares de fios

Para que o a conexão seja de 1Gbps é fundamental que seja o padrão 4 pares de fios (igual a da foto que você mandou), se o 4º fio, 5º fio, 7º fio  e 8º fio a conexão já cai para 100Mbps.

As vezes o PC, o modem e o cabos estão certinho, porém mesmo assim você não alcança a velocidade correta de conexão, porque as vezes ao ligar o cabo de rede, ele fica com um mau contato.

E para resolver, passe um limpa contato na entrada do cabo de rede e no conector RJ45 e se possível passe um cotonete, com cuidado para não danificar nada.

Esse problema seu eu simulei esse mesmo problema, para você ver que o mau contato no cabo limita a conexão de comunicação da placa de rede e 100Mbps.

Eu não sou muito bom para fazer vídeos mais da pra entender mais ou menos rsrs.

WhatsApp Image 2023-09-07 at 20.16.50.jpeg

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, VictorSetim disse:

Compreendi que a conexão através da placa deve se ajustar para o maior valor naturalmente e realmente isso não me ajudou, como mostrei em outra foto minha conexão permanece em 100Mbps apesar da modificação p/ 2,5Gbps

Fiquei confuso com esse texto. "Ajustar para o maior valor naturalmente" é o que acontece quando você deixa as configurações de duplex e velocidade em AUTO. E é isso que deve fazer.

Essas configurações adicionais servem para quando você precisa de uma conexão a uma velocidade menor que a esperada entre os dispositivos, como quando escreve software de rede e precisa testar um serviço ou um driver.

Não é para você ir lá e marcar a velocidade que quer. Seria como marcar que sua nota de 2 reais vale 50 e tentar convencer alguém do outro lado do caixa.

1 hora atrás, VictorSetim disse:

apesar da modificação p/ 2,5Gbps

Não mude. Deixe em Auto

Se tiver um switch 5G ou 10G por exemplo aí pode esperar conectar a 2.5 mesmo que seja com esse cabo Cat5E se for curtinho e não tiver muita interferência onde o link está. 

Com um roteador desses comuns e esse cabo deve ir sem problemas até 95+5m.

Se você tem outro cabo e outro micro faça o simples e teste 

• outro cabo com o mesmo micro
  • o mesmo cabo no outro micro

E veja o que o sistema reporta. Esses medidores de tráfego com a internet nada significam nesse contexto. E mesmo quando quer saber de fato sobre o tráfego com a internet precisa entender que esses programas transmitem nada para lugar nenhum. São dados que não são processados nem de um lado nem do outro. Só dados para gerar tráfego por menos de 30s.

Nada garante que seu dispositivo --- ou o que está do outro lado --- consigam transmitir ou receber essa taxa de dados.

E precisa considerar que na rede pode ter gente assistindo videos a 4K, 8K, baixando torrents com dúzias de seeders, fazendo outros downloads e coisas assim

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!