Ir ao conteúdo

Switch Intelbras Duplicando Rede Privada

Ir à solução Resolvido por User373737,

Posts recomendados

Postado

Na empresa em que eu trabalho nós temos a seguinte estrutura: 1 switch intelbras (que foi instalado a mais ou menos 2 anos) SG 5204 MR L2+, 1 Mikrotik, 1 Aker, 2 roteadores de provedores diferentes de internet e 1 servidor principal com windows server (máquina física) que abriga 2 máquinas virtuais dentro dele.

De modo geral, o meu problema é que alguma coisa está criando diferentes redes, ao todo eu tenho 23 máquinas e as conexões delas são feitas por cabeamento LAN (as máquinas são todas cadastradas em usuários do domínio privado da empresa, ou seja cada colaborador tem o seu próprio usuário e área de trabalho para que ele consiga usar em qualquer máquina dentro da empresa bastando apenas logar com o seu usuário e senha).

O problema está sendo que alguns computadores não estão conseguindo se conectar a rede do domínio, o padrão deveria ser algo como "dominiodaempresa.com.br" em todos os PC's porém em alguns está aparecendo como REDE1,REDE2,REDE3,REDE4,REDE5,REDE6,REDE12,REDE18 etc. E quando o computador não consegue realizar a conexão com a rede "dominiodaempresa.com.br" ele não consegue se conectar a área de trabalho do usuário e isso está gerando um grande transtorno.

Em suma eu pensei que poderia ser alguma coisa dando conflito de IP, talvez alguma máquina que estivesse com o mesmo IP do Switch e por conta disso ele estaria criando essas Redes aleatórias. Tendo isso em mente fiz a troca do IP do Switch porém nada adiantou, também pensei que pudesse ser alguma coisa no sentido de fluxo dele porém não tive nenhuma novidade. Reiniciei o servidor o principal com as máquinas virtuais, reiniciei o Switch, reiniciei os 2 roteadores porém não deu nenhuma diferença. 

Postado

É preciso ser bem metódico, tipo paranóico, para identificar esses problemas de rede. 

E ao procurar ajuda a nomenclatura passa a ser importante. E a descrição do ambiente em detalhes.

Com o que eu li eis o que posso dizer:

25 minutos atrás, User373737 disse:

(as máquinas são todas cadastradas em usuários do domínio privado da empresa, ou seja cada colaborador tem o seu próprio usuário e área de trabalho para que ele consiga usar em qualquer máquina dentro da empresa bastando apenas logar com o seu usuário e senha)

máquinas não são cadastradas em "usuários de domínio".  Máquinas são cadastradas no domínio. Usuários podem ser criados no domínio e partir daí abrir sessão em máquinas do domínio a partir de perfis de autorização que estão nos servidores do domínio

computadores não estão conseguindo se conectar a rede do domínio, o padrão deveria ser algo como "dominiodaempresa.com.br" em todos os PC's porém em alguns está aparecendo como REDE1,REDE2,REDE3,REDE4,REDE5,REDE6,REDE12,REDE18 etc. E quando o computador não consegue realizar a conexão com a rede "dominiodaempresa.com.br" ele não consegue se conectar a área de trabalho do usuário e isso está gerando um grande transtorno

Não existe exatamente isso de "rede do dominio". Se uma estação tem acesso a um servidor de domínio o usuário do domínio pode abrir sessão nessa estação. Isso pode ser através de uma VPN, de rotas complicadas ou de um simples cabo indo para o mesmo switch onde está conectado o roteador. Não precisa ser a mesma "rede". Basta ter acesso.

alguma coisa dando conflito de IP, talvez alguma máquina que estivesse com o mesmo IP do Switch e por conta disso ele estaria criando essas Redes aleatórias

Conflito de IP apenas vai impedir a conexão. E vai receber na estação uma mensagem bem objetiva. Essa nomenclatura de redes do Windows não é relevante. Importa ver se tem ou não um endereço IP na rede do servidor.

27 minutos atrás, User373737 disse:

também pensei que pudesse ser alguma coisa no sentido de fluxo dele porém não tive nenhuma novidade

Isso não sei o que significa

Citação

Switch Intelbras Duplicando Rede Privada

Isso também não entendo. A rede pública é uma só, a internet. E a rede privada "duplicada" seria outra rede IP privada, inteira, com o mesmo endereço?

Usa DHCP? Como é o DNS? As estações devem apontar o DNS para os seus servidores porque apenas lá vai ter registro no dominio. Tem um intervalo reservado para endereços fixos?

30 minutos atrás, User373737 disse:

a conexão com a rede "dominiodaempresa.com.br"

A conexão não é com a rede. Isso é um domínio e não uma rede. E é registrado em servidores DNS, públicos ou privados

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Problema resolvido, após sofrer muito eu descobri que o problema era algo básico.

Não tinha nada atrapalhando o funcionamento da rede, a única coisa que estava acontecendo em algumas máquinas era que estavam como prioridade o DNS do google 8.8.8.8 tendo isso em mente eu só inverti o DNS e coloquei como prioridade o DNS da rede e depois o DNS do google, fiz isso em todos os PC's e o problema foi resolvido.

Agora eu não consegui identificar o porque isso aconteceu em algumas máquinas, no principio pensei que pudesse ser algum bug do windows, porém elas possuem versões distintas (algumas tem Win11 outras Win10 profissional). O que penso é que teve alguma queda no fornecimento de internet de um dos provedores e por algum motivo de força maior as configurações de adaptador de rede lá no protocolo IPV4 estavam apontando para o DNS do google em alguns computadores e outros continuaram da mesma forma.

Enfim é isso, se alguém tiver um problema parecido isso foi o que resolveu o meu problema (lembrando que antes disso eu testei tudo, verifiquei se algum equipamento estava com o mesmo ip do MK pois isso da conflito também mas não era nada disso, reiniciei o Switch e quase refiz toda a configuração dele mas felizmente não foi necessário).

Postado
1 hora atrás, User373737 disse:

a única coisa que estava acontecendo em algumas máquinas era que estavam como prioridade o DNS do google 8.8.8.8 tendo isso em mente eu só inverti o DNS e coloquei como prioridade o DNS da rede e depois o DNS do google, fiz isso em todos os PC's e o problema foi resolvido

Muito bom

Em 08/09/2023 às 11:34, arfneto disse:

Usa DHCP? Como é o DNS? As estações devem apontar o DNS para os seus servidores porque apenas lá vai ter registro no dominio. Tem um intervalo reservado para endereços fixos?

Foi o que eu disse ontem.

Não respondeu às coisas que perguntei, afinal está tudo certo agora.

Mas lembro que uma das coisas a serem distribuídas via DHCP é o endereço de DNS. Em especial se roda servidores DHCP em seus servidores Windows porque aí tem o registro dinâmico no DNS. E deve fazer isso porque é mais prático. Se fizesse não teria sequer passado por esse problema.

Não deve deixar nada pra ser configurado máquina a máquina, mesmo que scripts de login sejam algo trivial.

estavam como prioridade o DNS do google 8.8.8.8

Qualquer servidor DNS hospedado em seu provedor deve ter latência muito menor que esses de Google ou CloudFare por exemplo. Tem dúvida? Meça: DNSBench.

que antes disso eu testei tudo, verifiquei se algum equipamento estava com o mesmo ip do MK pois isso da conflito

Claro que usar o mesmo IP vai dar conflito, mas não vai se conectar. Só isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!