Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

12V Vermelho na BIOS


Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Olá, Estou tendo um problema que vi quando fui entrar na BIOS da placa-mãe, a tensão da entrada de 12V estava com o valor vermelho marcando entre 4,5V e 5,5V. Também outro problema que, um Slot de memória RAM não esta funcionando, mas ambas memórias funcionam normalmente no outro slot.

Agora vou dar um pouco de contexto para o que possa ter ocasionado e gostaria da opinião de vocês, por gentileza. 

 

1. Tive problema com minha fonte recentemente (P550B Gigabyte) que quando fui ligar o pc, colocando na tomada normalmente como sempre fazia (não era ligado diretamente na tomada, passava primeiro por um estabilizador), veio um clarão e sons de faísca, estouro, saindo da fonte. Tirei da tomada imediatamente e não tentei ligar o Pc novamente. Levei em uma assistência e a conclusão foi que um capacitor e um chip torrou fazendo que a fonte não funcionasse mais.

2. Troquei a fonte (nzxt c650 650w bronze). Instalei ela respeitando os cabos e afins, porém quando entro na BIOS da placa-mãe vejo que o valor de 12V estava marcando tensões muito abaixo. Pensei inicialmente que poderia ser a fonte mas, fiz um teste com um multímetro no cabo de 12V e estava passando normalmente entre 11 e 11.8V. Ou seja Suspeito que seja algo na placa-mãe.

3. Computador liga normalmente, até agora não vi nada de diferente, apenas o fato de eu estar utilizando 8GB de RAM que atrapalha um pouco mas tirando isso, nada de diferente ao meu ver.

4. Retirei os estabilizadores e estou usando um Filtro de Linha Clamper 5 tomadas.

 

O que vocês acham? Levo em uma assistência, espero para comprar uma placa-mãe nova, uso o PC mas tomando cuidado para não estressar muito os componentes.

 

CONFIGS:

Intel® Core™ i3-9100F
Cooler Master Hyper 212 Spectrum RGB
Nvidia Galax EX Plus GeForce GTX 16 Series GTX 1650 4GB
Ram Viper Steel 8GB + Memória Crucial Ballistix 8GB (No caso estou usando apenas a Crucial Ballistix 8GB)
ASUS TUF H310M-Plus Gaming/BR
Fonte NZXT c650 650w bronze
Seagate BarraCuda, 2TB + HD 1TB
Kingspec-SSD M.2 2280 SSD M.2 512GB

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vinicius Moreira disse:

Retirei os estabilizadores e estou usando um Filtro de Linha Clamper 5 tomadas.

Sério, que em pleno século XXI você ainda usando estabilizador.

 

1 hora atrás, Vinicius Moreira disse:

Tive problema com minha fonte recentemente (P550B Gigabyte)

Não acredito que foi um problema, essa fonte é ruim mesmo, provavelmente ela estragou alguma peça do seu PC, sempre alerto aqui no fórum pra evitarem esse modelo da Gigabyte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui ligar a outra memória no outro slot, não fiz nada, apenas coloquei e funcionou. E agora a tensão está 1.8V na entrada de 12V.

 

Poderia ser mais especifico nos problemas que podem ir piorando? Queria uma resposta mais clara e mais detalhada, se possível, de alguém que tem mais conhecimento sobre este assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A medida confiável é a do multímetro. Os 12 volts tem uma tolerância, de 11,4 a 12,6 volts. Com 1,8 V o computador nem ligaria, é algum bug. Se está funcionando deixe quieto, mas usar estabilizador e fonte ruim pode ter comprometido a placa, agora não há o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardov disse:

A medida confiável é a do multímetro. Os 12 volts tem uma tolerância, de 11,4 a 12,6 volts. Com 1,8 V o computador nem ligaria, é algum bug. Se está funcionando deixe quieto, mas usar estabilizador e fonte ruim pode ter comprometido a placa, agora não há o que fazer.

Certo, vou continuar usando do mesmo jeito, já que no momento, não tenho como trocar nada ou resolver algum problema que a placa tenha.

Com certeza comprometeu algo, mas fazer o que né, aconteceu.  Aprender agora a não comprar fonte duvidosa e a não usar mais estabilizador kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!