Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um bom airflow para gabinete com frente fechada?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Galera, estava querendo comprar um gabinete coma  frente fechada pois acho mais bonito, mas sei q no quesito de airflow gabinetes desse tipo não são os melhores. O gabinete que estava vendo tem suporte para 6 fans: 2 em cima, 1 atrás e 3 na frente (mesmo tendo a frente fechada). Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de como posicionar as fans para garantir um melhor fluxo de ar dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, meu gabinete é um DeepCool CC560 Limited, preto, ele tem a frente fechada com pouquíssima entrada pra ar e tem as mesmas configurações do que você tem em mente, coloquei as 3 fans na frente puxando ar gelado, 2 em cima puxando o ar quente gerado pela placa-mãe, e um no fundo só pra puxar ar quente da placa-mãe/cpu fan, com essa configuração meu pc passou pouquíssimas vezes de 50ºC e olha que eu moro em Cuiabá, cidade que chega a 45ºC brincando...

 

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:tw_tounge_wink:

 

Serra-Copo-Diamantada-com-Haste-120-mm--

 

Sério, um cara usou uma destas num Aigo Darflash DK100, depois que descobriu que não é boa ideia comprar "frigobar" para montar PC. 😉 

 

Já nesse DeepCool CC560 a frente não é toda fechada, considerando que um "mesh" reduz o airflow em ~50%, ele ainda tem uns ~25% de entrada de ar, nesse caso é usar fans com bom CFM e pressão. 

 

O NZXT 500 tem a frente toda fechada, mas tem uma grade de entrada de ar na lateral direita - na frente da posição dos fans, então ainda tem algum airflow. O NZXT H5 FLOW é a versão melhorada, com a frente em mesh, que reduz a temperatura em ~10 graus. Então se faz questão de modelo frente fechada, veja que tenha a entrada de ar pela lateral.

 

 

gabinete-nzxt-h500-ca-h500b-b1-vidro-tem

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pedroou disse:

Qual o modelo do gabinete? Coloca o link aí.

Para falar a verdade, ainda n tenho um modelo em mente, mas gostaria de um branco

15 horas atrás, 1lokos disse:

:tw_tounge_wink:

 

Serra-Copo-Diamantada-com-Haste-120-mm--

 

Sério, um cara usou uma destas num Aigo Darflash DK100, depois que descobriu que não é boa ideia comprar "frigobar" para montar PC. 😉 

 

Já nesse DeepCool CC560 a frente não é toda fechada, considerando que um "mesh" reduz o airflow em ~50%, ele ainda tem uns ~25% de entrada de ar, nesse caso é usar fans com bom CFM e pressão. 

 

O NZXT 500 tem a frente toda fechada, mas tem uma grade de entrada de ar na lateral direita - na frente da posição dos fans, então ainda tem algum airflow. O NZXT H5 FLOW é a versão melhorada, com a frente em mesh, que reduz a temperatura em ~10 graus. Então se faz questão de modelo frente fechada, veja que tenha a entrada de ar pela lateral.

 

 

gabinete-nzxt-h500-ca-h500b-b1-vidro-tem

 

 

 

 

Ou mano, tem como traduzir para a linguagem leiga? kkkkk

17 horas atrás, Matheus Montesuma disse:

Opa, meu gabinete é um DeepCool CC560 Limited, preto, ele tem a frente fechada com pouquíssima entrada pra ar e tem as mesmas configurações do que você tem em mente, coloquei as 3 fans na frente puxando ar gelado, 2 em cima puxando o ar quente gerado pela placa-mãe, e um no fundo só pra puxar ar quente da placa-mãe/cpu fan, com essa configuração meu pc passou pouquíssimas vezes de 50ºC e olha que eu moro em Cuiabá, cidade que chega a 45ºC brincando...

 

image.png

tipo assim?(ignore as medidas)
image.thumb.png.1821f0740bbfa6b688b51bd95d9b278d.pngimage.thumb.png.232a72a79c97a33ef0e204f60bce170b.pngimage.thumb.png.579f1b27230597ec91c831c47132695e.png

Mas nesse caso, como as fans frontais iriam puxar ar se a parte frontal é fechada?

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Pedroou disse:

Se você ainda não comprou, não compre algum com frente totalmente fechada. 

Você pode comprar um com fans na laterais de resolver desembolsar uma boa quantia. Por exemplo, o Pichau HX600

é q pra falar a vdd, esse gabinete mt feio kkkkk

56 minutos atrás, Pedroou disse:

Se você ainda não comprou, não compre algum com frente totalmente fechada. 

Você pode comprar um com fans na laterais de resolver desembolsar uma boa quantia. Por exemplo, o Pichau HX600

e outra, é meio fora do meu orçamento, pois além de ser mais caro n vem fans

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, 1lokos disse:

Posta o link do gabinete que você gosta, assim dá para dar opinião mais embasada.

O que acha desse? Pelo que pesquisei, ele possui entrada de ar na lateral e suporte para 6 fans

https://www.mercadolivre.com.br/gabinete-gamer-tgt-skylancer-mid-tower-atx-lateral-vidro/p/MLB23190328?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic&from=gshop

 

Tem esse outro, que também possui entrada de ar lateral mas suporte para apenas 5 fans

https://www.kabum.com.br/produto/472649/gabinete-gamer-redragon-blackbird-mid-tower-RGB-atx-lateral-vidro-temperado-branco-gc-708wh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Felipovisk22 disse:

Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de como posicionar as fans para garantir um melhor fluxo de ar

Com certeza vai ter que provocar uma pressão negativa, já que entra pouco ar na frontal.

Ou seja, resumindo: só em cima , com ar saindo e na traseira, com ar saindo também.

Mas diga o modelo desse gabinete aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Com certeza vai ter que provocar uma pressão negativa, já que entra pouco ar na frontal.

Ou seja, resumindo: só em cima , com ar saindo e na traseira, com ar saindo também.

Mas diga o modelo desse gabinete aí.

Os dois que eu havia mandado o link são:
Skylancer TGT-SKL-WT01 e Redragon GC-708WH

1 hora atrás, PedraX disse:

Com certeza vai ter que provocar uma pressão negativa, já que entra pouco ar na frontal.

Ou seja, resumindo: só em cima , com ar saindo e na traseira, com ar saindo também.

Mas diga o modelo desse gabinete aí.

você poderia me explicar melhor esse papo de pressão negativa?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre os dois pegue o  Redragon GC-708WH, dá para ver que a grelha lateral é vazada, no TGT parece que não é - tem modelos parecidos que não é; e também, o RedDragon é maior, suporta VGA até 345mm de comprimento.

 

Agora se essa grelha pequena vai conseguir evitar que fique quente ou não depende do hardware (CPU, VGA...) que pretende usar nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, 1lokos disse:

Entre os dois pegue o  Redragon GC-708WH, dá para ver que a grelha lateral é vazada, no TGT parece que não é - tem modelos parecidos que não é; e também, o RedDragon é maior, suporta VGA até 345mm de comprimento.

 

Agora se essa grelha pequena vai conseguir evitar que fique quente ou não depende do hardware (CPU, VGA...) que pretende usar nele.

Pretendo usar um Ryzen 5 5600 e uma gtx1650, que não são peças muito quentes até onde sei. O que acha dessa configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Felipovisk22 disse:

você poderia me explicar melhor esse papo de pressão negativa?

Pressão negativa é um efeito "aspirador de pó", é quando você provoca a saída do ar de um recipiente.Já a pressão positiva é o contrario, você coloca ar em um recipiente( e aumenta a pressão).

 

13 horas atrás, Felipovisk22 disse:

Skylancer TGT-SKL-WT01 e Redragon GC-708WH

Os dois são ruins, mas porque você insiste em gabinete com frontão fechado? Dependendo da configuração aí você vai ter uma baita dor de cabeça no verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se insiste na frente fechada, este aqui pelo menos permite remover facilmente o painel frontal quando a "chapa esquentar'.

 

GABINETE GAMER XPG INVADER

 

invader-whcww2.jpg

 

Tem espaço entre o painel e a frente para alguma entrada de ar e tem local para instalação instalação de WC 240mm na lateral direita,o que sem, vai permitir entrada de ar adicional, fans de admissão ali é mais provável que mais atrapalhe do que ajude.

 

pi_feature_image_4.jpg

 

O Pichau Pouter 3 é similar - tem a frente fechada por um acrílico branco translúcido, mas fácil de remover.

 

Cougar Purity - tem a frente fechada e "enfeitada", com uma entrada de ar pelo lado esquerdo, onde tem os LEDs, e a "porta" na  frente pode ser removida, mas é de encaixe, mais chato de tirar. 

 

385pc4000025.jpg

 

 

 

Citação

... efeito "aspirador de pó"

 

Consegue isso colocando apenas fans como exaustão, tipo em cima e na traseira, com a pressão interna negativa a pressão atmosférica empurra ar (e poeira) para dentro por todas as frestas e o gabinete vira literalmente um aspirador de pó, vai ter que "esvaziar o saco coletor" de tempos em tempos. 🤣

 

Esse efeito é comum em gabinetes antigos, quando não se levava airflow em consideração, como tem apenas a fonte movimentando ar - expulsando; cria pressão interna negativa, e a poeira acumula.

 

316-3161989_dirty-computer-case-inside-c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, 1lokos disse:

Se insiste na frente fechada, este aqui pelo menos permite remover facilmente o painel frontal quando a "chapa esquentar'.

 

GABINETE GAMER XPG INVADER

 

invader-whcww2.jpg

 

Tem espaço entre o painel e a frente para alguma entrada de ar e tem local para instalação instalação de WC 240mm na lateral direita,o que sem, vai permitir entrada de ar adicional, fans de admissão ali é mais provável que mais atrapalhe do que ajude.

 

pi_feature_image_4.jpg

 

O Pichau Pouter 3 é similar - tem a frente fechada por um acrílico branco translúcido, mas fácil de remover.

 

Cougar Purity - tem a frente fechada e "enfeitada", com uma entrada de ar pelo lado esquerdo, onde tem os LEDs, e a "porta" na  frente pode ser removida, mas é de encaixe, mais chato de tirar. 

 

385pc4000025.jpg

 

 

 

 

Consegue isso colocando apenas fans como exaustão, tipo em cima e na traseira, com a pressão interna negativa a pressão atmosférica empurra ar (e poeira) para dentro por todas as frestas e o gabinete vira literalmente um aspirador de pó, vai ter que "esvaziar o saco coletor" de tempos em tempos. 🤣

 

Esse efeito é comum em gabinetes antigos, quando não se levava airflow em consideração, como tem apenas a fonte movimentando ar - expulsando; cria pressão interna negativa, e a poeira acumula.

 

316-3161989_dirty-computer-case-inside-c

entendi, obrigado pela explicação. Gostei bastante do polter 3 da pichau, do jeito q eu queria e pelo menos tem uma solução pro problema do mini forno. Valeu ai, acho q encontrei o gabinete ideal

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

No Pouter 3 o painel frontal é mantido no lugar por imas, fácil de remover se precisar. 😉 

  • "... Possuindo um design futurista e robusto, este gabinete possui a lateral e a frontal de vidro temperado com encaixe magnético,"

bom saber mano, realmente o q eu precisava, valeu demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!