Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando pode ser o SSD?


Posts recomendados

Boa noite. Tudo bem com vocês? 

O meu PC nas últimas semanas começou a reiniciar ou desligar sozinho. Quando ele simplesmente só DESLIGAVA ele só voltava a ligar quando eu retirava a bateria CMOS da placa-mãe para o reset da BIOS. E isso ocorria de modo aleatório, tinha vezes que o PC ficava 2 horas ligado e depois "morria" e tinha vezes que ficava 2 dias ligado direto sem apresentar nenhum problema. Observei também que algumas vezes o Windows congelava funcionando apenas o ponteiro do mouse.

Resolvi testar a Placa de Vídeo e o Processador... Fiz testes de stress pelo AIDA64 e Heaven Benchmark e eles passaram um bom tempo no 100% de uso e tanto o Processador quanto a Placa de Vídeo ficavam alternando entre 72 ~ 80 graus, sem desligamentos.
Acredito que a temperatura das duas estejam "OK", já que quando não estão em uso máximo o Processador fica em 55 graus e a a Placa de Vídeo a 45 graus.

Fiz teste nas duas memória com o Diagnóstico de Memória do Windows e o Memtest86 e parecia estar tudo normal... Cheguei também a testar o meu PC somente com uma das memórias e mesmo assim ele continuou com o problema.

Quando cheguei no SSD fiz o teste primeiro no CrystalDisk e dizia estar saudável, já no HDTune ele alarmou temperatura crítica (57graus) conforme no print e o teste no benchmark do próprio HDTune a velocidade do SSD oscilou muito chegando aos 3.4mb/s mínimo
e máximo 400mb/s (na hora do teste eu deixei apenas o HDTune rodando).


O meu PC ficar reiniciando e desligando poderia ser problema no SSD? Agradeço qualquer ajuda 🙂


Obs.: Em jogos muito pesados algumas coisas demoravam a renderizar ou simplesmente não renderizavam ou ficava simplesmente travando demais até mesmo em jogos que não estavam no SSD. Não sei se essa informação vai ajudar em algo, mas pelo que vi pode ser problema relacionado ao SSD. Me corrijam se eu estiver errado pfvr

/Meu PC/
Processador: Ryzen 5 5600x
Placa de Vídeo: RTX 2060
placa-mãe: TUF B450M Pro Gaming
Fonte: Corsair CV650
memória RAM: Corsair Vengeace 2x8GB de 3200Mhz




 

benchmark.png

critical hard disk temperature.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucius Artorius Castus ,

  • Dúvidas: Você fez verificação da montagem das peças? E você fez alguma limpeza no pc?
  • Verificou se fonte está funcionando corretamente: Cooler funcionando e puxando ar(pode ser sujeira). Testou também com outra fonte para verificar se apresenta o defeito?
  • O SSD é aquele NVMe? Qual marca e tempo de uso que ele tem?
  • Qual a versão do windows está usando 10 ou 11?
  • Verifique se há atualização de windows pendente e drivers? O seu windows não é modificado(lite,gamers e outros)?

 

"A Microsoft liberou uma nova atualização para o Windows 11, desta vez focada em corrigir os problemas de performance das SSDs NVMe – que iniciaram ainda no mês de março de 2023 com a versão KB5023778. O erro causava um declínio de até 50% de sua velocidade, provocando diversas reclamações pelos usuários – ao menos não antes da chegada do update." Data da noticia: 15/08/2023 - visto no adrenaline.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp Opa, cara. Beleza? 

Eu cheguei a retirar as peças do Gabinete e remontar afim de verificar se não tinha nada mal encaixado e também limpar, mas o erro persistiu. 
Não cheguei a testar com outra fonte pois não tenho, mas ela não apresenta ruídos, coolers funcionando perfeitamente e está bem limpa, além de ter apenas 8 meses de uso.
O SSD é um KingSpec P3-512 de 512GB, não é um NVMe. O tempo de uso dele é de quase 70 dias(anexei o print)
A versão do meu Windows é 10 e ele não é modificado. Já fiz também todas as atualizações de drivers
 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucius Artorius Castus ,

Se tiver condições eu recomendo fazer teste com outra fonte. Porque as vezes são as tensões de um fio pode esta ruim enviando a mais ou menos. Isso só vendo pelo multimetro.

  • No seu pc antes da tomada tem filtro de linha?? Já tentou mudar de tomada ( do local onde ele fica)?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaze_jp

Uso filtro de linha, já testei em outros dois que tenho aqui e também já usei o PC em outro local em outra tomada e o problema ainda persiste. 

Assim que possível vou fazer o teste com outra fonte.

Notei também que tive congelamentos no Windows e travamentos quando uso alguns programas e até mesmo em jogos. Tentei a formatação do SSD a uma semana atrás e mesmo assim esses travamentos continuam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!