Ir ao conteúdo

Jogos ficam saindo sem motivo aparente máquina boa

Ir à solução Resolvido por ThSoulz,

Posts recomendados

Postado

Pessoal bom dia! 

Eu estou tendo um problema, que não estou conseguindo resolver sozinho de maneira alguma... Eu tenho montado uma máquina, meu filho praticamente, a 3 anos, já investi uma boa grana e tal, visando jogos de última geração, edição de vídeo, produção musical e streaming. Ainda não comecei a fazer streaming, a edição de vídeo e produção musical estão ok, mas os jogos de última geração eu dificilmente estou conseguindo jogar. Troquei de processador de um Ryzen 5 1600 para um Ryzen 7 5700X recentemente, estou tentando jogar Starfield e o jogo até começa e tal, com os gráficos no high rodando a 80 FPS, mas chega numa cena ainda no início do jogo e ele trava e sai... 

A mesma coisa tem acontecido com CyberPunk 2077, Forza Horizon 5, Days Gone... Eles entram rodam no máximo 10 minutos e fecham... Eu to quase perdendo a cabeça já kkkkkk pois a minha configuração deveria rodar esses jogos tranquilamente... 

Alguém tem alguma noção do que pode estar acontecendo? 

DETALHE: Já formatei, já reinstalei o driver de vídeo umas 2 vezes, já fiz varredura nos discos de armazenamento, já reinstalei os jogos várias vezes... O problema persiste! 

A temperatura dos componentes está OK, a integridade da memória RAM está ok... Olha sinceramente... Estou perdido!

Postado

@ThSoulz Bom dia, não conseguiu visualizar nenhuma mensagem de erro? no relatório de problemas do windows aparece algo? ou os próprios jogos geram logs de erros.

De toda forma é algo complicado, pode ser qualquer coisa, desde conflito de driver a algo físico.

Recentemente surtei com o Valorant, até descobrir que o problema era o Sonic Studio que conflitava com anticheat e bugava o jogo...

• Membro VIP
Postado

Meu computador dava isso também, eu formatava e os travamentos parava, fiquei passando essa raiva por uns 2 anos até descobrir que meu HD (que nem sei que idade tinha), quando atingia certo GB de uso (conforme eu ia baixando os jogos), ele não funcionava normalmente e começava a travar meus jogos e a apresentar problemas, na época eu fiz de tudo e até rodei o crystal disk para ver como estava a saúde dele e aparecia "saudável", mas realmente era ele, só foi parar quando eu comprei um SSD NVMe para colocar no meu pc e usei apenas ele, não tô dizendo que possa ser seu caso, mas na época eu também achei que era tudo isso que você disse, comprei até um kit mais atualizado achando que era meu processador antigo que estava ficando obsoleto e continuei com o mesmo problema até trocar o HD defeituoso.

Postado

@Vitoria Gabriela Mas Vitória... Eu comprei um SSD Sata só pra jogos, e o HD que eu estava usando é um da Seagate novo... E os jogos mais antigos, até 2018 rodam normalmente atingem 120 FPS no ultra lisinho, sem esquentar... os problemas estão nos jogos de 2020 pra cá...

Curiosamente, eu conseguia rodar o CyberPunk 2077 antes de atualizar meu CPU, mas depois que troquei nem ele roda mais...

Postado
3 minutos atrás, ThSoulz disse:

Putz será que é a fonte?

Provavelmente, essa fonte é de baixa qualidade e de projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo, sendo assim inadequada para placas de videos e processadores modernos.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, ThSoulz disse:

@Vitoria Gabriela Mas Vitória... Eu comprei um SSD Sata só pra jogos, e o HD que eu estava usando é um da Seagate novo... E os jogos mais antigos, até 2018 rodam normalmente atingem 120 FPS no ultra lisinho, sem esquentar... os problemas estão nos jogos de 2020 pra cá...

Curiosamente, eu conseguia rodar o CyberPunk 2077 antes de atualizar meu CPU, mas depois que troquei nem ele roda mais...

Com você falando assim então realmente é como os demais estão falando, é a Fonte, eu nunca ouvi falar dessa fonte que você falou que usa... e Fonte de computador é uma das coisas que NUNCA se deve economizar, pois dependendo da qualidade, se comprar uma fonte bomba, ela pode queimar até seus componentes, o "feijão com arroz" das Fontes para PC são fontes da Corsair, são 5 anos de garantia que a Corsair oferece, tenho uma fonte da Corsair CX750F e não me arrependo da compra, comprei quando os preços estavam altos, foi 700 reais, creio que hoje em dia deve estar mais barato mas ela está suprindo de sobra meu R5 3600 e RTX 3060, creio que uma fonte de 650w de boa qualidade iria te suprir perfeitamente.

Postado
27 minutos atrás, ThSoulz disse:

@Tiberio Existe algum método de teste para verificar essa possibilidade? Só pra garantir, afinal eu já investi uma boa grana no bicho e se puder protelar essa troca era bom kkk

O teste a ser feito seria pegar uma fonte decente emprestada pra ver se resolve.

Postado
2 minutos atrás, ThSoulz disse:

@Tiberio Obrigado pela dica, infelizmente eu não conheço ninguém que teria uma fonte mais avançada, o certo seria levar numa assistência então...

Só cuidado que tem muitas "acistências" que só tem a venda fontes bombas ai fica difícil....

• Haha 1
  • Moderador
Postado
39 minutos atrás, ThSoulz disse:

Existe algum método de teste para verificar essa possibilidade? Só pra garantir, afinal eu já investi uma boa grana no bicho e se puder protelar essa troca era bom kkk

Pense assim, mesmo que esse problema específico não seja a fonte, de qualquer forma convém bastante você ter uma fonte de qualidade nesse setup seu.

Além da Super Flower já recomendada anteriormente, outras possibilidades seriam:

Agora, supondo que o problema não fosse a fonte, eu olharia melhor pra essas memórias e placa-mãe. Eu sei que você disse que a integridade estava ok, mas talvez você queira dar uma limpada nos contatos dessas memórias com álcool isopropílico e ver se resolve alguma coisa.

Outra coisa seria a placa-mãe, chipset A320 é bem modesto para o seu processador atual que é um Ryzen 7 5700X, não descarto a possibilidade da placa-mãe não estar aguentando a demanda do processador. Pra confirmar isso você poderia fazer testes de estresse, por exemplo com o programa Aida64. Se não der nenhum problema no teste de estresse de CPU, é sinal de que a placa-mãe não é culpada.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Interessante! Eu realmente acho que não é a fonte, pois eu li boas recomendações dela nos reviews, e vídeos que pesquisei, embora eu entenda que minha GPU é bastante exigente, e os dois HDDs podem estar sobrecarregando. 

Sobre o teste de estresse, eu vou fazer com o Aida64 assim como me recomendou.

Gente vocês são demais! Diria que são anjos da internet hahaha! Eu vou ficar mais ativo neste fórum, que conheço desde 2003, meu desejo é ser como vcs um dia, vou aprimorar meus conhecimentos para poder ajudar quem precisa, pois uma das piores sensações é se sentir perdido e refém de assistências duvidosas e inescrupulosas!  

Postado

Pessoal, no caso eu não vou conseguir trocar de fonte ou placa-mãe no momento pois investi no CPU e no SSD... Na opinião de vcs, existe alguma opção paliativa para o momento? Qualquer coisa que não venha danificar ou ameaçar minha GPU ou o CPU?

Também gostaria de saber sugestões de placa-mãe que vcs me recomendariam para suportar este processador sem apresentar instabilidade

• Moderador
Postado
12 minutos atrás, ThSoulz disse:

MSi é boa?

Essa MSI específica eu sei que é boa, você não encontra melhor por esse preço.

13 minutos atrás, ThSoulz disse:

Eu sempre usei ASUS, tava pesquisando uns modelos aqui e vi a B550, acha que também seria uma boa?

Qual o modelo? A ASUS tem muitas placas-mãe com chipset B550, assim como toda fabricante. Tudo vai depender do quanto você estaria disposto a gastar também, eu recomendei uma que é um bom custo-benefício, mas ainda sendo uma placa-mãe com muitos recursos.

Postado

@Batata Defumada

placa-mãe ASUS Prime B550M-A, AMD AM4, mATX, DDR4

Essa aqui. 

A propósito, @Batata Defumada, você teria alguma recomendação para que eu consiga rodar os  jogos usando esta config atual? Pois como eu disse, não tenho condições de trocar a placa-mãe ou a fonte por enquanto devido ao alto investimento que fiz no CPU e no SSD... Algum macete, dica ou gambiarra? rsrs

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, ThSoulz disse:

placa-mãe ASUS Prime B550M-A, AMD AM4, mATX, DDR4

Muito básica essa aí, a MSI que eu citei é muito superior no quesito VRM e dissipação de calor, tem mais recursos também.

5 minutos atrás, ThSoulz disse:

você teria alguma recomendação para que eu consiga rodar os  jogos usando esta config atual?

Não tem jeito, precisa descobrir o que tá acontecendo de errado com seu computador, se é a placa-mãe não aguentando o Ryzen, se é a fonte, se são as memórias, o mais importante pra rodar bem os jogos você já tem, que são processador e placa de vídeos fortes.

Postado

@Batata Defumada Entendi, compensa então eu anunciar a minha A320 junto com o Ryzen 5 1600, e comprar essa que você me indicou.

Mesmo assim não vou poder fazer isso agora, então vou tentar de todas as maneiras aproveitar essa config minha atual pelo menos pra jogar Starfield kkkk

O único modo de saber se o problema está na fonte, seria testando com outra? Será que verificando a tensão enviada aos componentes não teria como ter uma noção?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!