Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows ficando extremamente lento do nada


Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Ultimamente, quando vou jogar algo, o FPS fica lá na casa dos 60 FPS, mas em algum momento da jogatina, ele cai brutamente e fica 15 FPS, e isso não é apenas no jogo, é no PC inteiro. Isso tem acontecido quando eu decido apertar ALT + TAB (não de primeira, demora algum tempo pra isso ocorrer), para sair da janela do jogo e ir em outra janela aberta no computador. Não sei ao certo se o Alt Tab é realmente este o problema, pois eu estava jogando Rainbow Six Siege hoje e caiu de 60 para 15 FPS, do nada. 

 

Já tentei fazer verificação de disco pelo CMD, formatei o Windows 11 Home e limpar os arquivos temporários, nada resolveu. Estou suspeitando de que o problema seja no Windows 11 ou no hardware, pois comprei este notebook em maio deste ano e só agora, em setembro, que começou a acontecer este problema. Troquei pro Windows 10 e continuou a mesma coisa.

 

Especificações do hardware:

 

- Notebook Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100

- Processador: AMD Ryzen 5 5500U

- Placa de vídeo integrada: AMD Radeon Vega 7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes tenho um SSD de 256 GB, no qual o Windows fica instalado, e um HDD de 500 GB, que costumo colocar os jogos mais pesados. Tenho 8 GB de RAM e deixo o mínimo possível de programas abertos, tanto em janelas e tanto em segundo plano, somente o jogo e o Discord abertos.

 

Atualmente, tem 188 GB livres de 237 GB no SSD e 201 GB livres de 465 GB no HDD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, YangNiek disse:

Tenho 8 GB de RAM

O problema é esse.. Nesse 8Gb uma parte ainda tá sendo usada para o Vídeo da Vega 7.. Logo acredito que voce tenha em 6GB de memória...

 

Com essa quantidade de memória possivelmente o Windows vai ficar fazendo paginação da memória com o disco o tempo todo.. cade vez que isso acontece o FPS vai lá pra baixo.

 

Instale o Afterbuner e coloque pra mostrar quanto de memória de Vídeo e memória RAM está usando...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Tarde

 

Nem deveria ser mais vendido notebook com menos de 16Gb, e como falaram esse vídeo integrado Vega 7 já pega uma quantidade de memória considerável e no final só resta por volta de 6Gb.

Pra jogo o mínimo de memória é 16Gb.

Pra resolver seu problema eu colocaria um pente de 16Gb DDR4, está só 193 reais muito barato, no final das contas você vai ficar por volta de 22Gb livres para uso (2Gb vai para VRAM mais ou menos).

E com o calor que está fazendo a temperatura do processador e GPU vai nas alturas, então instalaria uma base para notebook.

D_NQ_NP_2X_656879-MLA48923709953_012022-

D_NQ_NP_2X_685997-MLB70137767524_062023-

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes

 

Antes do desempenho despenca:

 

image.thumb.png.93b223b4843f86d9970ecb792225ac88.png

 

Depois do desempenho despencar:

 

2023-09-26(4).thumb.png.d346314d3b2237ceded197e41eba80eb.png

 

OBS: O jogo aberto é Star Wars Battlefront 2 e está minimizado.

@Edvaldo J. Frederico acredito que seja mesmo o calor que está fazendo, porque antes nunca tinha acontecido isso, e essa perde de desempenho costuma acontecer ao dia, pois não acontece na madrugada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, YangNiek disse:

@bngomes

 

Antes do desempenho despenca:

 

image.thumb.png.93b223b4843f86d9970ecb792225ac88.png

 

Depois do desempenho despencar:

 

2023-09-26(4).thumb.png.d346314d3b2237ceded197e41eba80eb.png

 

OBS: O jogo aberto é Star Wars Battlefront 2 e está minimizado.

@Edvaldo J. Frederico acredito que seja mesmo o calor que está fazendo, porque antes nunca tinha acontecido isso, e essa perde de desempenho costuma acontecer ao dia, pois não acontece na madrugada. 

Isso mesmo, mais compre os dois itens que te passe que o uso de memória está muito elevado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, YangNiek disse:

@bngomes estou planejando trocar faz tempo, mas o dinheiro tá curto. Agradeço pelas informações!

@Edvaldo J. Frederico tu recomenda a memória RAM 16 GB DDR4 da Crucial? Eu tava vendo umas no AliExpress e, quem comprou uma dessas, relatou tela azul.

@Sterzinha stabilitytest.thumb.png.487a21c45fd92331acaba430d6ad65fb.png

Comprei a um ano ou mais dois pentes de 16Gb DDR4 3200 da Crucial pelo AliExpress pra por no meu notebook e nunca tive um travamento ou tela azul.

Prefiro pegar memória crucial, Corsair, Kingston, patriot, do que essas marcas estranha do chinês.

A uns 2 meses atrás peguei dois pentes de 8Gb DDR4 3600 da Kingston para por no meu desktop e me arrependi um pouco, o Windows 11 é devorador de memória RAM, memória a mais sempre vai bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!