Ir ao conteúdo

Fonte Corsair CV 650 suporta Ryzen 5 5600 e Radeon RX 6750XT?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou querendo trocar minha RTX 2060 por uma rx 6750 xt, a minha dúvida é que eu tenho uma fonte CV650 80 Plus Bronze da Corsair e eu estou preocupado que ela não dê conta.

Vocês acham que eu devo trocar ou posso manter essa fonte tranquilamente ? abaixo a minha futura config:

Ryzen 5 5600

Rx 6750 xt msi 

4 x 8 gb de ram DDR4

2 x SSD 

Fonte CV650 80 Plus Bronze

Agradeço desde já pela atenção.

• Moderador
Postado

@Gabriel Graciolli Olá amigo, tudo bem?

Permita-me discordar do outro amigo acima, a linha CV da Corsair é uma linha entrada / intermediária (Salvo engano, é considerada uma Tier D), não apresenta construção e componentes de qualidade para configurações focadas em maior desempenho e a RX 6750XT exige uma boa fonte, não só do ponto de vista de potência (já que 650W são suficientes), mas no quesito qualidade de construção e componentes para oferecer a segurança necessária ao hardware.

Recomendo que faça a substituição dessa fonte, indico a Super Flower LEADEX III ARGB 650W, ótima fonte, moderna e muito segura, adequada para sua configuração e até vai estar preparado para futuros upgrades.

Abraço!

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, guilherme_dr disse:

@Gabriel Graciolli Olá amigo, tudo bem?

Permita-me discordar do outro amigo acima, a linha CV da Corsair é uma linha entrada / intermediária (Salvo engano, é considerada uma Tier D), não apresenta construção e componentes de qualidade para configurações focadas em maior desempenho e a RX 6750XT exige uma boa fonte, não só do ponto de vista de potência (já que 650W são suficientes), mas no quesito qualidade de construção e componentes para oferecer a segurança necessária ao hardware.

Recomendo que faça a substituição dessa fonte, indico a Super Flower LEADEX III ARGB 650W, ótima fonte, moderna e muito segura, adequada para sua configuração e até vai estar preparado para futuros upgrades.

Abraço!

Mas será que eu consigo usar ela por uns 2 - 3 anos sem dar problema ? 

Estou perguntando pois meu maior medo e de dar problema e no momento ta complicado comprar uma fonte nova.

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, Gabriel Graciolli disse:

Mas será que eu consigo usar ela por uns 2 - 3 anos sem dar problema ? 

Estou perguntando pois meu maior medo e de dar problema e no momento ta complicado comprar uma fonte nova.

Pode usar sim, ela vai aguentar em termos de potência, mas indico trocar logo, afinal tudo que não quer é ter problemas no restante do hardware por não comprar uma fonte adequada a ele.

Recomendo que não deixe o PC ligado sem utilizar durante o tempo que estiver com essa fonte e faça uso de um filtro de linha como o iClamper Energia 5, vai ajudar a proteger um pouco a mais.

Uma opção mais barata de fonte seria a MSI MAG A650BN, mas no seu lugar eu realmente faria o investimento na Super Flower, pois o salto de qualidade é grande e como eu disse, estará preparado para o futuro, numa possível troca da CPU por exemplo, sem precisar gastar novamente com fonte.

Abraços!

Postado

@guilherme_dr Dei uma olhada no link que você passou e encontrei esta fonte Fonte XPG Kyber SuperFrame, 750w, 80 Plus Gold, Com conector PCIe 5.0, PFC Ativo, KYBER750G BK C BR (terabyteshop.com.br).

Acho que compensa ? se eu vender a CV650 eu consigo comprar ela e é da XPG se não me engano

Postado

Pessoal, estava considerando trocar minha fonte atual ( CV650 80 plus bronze ) por esta que eu encontrei na terabyte sendo a top 1 vendida Fonte XPG Kyber SuperFrame, 750w, 80 Plus Gold, Com conector PCIe 5.0, PFC Ativo, KYBER750G BK C BR (terabyteshop.com.br).

Sei que a XPG é uma marca conceituada quando se trata de fonte, mas queria saber por vocês se vale a pena.

Postado

Primeiro de tudo, não dê dinheiro para a Tera.

Segundo, para que trocar a fonte? Porque a princípio, só precisaria se a sua atual explodiu ou se você comprou uma RTX 4090.

Por fim, a XPG é bem conceituada, exceto que foi pega com a boca na botija alterando fonte e entregando um produto inferior para o mercado brasileiro. Evite comprar.

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Gabriel Graciolli Eu sinceramente não vejo razão para trocar a sua fonte atual... A CV é uma fonte de entrada, mas entrega o que promete com segurança. O consumo da sua máquina vai ficar muito longe do limite da fonte e sequer vai forçá-la, mesmo com a RX 6750XT.

• Curtir 2
Postado

8 horas atrás, Imakuni disse:

Primeiro de tudo, não dê dinheiro para a Tera.

Segundo, para que trocar a fonte? Porque a princípio, só precisaria se a sua atual explodiu ou se você comprou uma RTX 4090.

Por fim, a XPG é bem conceituada, exceto que foi pega com a boca na botija alterando fonte e entregando um produto inferior para o mercado brasileiro. Evite comprar.

Eita, não sabia desse ''pequeno'' detalhe, eu só tinha visto críticas boas em relação a marca, que pena.

Eu queria trocar para ter paz de espírito mesmo, fica tranquilo sabendo que não vou ter que trocar daqui 1 ano ou mais.

Postado
Em 30/09/2023 às 03:59, Imakuni disse:

Em 30/09/2023 às 13:25, Imakuni disse:

Não precisa esse stress, continue usando sua fonte até ela explodir. Não há motivo para acreditar que vá morrer logo.

Em 30/09/2023 às 05:16, KairanD disse:

Eu sinceramente não vejo razão para trocar a sua fonte atual... A CV é uma fonte de entrada, mas entrega o que promete com segurança. O consumo da sua máquina vai ficar muito longe do limite da fonte e sequer vai forçá-la, mesmo com a RX 6750XT.

assino embaixo dessas frases!!!!.. pessoal fica se atendo a uma lista q a fonte foi citada porque 2 componentes foram substituidos e num teste q um canal A, B ou C fez mostrou isso e por conta disso, as fontes q estão no mercado e as q ja foram vendidas e estão em uso automaticamente não prestam e precisam ser descartadas num lixao a qualquer custo

concordaria numa escolha de outro modelo num caso de uma montagem nova de setup, ai tudo bem.. mas pra quem já tem uma fonte q é suficiente pra aguentar o tranco? é jogar dinheiro no lixo, mas pra quem tiver em abundancia, q faça uso do seu poder financeiro e de escolha!

eu pelo menos nem perco meu tempo discutindo e deixo essas paranoias de lado para quem se alimenta delas.. a minha xpg mesmo apareceu ai numa polemica dia desses aqui nesse forum q não prestava sei lá por qual motivo e apareceu reprovada num teste sabe-se la de qual buraco foi feito.. num to nem ai.. vai fazer 1 ano de uso agora em dezembro e até o momento se eu disser q ela me dá motivos para troca, estarei mentido.. tá funcionando? tá!.. aguenta o setup? com folgas.. alguma queixa? nenhuma!!!

e ainda q precisasse trocar, so se fosse via RMA através da propria XPG por algum defeito.. porque vender uma fonte dessas hj pra comprar outra so porque tiraram um capacitor e colocaram outro inferior no lugar é coisa de maluco.. a não ser q eu tb fosse colocar uma 4090.. mas nesse caso, a depender da circunstancia eu trocaria logo é de setup inteiro!!

e eu particularmente nem dinheiro pra isso tenho.. nem quitei esta q possuo ainda..

fonte ruim pra mim sao as bombas, aquelas genericas sem marca, modelo e etc.. quando sao esses casos, você realmente recomenda a troca por motivos obvios.. fora isso, a não ser q você esteja montando um pc do zero, a fonte q você tiver e q está lhe servindo desde q suporte sua config e atualizacoes q pretende fazer é suficiente..

• Curtir 1
Postado

650W para esse setup tá de boas, já no quesituo de confiabilidade e estabilidade como citaram acima...mas deve dar para você usar se não fizer nada que exija muito do seus componentes por muito tempo.

Se for trocar para outra fonte, pega uma da GameMax 600/650W que tem bom custo-beneficio(além do "selo" TechLab de confiabilidade). Vi que recomendaram Super Flower que também é uma excelente fonte, mas é uma fonte que eu diria ser muito de nicho(além do dobro do preço), pois tirando o frufru do pisca-pisca, ela é muito boa para gabinetes M-atx devido a praticidade dos cabos, onde você pode ligar apenas os que lhe forem necessários para uso na fonte. 

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
21 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu pelo menos nem perco meu tempo discutindo e deixo essas paranoias de lado para quem se alimenta delas.. a minha xpg mesmo apareceu ai numa polemica dia desses aqui nesse forum q não prestava sei lá por qual motivo e apareceu reprovada num teste sabe-se la de qual buraco foi feito.. num to nem ai.. vai fazer 1 ano de uso agora em dezembro e até o momento se eu disser q ela me dá motivos para troca, estarei mentido.. tá funcionando? tá!.. aguenta o setup? com folgas.. alguma queixa? nenhuma!!

A XPG Pylon não foi reprovada em testes... O que ocorreu foi que a XPG manipulou o projeto da fonte e cometeu fraude indicando que a fonte alcança um desempenho que não condiz com a realidade:

É um produto que não deve ser indicado, mas em nenhum momento foi afirmado que oferece risco. Mesmo com as limitações, a fonte ainda opera dentro de parâmetros seguros. Ou seja, não há razão para recomendar a troca no caso de quem já tem.

Voltando ao problema central, o que tem ocorrido é a desvalorização total de fontes de tensão agrupada, o que é um exagero. Há diversas fontes que não devem ser indicadas atualmente, mas que ao mesmo tempo atendem perfeitamente à maioria das configurações que aparecem por aqui. E essa é a questão: é preciso diferenciar "não indicar" de "não vai funcionar direito", já que são situações completamente diferentes.

Sobre as "tier lists" de fontes, já alertei sobre a não utilização das mesmas algumas vezes, como neste tópico:

20 horas atrás, rafacharkman disse:

Se for trocar para outra fonte, pega uma da GameMax 600/650W que tem bom custo-beneficio (além do "selo" TechLab de confiabilidade)...

As Gamemax GP não compensam... São fontes de tensão agrupada. Estão no mesmo patamar da CV 650 que ele já tem ou são até um pouco piores.

Só faria sentido trocar a CV por uma fonte mais moderna e com conversão DC-DC. Mas eu, pessoalmente, não diria que é necessário.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
18 minutos atrás, KairanD disse:

Voltando ao problema central, o que tem ocorrido é a desvalorização total de fontes de tensão agrupada, o que é um exagero. Há diversas fontes que não devem ser indicadas atualmente, mas que ao mesmo tempo atendem perfeitamente à maioria das configurações que aparecem por aqui. E essa é a questão: é preciso diferenciar "não indicar" de "não vai funcionar direito", já que são situações completamente diferentes.

sim, exatamente.

• Curtir 1
Postado
Citação
Citação

Se for trocar para outra fonte, pega uma da GameMax 600/650W que tem bom custo-beneficio (além do "selo" TechLab de confiabilidade)...

As Gamemax GP não compensam... São fontes de tensão agrupada. Estão no mesmo patamar da CV 650 que ele já tem ou são até um pouco piores.

Só faria sentido trocar a CV por uma fonte mais moderna e com conversão DC-DC. Mas eu, pessoalmente, não diria que é necessário.

@KairanD Eu recomendei essa fonte porque quando estava pesquisando sobre boas fontes custoXbeneficio confiaveis para comprar, a GameMax foi a unica que vi testes da TechLab obtendo bons resultados nos testes em geral que eles aplicam, e a Corsair anda meio polêmica como a XPG... Mudou alguma coisa de lá para cá?

Pelo que eu vi também enquanto pesquisava, as fontes DC-DC me pareceram mais como carros de luxo, potentes mas inviaveis na maioria dos casos. São poucos os cenários onde você realmente vai precisar de uma dessas. 

• Coordenador
Postado

@rafacharkman A Corsair não está envolvida em polêmicas (até onde eu saiba). Ela apenas tem muitas fontes que não compensam devido ao preço inflado (como a linha CX), mas são bons produtos.

Quanto aos testes de fontes Gamemax, acompanhei alguns. Eu diria que, no caso da linha GP, são resultados medíocres, embora atendam ao esperado para a categoria. No passado, a Gamemax tinha algumas fontes que eram verdadeiras bombas, a ponto de uma delas explodir na bancada de testes do Teclab. Ao longo do tempo, eles melhoraram, mas os produtos continuam não sendo interessantes.

O projeto DC-DC é o padrão moderno. Definitivamente não é algo "de luxo", já que está presente em inúmeras fontes de entrada de baixo custo (como a MSI MAG A-BN, a SilverStone VIVA e a XPG Pylon). São fontes que podem ser encontradas abaixo dos R$ 300,00. A questão é que nosso mercado é atrasado. O correto seria que todas as fontes fossem assim.

Fontes de regulação em grupo podem atender, a depender da folga de potência, às configurações de máquinas simples e intermediárias. Contudo, não cabe indicá-las nessa altura do campeonato. Faz alguns anos que passei a indicar apenas fontes DC-DC. Até porque a diferença de preço, atualmente, é irrisória.

@Gabriel Graciolli Se quiser fazer upgrade para algo realmente bacana e que vai te deixar tranquilo pelos próximos 10 anos ou mais (como parece ser o caso), procure pela linha MSI MPG A-GF. Será absurdamente melhor que a fonte CV que você tem atualmente e o salto fará sentido. A CV você pode vender.

Por conta da polêmica da XPG Pylon, perdi fé na marca. Por isso não indico produtos deles (não se sabe se fizeram a mesma coisa com outras linhas).

• Amei 1
Postado
21 minutos atrás, KairanD disse:

@rafacharkman A Corsair não está envolvida em polêmicas (até onde eu saiba). Ela apenas tem muitas fontes que não compensam devido ao preço inflado (como a linha CX), mas são bons produtos.

Quanto aos testes de fontes Gamemax, acompanhei alguns. Eu diria que, no caso da linha GP, são resultados medíocres, embora atendam ao esperado para a categoria. No passado, a Gamemax tinha algumas fontes que eram verdadeiras bombas, a ponto de uma delas explodir na bancada de testes do Teclab. Ao longo do tempo, eles melhoraram, mas os produtos continuam não sendo interessantes.

O projeto DC-DC é o padrão moderno. Definitivamente não é algo "de luxo", já que está presente em inúmeras fontes de entrada de baixo custo (como a MSI MAG A-BN, a SilverStone VIVA e a XPG Pylon). São fontes que podem ser encontradas abaixo dos R$ 300,00. A questão é que nosso mercado é atrasado. O correto seria que todas as fontes fossem assim.

Fontes de regulação em grupo podem atender, a depender da folga de potência, às configurações de máquinas simples e intermediárias. Contudo, não cabe indicá-las nessa altura do campeonato. Faz alguns anos que passei a indicar apenas fontes DC-DC. Até porque a diferença de preço, atualmente, é irrisória.

@Gabriel Graciolli Se quiser fazer upgrade para algo realmente bacana e que vai te deixar tranquilo pelos próximos 10 anos ou mais (como parece ser o caso), procure pela linha MSI MPG A-GF. Será absurdamente melhor que a fonte CV que você tem atualmente e o salto fará sentido. A CV você pode vender.

Por conta da polêmica da XPG Pylon, perdi fé na marca. Por isso não indico produtos deles (não se sabe se fizeram a mesma coisa com outras linhas).

Agradeço a recomendação, parece que ultimamente ta havendo falta de estoque em muitas marcas de fonte, a MSI MPG A-GF está em com falta no estoque na kabum ( assim como muitas outras ), então só me resta aguardar mesmo.

Postado
Citação

Fontes de regulação em grupo podem atender, a depender da folga de potência, às configurações de máquinas simples e intermediárias. Contudo, não cabe indicá-las nessa altura do campeonato. Faz alguns anos que passei a indicar apenas fontes DC-DC. Até porque a diferença de preço, atualmente, é irrisória.

@KairanD  entendi, agora faz mais sentido. Você sabe dizer se tem alguma fonte DC-DC na faixa de até 350,00 que tem a mesma estrutura de cabos da Super Flower, podendo encaixar somente as que você vai utilizar na fonte? 

Postado
6 horas atrás, KairanD disse:

Só faria sentido trocar a CV por uma fonte mais moderna e com conversão DC-DC

A Corsair CV de 650w possui step-down converter (DC-DC), já os modelos de 450/550w possuem uma topologia de regulação em grupo.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado
10 horas atrás, Tiberio disse:

A Corsair CV de 650w possui step-down converter (DC-DC), já os modelos de 450/550w possuem uma topologia de regulação em grupo.

Eu havia esquecido desse detalhe. Muito obrigado pela correção. 🙂

@Gabriel Graciolli Essa é mais uma forte razão para manter a fonte CV 650. Ela tem projeto moderno. Realmente não há qualquer razão para trocar.

12 horas atrás, rafacharkman disse:

entendi, agora faz mais sentido. Você sabe dizer se tem alguma fonte DC-DC na faixa de até 350,00 que tem a mesma estrutura de cabos da Super Flower, podendo encaixar somente as que você vai utilizar na fonte? 

O que você deseja é uma fonte modular. Contudo, elas também têm problemas, fora o custo mais alto. Acho que não justificam para menores faixas de potência:

Minha recomendação seria pegar uma fonte com cabos fixos mesmo... Como a SilverStone VIVA 550W, que está custando apenas R$ 290,00.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...