Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banco do Brasil, desde 2018 até hoje 2023 orientando Formatar o computador


Posts recomendados

Conforme postado por mim em 14/05/2020:

 

 

o Banco do Brasil continua com esta política absolutamente inconveniente de orientar o usuário a FORMATAR  o seu computador.

 

Mensagem: "Por suspeita de comprometimento com a Segurança, o acesso deste computador foi bloqueado. Procure o seu gerente de relacionamento."

O gerente, sempre muito solícito, me diz que falou com o suporte e "não há o que fazer, a não ser FORMATAR a máquina".

 

Notebook Dell Latitude 3520, 
Win 11 Pro, i7, 16Gb
Com SSD 512Gb + SSD 240Gb

 

Instrução 01: Desinstalar o Java, o Warsaw. Limpar Todo o histórico de navegação, cookies, etc de todos os seus navegadores. Reiniciar o computador e rodar a ferramenta de Diagnóstico do BB, que instala o Warsaw novamente. NÃO FUNCIONOU!

 

Instrução 02: mudar o MAC da placa de rede “na munheca”. Não tentei.

 

Instrução 05: Esta FUNCIONOU!
Segui um procedimento muito simples, que li na internet, mas que nem sempre possível de se fazer de imediato.
Quero compartilhar aqui, porque deve haver mais desesperados como eu a cada dia!

 

01-  no notebook rejeitado pelo Banco do Brasil, ir em BitLoker e DESLIGAR o BITLOCKER.

o BitLocker é uma segurança do Windows para evitar o "desvio" do SSD para outro computador, algo assim.

é bom desligar o BitLocker para evitar que o Windows bloqueie a unidade SSD.

É bom tb salvar, guardar a Chave de Recuperação da criptografia BitLocker.

 

02- abrir o notebook

Se for um notebook, como retirar o SSD (HD)? Procure um tutorial de um modelo o mais parecido com o seu. 

 

03- remover o SSD (hoje o cartão SSD está com 3x3cm, bem pequeno de alguns anos atrás)

04- abrir um computador de apoio. Similar, mas nem tanto. Creio que pode ser qualquer modelo.

05- Computador de apoio: espetar o SSD rejeitado pelo Banco do Brasil no computador 02, de apoio.

07- ligar o computador de apoio

08- ao ver a TELA DE LOGIN do Windows, nem precisa logar não. Basta DESLIGAR o computador de apoio.

09- o SSD "rejeitado" volta para o computador original.

10- Ligar, logar e entrar na tela do Banco do Brasil.

11-  Abrir o arquivo de Diagnóstico do Banco do Brasil. Com isso, ele instala o Warsaw novamente no computador e ao final, abre a página do BB.
12-  Waláááá, o BB adorou e aceitou o meu notebook "suspeito" prontamente, SEM NEM SEQUER MENCIONAR A FORMATAÇÃO.

 

Conclusão:

a orientação de FORMATAR computador é realmente absurda! Mas é também patética, descabida, desnecessária, e violenta!

 

Ser “em nome da segurança” é uma falácia do Banco do Brasil e das empresas de tecnologia envolvidas.

Outro gerenciador financeiro instalado de um grande banco particular e este se manteve inalterado, aceitando o meu acesso normalmente. 

 

O Banco do Brasil tem uma tecnologia muito fraca quanto a segurança. Por não confiar na sua segurança, o sistema vai pelo caminho da desconfiança.

O sistema é muito desconfiado. e Trava o acesso de milhares de usuários diariamente.

Para desbloquear um computador suspeito, deveria ao menos contar com o apoio do celular ou de outro computador. Mas a opção "Pedir para Formatar" é um absurdo!

 

3 semanas depois de me pedir para Formatar e eu ter resolvido o problema conforme acima, o Banco do Brasil detecta uma atividade "suspeita", um pagto de uma conta num valor alto.

Ele deixou eu pagar a conta. E depois de pagar a conta (o dinheiro já foi embora!), ao tentar ver um simples Extrato, ele bloqueia a senha.

Bloqueou a Senha, mas desta vez, não o computador... Ufa!   E lá vamos nós, pedir ajuda ao gerente novamente...

Enquanto isso, há 20 anos, temos conta em outro banco privado que se inicia com "i", que nunca travou o usuário e nem o computador.

Vergonha!

 

Obrigado! Rogério.

 

 

 

 

 

 

2023-09-15-MaquinaSuspeita.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou da área de cybersegurança e acho uma sacanagem para não falar outra coisa esse nível dos bancos tradicionais. 

Fui cliente Itaú, Caixa e BB, dos três, o modulo de segurança DESTRUIA o desempenho do PC. Coisa de ficar impraticável o uso (e isso sem estar navegando pelo software do banco). Caixa era quase o mesmo nivel, e BB travava tanto que acabei cancelando a conta.

Tantos outros processos de segurança que podem ser ativados para garantir a segurança (MFA por exemplo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer que por não confiar no sistema de segurança do banco, voce prefere arriscar e fazer um tutorial da Internet?

 

Eu não trabalho num banco mas se me procurasse, eu recomendaria exatamente a mesma coisa.. formatar o PC.. e se se PC realmente estiver comprometido? banco lida com dinheiro, eu nunca arriscaria.. a forma mais segura de ter certeza que não tem nenhum risco é formatando ou PC ou não usar.. alias usar Internet Banking em PC hoje já é um risco por si só... os aplicativos mobile são bem mais seguros...

 

Mas cade um protege seu dinheiro como acha melhor né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Openkore Destrói mesmo! Eu só uso banco no celular, computador não rola! Tem até estudo de caso gringo sobre esse módulo de segurança, eles acham um absurdo.

 

@bngomes Eu consegui convencer meu pai a usar banco pelo celular. No PC ele tem muito comportamento de risco, eu vivia tirando malware a aquelas barras chatas. Hj em dia tá um pouco melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Katagiri disse:

@Openkore Destrói mesmo! Eu só uso banco no celular, computador não rola! Tem até estudo de caso gringo sobre esse módulo de segurança, eles acham um absurdo.

 

@bngomes Eu consegui convencer meu pai a usar banco pelo celular. No PC ele tem muito comportamento de risco, eu vivia tirando malware a aquelas barras chatas. Hj em dia tá um pouco melhor.

 

Bom dia de quinta-feira dia de Santa Faustina

 

Em celular também corre risco. Dia desses encontrei no cache do navegador Firefox um trojan banker para Android.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Há ainda certa funcionalidades que são oferecidas somente no PC e não no celular. Que eu tenho conhecimento, Folha de Pagamento. No celular, a Folha ainda não funciona a contento.

A Tela do PC é ainda muito mais confortável do que no celular. Estamos falando de empresas, não de pessoas físicas. Empresas com uma boa quantidade de funcionários, com dezenas de contas a pagar todos os dias. Não estamos falando de operações rotineiras de um CPF, como pagar 01(um) Pix... O gerenciador financeiro rodando no PC ainda é necessário para empresas!

E então, em mais de 10 anos, somente o BB manda formatar. Se outros bancos "confiam" no PC, incluindo aí até a Caixa, por que somente o BB quer formatar? Falha do banco! Ponto.

E uma das provas de que o diagnóstico (formate o computador) está equivocado é que a trava pode ser eliminada sem a formatação. Somente com um boot noutro hardware e a trava do BB vai embora. Piada!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!