Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, sou nova aqui no Clube do Hardware e preciso de ajuda! Meu filho tem um PC gamer e a Internet não chega muito bem no quarto dele. Fica caindo toda hora. Temos uma rede Blink Wi-Fi 6 de 600 mega. Não é problema da rede pois todos os dispositivos da casa funcionam perfeitamente, inclusive fiz os testes de Internet e na maioria dos cômodos ela chega entre 400 e 700 mega. No momento ele usa um adaptador wifi da Tp-link archer c600. O problema é que a Internet dele oscila demais e eu queria uma solução. Pensei em colocar uma rede cabeada mas não sei como fazer. Pensei em algumas opções : rede mesh, repetidor, extensor de Internet e etc. Queria saber qual vcs acham que seria a melhor opção. Como fazer e quais os melhores equipamentos custo-benefício. Lembrando que quero colocar um cabo Ethernet pra ele direto no PC. Me ajudem!

• Membro VIP
Postado

@Fernanda Tunes Boa noite. A melhor solução para um pc gamer é a rede cabeada. Mesmo tendo o wifi a 2 metros de distância, ainda existe perda de velocidade e interferências. Muitos jogos online necessitam de baixa latência pra melhor fluidez/resposta.

11 minutos atrás, Fernanda Tunes disse:

Lembrando que quero colocar um cabo Ethernet pra ele direto no PC. Me ajudem!

O cabo tem que ir do modem de internet direto para o pc, tem passar por nenhum mesh ou repetidor wifi.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Fernanda Tunes disse:

Bom, sou nova aqui no Clube do Hardware e preciso de ajuda! Meu filho tem um PC gamer e a Internet não chega muito bem no quarto dele. Fica caindo toda hora. Temos uma rede Blink Wi-Fi 6 de 600 mega. Não é problema da rede pois todos os dispositivos da casa funcionam perfeitamente, inclusive fiz os testes de Internet e na maioria dos cômodos ela chega entre 400 e 700 mega. No momento ele usa um adaptador wifi da Tp-link archer c600. O problema é que a Internet dele oscila demais e eu queria uma solução. Pensei em colocar uma rede cabeada mas não sei como fazer. Pensei em algumas opções : rede mesh, repetidor, extensor de Internet e etc. Queria saber qual vcs acham que seria a melhor opção. Como fazer e quais os melhores equipamentos custo-benefício. Lembrando que quero colocar um cabo Ethernet pra ele direto no PC. Me ajudem!

Existem 3 maneiras de resolver isso.

1- Se for possível você pode mudar o roteador de local onde fique melhor posicionado para distribuir o sinal da rede wifi por toda a casa.

2- Comprar outro roteador para repetir o sinal da rede wifi, você pode colocar ele, em um local para ampliar o sinal da rede por toda a casa ou no quarto do seu filho que o sinal vai ficar forte.

Pode ser o mais barato que você encontrar, você tem que se certificar que tem a função de repetidor e que não vai limitar a sua velocidade de internet, roteadores mais antigos limite é 100 mega.

3- Você pode usar cabo de rede rj45 se a sua internet for de até 1 giga você vai precisar de um cabo CAT5e ou CAT6. antes de comprar veja por onde você vai querer passar, depois que decidir faça medição e acrescente 2 metros. Exemplo você mediu e deu 50 metros então você compra 52 metros, melhor sobrar do que faltar.

Você só vai precisar conectar o cabo em uma das portas LAN do roteador e no pc do seu filho.

Postado

Em geral toda casa e apartamento construida desde os anos 70 tem um ou mais dutos para telefonia e antena com saída em todos os quartos. É o caminho simples para passar um cabo de rede. Cabos Cat5e são os mais indicados, mais finos fáceis de passar e compatíveis com os protocolos e velocidades possíveis hoje em dia.

E assim pode passar um cabo direto do roteador para esse quarto e nele usar um switch para ter mais portas, ou passar direto para o computador. Em geral  um switch gigabit é boa opção. Um modelo novo de 5 portas é uma opção barata e pode ligar 4 aparelhos nele. Se o quarto tiver também uma TV faça as contas...

TV são aparelhos que consomem muito da rede (wifi ou cabo) e nunca deveriam ser ligados via rádio (wifi) se for possível evitar.

Essa é outra coisa que pode ver na rede: todo dispositivo que está ligado via wifi e não precisa deve usar o cabo, reservando a modesta banda do wifi para dispositivos que não tem alternativa, como tablets, celulares e automação.

Outra consideração é não usar nunca repetidores. Apenas implemente novos pontos de acesso.

E se for usar mesh compre apenas aparelhos compatíveis com o tal ethernet backhaul, que significa simplesmente interligar os POD via cabo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Em geral toda casa e apartamento construida desde os anos 70 tem um ou mais dutos para telefonia e antena com saída em todos os quartos. É o caminho simples para passar um cabo de rede. Cabos Cat5e são os mais indicados, mais finos fáceis de passar e compatíveis com os protocolos e velocidades possíveis hoje em dia.

E assim pode passar um cabo direto do roteador para esse quarto e nele usar um switch para ter mais portas, ou passar direto para o computador. Em geral  um switch gigabit é boa opção. Um modelo novo de 5 portas é uma opção barata e pode ligar 4 aparelhos nele. Se o quarto tiver também uma TV faça as contas...

TV são aparelhos que consomem muito da rede (wifi ou cabo) e nunca deveriam ser ligados via rádio (wifi) se for possível evitar.

Essa é outra coisa que pode ver na rede: todo dispositivo que está ligado via wifi e não precisa deve usar o cabo, reservando a modesta banda do wifi para dispositivos que não tem alternativa, como tablets, celulares e automação.

Outra consideração é não usar nunca repetidores. Apenas implemente novos pontos de acesso.

E se for usar mesh compre apenas aparelhos compatíveis com o tal ethernet backhaul, que significa simplesmente interligar os POD via cabo

Muito obrigada pela resposta. Fiquei com duas dúvidas: porque não posso usar um repetidor?

No caso da rede mesh, poderia me explicar melhor. Só conheço as redes mesh wifi.

@Murilo3453 no caso do repetidor, você indicaria algum com bom custo-benefício para uma rede de wifi 6 de 600 mega?

Postado
17 minutos atrás, Fernanda Tunes disse:

Muito obrigada pela resposta. Fiquei com duas dúvidas: porque não posso usar um repetidor?

Claro que pode. Mas um repetidor apenas repete o sinal da rede para adiante. Se receber um sinal fraco vai repetir a 100% essa fraqueza para todos os dispositivos que se conectarem a ele. É uma causa perdida.

Imagine que o sinal está fraco lá no quarto do fundo, chegando talvez a 54 mbps. E aí o repetidor lá repete o sinal para a área da piscina no fundo e a churrasqueira lá atrás (escrevendo de memória 😄 ) e lá tem 4 dispositivos. Acha que eles vão receber que tipo de sinal?

20 minutos atrás, Fernanda Tunes disse:

No caso da rede mesh, poderia me explicar melhor. Só conheço as redes mesh wifi.

Não entendi. mesh é um protocolo para wifi, usando aparelho de curto alcance e uma rede de controle.

21 minutos atrás, Fernanda Tunes disse:

no caso do repetidor, você indicaria algum com bom custo-benefício para uma rede de wifi 6 de 600 mega?

wifi nada tem a ver com internet. Não existe rede wifi de xxx mega. Deve estar falando de seu contrato com a operadora, que entrega até 600 mbps lá no modem na entrada. Sua rede local roda a 100 ou 1000 mbps ou mais dependendo dos equipamentos.

E, como eu disse, não recomendo usar um repetidor de jeito nenhum. Use um AP. E um cabo até o AP vindo da entrada.

Postado

@Fernanda Tunes  O teu problema é fácil de resolver com uma das 3 opções que te falei, tu já resolve a perda de sinal.

infelizmente não tenho como te indicar um roteador. Fiz agora uma rápida pesquisa e o roteador wifi 6 mais barato que encontrei foi R$ 216,00. Não sei como é o espaço físico da casa e por onde pode passar o cabo, você tem que ver se o cabo vai conseguir passar já crimpado (com o conector RJ45 no cabo, conector que vai no roteador e computador).

Possivelmente passar o cabo de rede até o quarto do seu filho seja mais vantajoso, comprando o cabo CAT5e acredito que não vai passar de R$150,00, o valor vai depender de quantos metros você vai precisar, lembrando sempre coloque um pouco a mais para não faltar cabo.

Existem lojas que vendem os cabos já prontos para uso em determinada metragem por exemplo 20m, 25m..... , e outras você pode comprar o metro.

Se não for possível passar o cabo já crimpado, você pode comprar apenas o cabo pela internet, e ver quanto um técnico da sua cidade vai cobrar para passar o cabo e crimpar pra você. Outra vantagem de usar o cabo é que não vai haver perda de velocidade da internet, que é normal quando se utiliza wifi.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!