Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P4P800X liga sozinha e modelo de capacitores.


\Eurico/

Posts recomendados

Olá!

Tenho um PC Pentium 4 desde 2003, que está parado desde 2012, e agora coloquei ele de volta pra funcionar.

A placa-mãe era uma ASUS P4S533X com processador Pentium 4 2.4ghz, porém quando mudei de casa em 2012 essa placa foi perdida.

Tem 2 semanas, comprei uma P4P800-X com processador Pentium 4 3.2ghz.

Já instalei o Windows XP, está em um SSD Crucial 240gb, 4gb de memória PC3200. 

Vou usar esse windows xp pra rodar alguns programas que não funcionam em outros windows, como o software do Programador de ECU Pisini.

Porém existe um problema acontecendo nesta placa-mãe! Só de alimentar a fonte, a placa liga por 2 segundos e depois desliga. As vezes chega a ligar e não desligar mais e vai pra iniciar o windows.

Já li todos os foruns e posts da internet sobre o problema de PC iniciar ao alimentar fonte e não resolvi o problema.

A primeira vez que liguei ela, foi usando a fonte do meu PC Atual (ASUS X570 + Ryzen 7 3700X), é uma fonte Corsair VS.

Agora, comprei uma gabinete novo, e passei A x570 pra ele, e estou usando o gabinete antigo no pentium 4 e comprei uma fonte zerada Mancer Thunder 400 pra ele.

O problema não é fonte. Já atualizei a BIOS.

Um dos capacitores perto do processador está com a tampa levemente estufada. Creio que os problemas podem ser nos capacitores. Então decidi trocar todos.

O problema está que parece que já mexeram nos capacitores dessa placa, pois não são todos iguais, possuem marca e modelos diferentes.

Nestes que estão próximos ao processador, vi de dois modelos, 16v de 1000uf e 16v de 1500uf.

Como quero trocar todos, alguém poderia me dizer os valores dos capacitores originais? Vi em um forum gringo que seja 1500uf, mas quero ter certeza.

Esse problema de placa-mãe ligar sozinha assim que alimenta fonte, o que pode ser além de fonte com defeito, BIOS corrompida, Super I/O BIOS setada pra ligar após falha de energia ou capacitores? O Super I/O quando causa esse problema ele chega a iniciar o windows ou nem da Vídeo? Pois o que posso até o momento garantir que não é o problema é fonte, update da BIOS, e configuração da BIOS, isso sei que não é o problema, agora se é capacitores, super i/o ou outra coisa, ainda não sei.

 

Mas vou trocar todos os capacitores, só preciso saber se alguém sabe ou tem diagrama de todos os capacitores dessa placa! E se vamos supor ela usar capacitor de 1000uf, e colocar de 1500uf, o que pode acontecer? porque na fileira do lado do processador, creio que todos deveriam ser da mesma marca e possuírem o mesmo uF, porém estão com marcas diferentes e variando entre 1000uF a 1500uF, talvez seja até isso alem do único capacitor estufado que está fazendo ligar sozinho.


Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se varia entre ligado e desligado significa que é problema com os capacitores, principalmente depois que você disse que tem capacitor estufado. Pelo que eu pesquisei, essa placa-mãe tem foto dela em alta resolução na internet mas não da pra ver a numeração dos capacitores, então você teria de comprar outra placa-mãe igualzinha a essa e torcer pra eles não terem mexido em nada só pra você ver a numeração dos capacitores pra depois você poder fazer a troca. Seria bom pedir ao vendedor uma foto em alta resolução da placa-mãe pra você comparar com a internet pra ver se está igual.

 

você usa estabilizador? se usa então você deve parar de usar, pois o estabilizador provoca o estufamento dos capacitores, use filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RobertoEng disse:

Se varia entre ligado e desligado significa que é problema com os capacitores, principalmente depois que você disse que tem capacitor estufado. Pelo que eu pesquisei, essa placa-mãe tem foto dela em alta resolução na internet mas não da pra ver a numeração dos capacitores, então você teria de comprar outra placa-mãe igualzinha a essa e torcer pra eles não terem mexido em nada só pra você ver a numeração dos capacitores pra depois você poder fazer a troca. Seria bom pedir ao vendedor uma foto em alta resolução da placa-mãe pra você comparar com a internet pra ver se está igual.

 

você usa estabilizador? se usa então você deve parar de usar, pois o estabilizador provoca o estufamento dos capacitores, use filtro de linha.

Achei uma parecida a venda por 60 reais, mas é P4S800, e o vendedor falou que tem dois capacitores estufados, mas liga.

Uso só filtro de linha Clamper mesmo. Estabilizador no brasil não da certo mesmo kkk!

Se vamos supor, os capacitores originais forem de 1000uF, e colocar todos de 1500uF o que pode acontecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RobertoEng disse:

Teoricamente, um capacitor de 1500uF tem um tamanho físico maior que um de 1000uF, mas se você conseguir encontrar um que seja do mesmo tamanho de 1500uF e, ao mesmo tempo, que tenha a mesma tensão nominal, então ta belezinha.

Entendi! então não da problema aumentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/10/2023 às 15:00, WinChip disse:

Está claro que a placa-mãe ta bichada. Boa sorte amigo!

Com certeza! Vou trocar todos os capacitores pra ver se resolve.

Em 13/10/2023 às 02:39, RobertoEng disse:

Ele terá uma capacitância maior, então não tem problema, mas tem que ver a questão do tamanho deles pra conseguir encaixar sem forçar nenhum componente, e também tem de ter a mesma tensão nominal.

Parece que tem de 1000uF e de 1500uF do mesmo tamanho!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fiquei um tempo sem poder mexer na placa e sem postar.

Semana que vem devo começar a desmontar pra trocar os capacitores.

Tem como substituir esses capacitores padrão por capacitores revestidos de alumínio (foto) igual das placas atuais?

Procurei no mercado livre e não vi nenhum anúncio com esses modelos. Seriam capacitores sólidos correto?

capacitor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!