Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers parece que vão pegar voo


Posts recomendados

Bom dia a todos. Espero que estejam todos bem. 

Tenho no PC um Ryzen 5 1600AF e uma RTX MSi 2060, e meu PC vem parecendo uma turbina desde então. Pesquisei no YouTube alguns vídeos e vi que para a placa de vídeo da MSi, existe o controlador Afterburner e mexendo lá, consegui fazer com que diminuísse um pouco do barulho. Agora, a minha dúvida é, como que eu consigo minimizar o barulho dos demais coolers? Tenho o do processador, e mais 3 coolers ligados numa controladora na placa-mãe, mesmo sem esforço algum, o PC faz uma barulheira, existe algum método para configurar isso? 

 

image.png.5369c3c44ce67d4556a5487903181f4f.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Victor Censi Dimbarre disse:

Afterburner

MSI Afterburner controla rotação de fans de qualquer GPU, até a minha RX 6600 ele ajuda.

 

Já quanto aos demais coolers do seu pc, precisa ver como está a ligação deles e se são PWM, se for, você pode configurar na BIOS X rotação para X temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Victor Censi Dimbarre disse:

Afterburner e mexendo lá, consegui fazer com que diminuísse um pouco do barulho.

Tome cuidado ao mexer com o Afterburner de forma despretenciosa, pois mexendo em lugares errados como forçar oc ou algo parecido , pode causar problemas em sua placa de vídeo, se as fans dela estão muito rápidas, pode ser por conta de aquecimento, e forçar as fans a rodarem a menos rpm, pode causar mais aquecimento ainda e acabar piorando as coisas.

Para ficar mais fácil ajudar seria bom informar qual o seu gabinete e se ele possui um airflow bom, e quais fans você usa para saber se o problema seria apenas o modelo ou a construção que faz o mesmo fazer muito barulho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitoria Gabriela Então, mexi apenas no RPM dela, pus que com 80 graus, ela girasse em 100% e caso não atingisse, a rotação ficasse zerada. Não mexi em nada fora isso...@Elder Nauvirth Como descubro a conexão? Pois, mexi na BIOS e pus os Smart Fan, se não me engano, em Silent ou Quiet Fan, mas não resolveu não...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Censi Dimbarre Você pode olhar diretamente o conector dos fans.

 

3 pinos é controlado por tensão, 4 pinos é PWM, mas esse padrão aqui é para os que vai ligado na placa-mãe.

 

Se os fans estiverem ligados na fonte então não vai controlar pela placa-mãe.

 

Mas é bom ver seu gabinete também, se ele for fechado, vai realmente ocasionar aquecimento nas peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth

41 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Victor Censi Dimbarre Você pode olhar diretamente o conector dos fans.

 

3 pinos é controlado por tensão, 4 pinos é PWM, mas esse padrão aqui é para os que vai ligado na placa-mãe.

 

Se os fans estiverem ligados na fonte então não vai controlar pela placa-mãe.

 

Mas é bom ver seu gabinete também, se ele for fechado, vai realmente ocasionar aquecimento nas peças.

Então, se não me engano, existe uma controladora RGB para esses três fãns, acredito que são sim ligados na placa-mãe. Como faço essa alteração via BIOS? Consegue me explicar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Censi Dimbarre Para rotação é pelo Smart Fun mesmo, mas os fans precisa estar conectados na placa-mãe, ou no caso como tem controladora, essa mesma controladora precisa ter um cabinho ligado no SYS_FAN ou CHA_FAN.

 

Não resolve nada querer controlar a rotação, se os fans não está conectado na placa-mãe.

 

Você tem de descobrir isso primeiro.

 

E é bom descobrir se o seu gabinete é bem refrigerado também, não resolve nada encher o gabinete de fan e ele ser fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!