Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia rapaziada !! Espero que todos estejam bem. 

Seguinte, comprei um Water cooler ARGB, porém minha placa-mãe não tem essa conexão de três pinos, somente do CPU fan para ligar a bomba e o Sys fan para as ventoinhas doa fans, que vieram com adaptadores para ligar as duas em uma só. Porém aí que começa um dos problemas. Os fans tem duas saídas uma sendo pros Leds e outras para eles “ligarem” , a saída dos meus dois fans sã 4 entradas (fêmeas)  dos fans, porém no adaptador uma entrada está com 4 pinos e a outra com 3 pinos, isso é normal ? não deveria as duas serem com 4 pinos, ou também não tem problema conectar um fan com 4 entradas e 4 saídas e do outro lado do adaptador conectar 3 machos em 4 fêmeas. 

Segunda dúvida, com essa placa-mãe eu não consigo ligar os Leds por conta das entradas Argb que não possui placa-mãe, porém, se eu comprar aquelas controladoras de fans, e ligar somente uma entrada ARGB, os Leds dos dois fans e o Led da bomba do Wc vai funcionar ?? ( lembrando que eles tem conectores que ligam o led dos dois fans e da bomba em uma única saída ) 

ou seja, bomba do wc ligado direto na placa-mãe e rotação dos fans na placa-mãe, e os leds dos três por via de um conector na controladora, somente para ligar os leds, daría certo ?  Obrigado, espero que você entendam jkkk !

Postado
4 horas atrás, Biell_girardi disse:

saída dos meus dois fans sã 4 entradas (fêmeas)  dos fans, porém no adaptador uma entrada está com 4 pinos e a outra com 3 pinos, isso é normal ? não deveria as duas serem com 4 pinos, ou também não tem problema conectar um fan com 4 entradas e 4 saídas e do outro lado do adaptador conectar 3 machos em 4 fêmeas. 

Esta certo, o conector (saída) dos fans tem 4 pinos porque são fans PWM (tem controle de RPM , e leitura da RPM),

Porém o cabo "Y" que junta os dois fans tem um conector só com 3 pinos porque o circuito da placa-mãe consegue ler a RPM de apenas um fan, assim o conector de 3 pinos isola o pino de leitura de RPM do outro fan. Isso porque os fans não giram exatamente com a mesma rotação (RPM), então se ligasse os dois juntos  os números ficariam mudando constantemente, dificultando a leitura.

4 horas atrás, Biell_girardi disse:

Segunda dúvida, com essa placa-mãe eu não consigo ligar os Leds por conta das entradas Argb que não possui placa-mãe, porém, se eu comprar aquelas controladoras de fans, e ligar somente uma entrada ARGB, os Leds dos dois fans e o Led da bomba do Wc vai funcionar ?? ( lembrando que eles tem conectores que ligam o led dos dois fans e da bomba em uma única saída ) 

Cada fan tem dois cabos porque são conexões independentes, uma para alimentar o motor das ventoinhas (fazer vento)  e uma para alimentar os LEDs ("frufru").  Pode ligar só o cabo do motor das ventoinhas, que a função básica - refrigeração; vai funcionar.

Você pode comprar uma controladora ARGB barata, com a pena um conector e ligar o cabo "Y" dos LEDs ARGB nela, ou comprar um mais versátil, que tem entrada para 8 cabos de LEDs, duas fitas de LED e 8 ventoinhas (é HUB PWM). Assim poderá gastar mais dinheiro com "enfeite" do gabinete. 😜

Controladora ARGB 1 conector.

Controladora ARGB 8 LEDs, 2 fitas de LEDs, HUB 8 ventoinhas

Como ligar.

Não compre nada que seja "RGB" - 12 volts conector 4 pinos; é  padrão obsoleto pobre de efeitos (um pisca-pisca brega). Nem controladora com conector de 5 ou 6 pinos, é fora do padrão. Verifique que tenha conector de 3 pinos "banguela" [oo o] para os cabos dos LEDs.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!