Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador AX1800 TP LINK: A velocidade não está atingindo a velocidade total


Posts recomendados

@arfneto primeiramente, agradeço a paciência comigo! kkkkkk ficou claro que as frequências não tem nada a ver com a internet e você me sugeriu testar na rede local, que é por cabo, certo? Por cabo está batendo a velocidade cheia da internet. Por wifi, na frequência 6Ghz, 5Ghz... não existe uma forma de descobrir se a velocidade da internet  está vindo algo por volta de 400 Megas de 500 Megas pro dispositivo que estou usando? E se o roteador estiver com problema nas antenas, entende? Eu entendi que os aparelhos que possuo, a maioria, aceita a velocidade recepção de 433Mbps. Então eu deveria desconsiderar os 500 Megas da operadora de internet e considerar os 433Mbps, certo? Se for considerar, no wifi está batendo 320Mbps de 433Mbps, que existe uma perda ai de 100 Megas, que pra mim é ruim mas é "mais aceitavel". Só quero saber se o roteador está com problema, SIM ou NÃO kkkkkk porque ai eu posso ver de comprar novos dispositivos que comportam a velocidade de internet do wifi6. Me desculpa mesmo por forçar você repetir alguma coisas, é que alguns pontos não entendi muito bem ou não está fazendo sentido com outras coisas que estão me dizendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lucas Forjr disse:

não tem nada a ver com a internet e você me sugeriu testar na rede local, que é por cabo, certo?

 

Não. Não é por  cabo. O wifi também é loca, como te expliquei:  uma conexão liga duas pontas. AS duas estão aí na LAN. O cabo tem duas pontas. O rádio tem uma conexão por exemplo do rádio do celular para o rádio do roteador.

Nenhum deles está ligada a internet. É pra isso que você tem DOIS roteadores. A única maneira de ligar direto é usar o cabo do PC para o aparelho da VIVO e discar via PPPoE para a internet.

 

4 horas atrás, Lucas Forjr disse:

E se o roteador estiver com problema nas antenas, entende? Eu entendi que os aparelhos que possuo, a maioria, aceita a velocidade recepção de 433Mbps. Então eu deveria desconsiderar os 500 Megas da operadora de internet e considerar os 433Mbps, certo?

 

Como te disse, esses teóricos 500mbps chegam no aparelho da VIVO, como um todo.

 

E 433mbps é o máximo teórico do seu laptop via wifi. Então algo acima de 300 já estará bom. half-duplex, porque assim é o protocolo.

 

4 horas atrás, Lucas Forjr disse:

comprar novos dispositivos que comportam a velocidade de internet do wifi6

 

Sei que vai achar repetitivo mas não existe wifi6 e internet. O contrato de tráfego que tem com a internet vem da operadora para o aparelho da VIVO.

 

Se quer testar a performance dos roteadores usando wifi o simples é pegar dois computadores  e confirmar que estão ligados os dois a 5ghz e por exemplo transferir um arquivo grande, da ordem de vários gigabytes, e ver na tela a taxa de tranferência em MB/S. 

E mais uma vez vou repetir: a aritmética e a lógica não incentivam a colocar seu roteador da VIVO em modo bridge se só tem mais um....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Bom dia!

 

Eu agradeço muito pela ajuda! Agora esclareceu tudo pra mim kkkkk.

 

16 horas atrás, arfneto disse:

E 433mbps é o máximo teórico do seu laptop via wifi. Então algo acima de 300 já estará bom. half-duplex, porque assim é o protocolo.

 

Isso me esclareceu muita coisa. Sei que já disso isso antes de forma até mais detalhada, mas isso foi o resumo de forma direta que gostaria de confirmar. Em relação ao half-duplex, isso é um padrão desses roteadores com Wifi 6 ou algo especifico desse roteador? Se for algo especifico do roteador, não cita em lugar nenhum. Eu sei que já me explicou o funcionamento, mas não encontrei isso sendo citado no manual ou em lugar nenhum pela fabricante.

 

16 horas atrás, arfneto disse:

Se quer testar a performance dos roteadores usando wifi o simples é pegar dois computadores  e confirmar que estão ligados os dois a 5ghz e por exemplo transferir um arquivo grande, da ordem de vários gigabytes, e ver na tela a taxa de transferência em MB/S. 

 

Isso me ajudou muito a entender, na prática, como realmente verifica a velocidade de internet via wifi. Você chegou a explicar em relação a esses testes de velocidade em outro comentário e tinha entendido, e agora com um exemplo onde eu posso estar realmente testando de fato a velocidade da minha internet na prática, ajuda a entender melhor o fluxo das coisas. Eu achava que verificando via Wifi com esses testadores de velocidade de internet (Speedtest, por exemplo), daria um resultado bem próximo do que está acontecendo. Mas como você disse, nesses testes não existe dados sendo transmitidos de forma bruta para verificar a real velocidade.

16 horas atrás, arfneto disse:

E mais uma vez vou repetir: a aritmética e a lógica não incentivam a colocar seu roteador da VIVO em modo bridge se só tem mais um....

 

Não seria recomentado colocar o modem da Vivo em modo bridge? Uma coisa que não citei é que mesmo eu colocando o modem da Vivo em modo bridge, ele permite ligar ao mesmo tempo suas frequências wifi (Sim, eu não entendi, mas transmite dados nessas redes nesse modo ao mesmo tempo). Coloquei em modo bridge também porque o roteador não está reconhecendo a conexão de internet via porta WAN em modo router no modem, mesmo eu colocando o roteador em "IP Dinâmico". O que me restou foi colocar o modem em modo bridge e o roteador em discador PPPoE e assim ele aceitou, mas as vezes ele dá uma queda de internet (desconecta do servidor da VIVO), não sei por que. Bom, vou continuar observando. De qualquer forma, acho que vou cancelar de devolver meu roteador, já que consegui entender bem que existe uma perda de velocidade via wifi e a limitação da placa de rede, certo? Então é isso. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Em relação ao half-duplex, isso é um padrão desses roteadores com Wifi 6 ou algo especifico desse roteador? Se for algo especifico do roteador, não cita em lugar nenhum. Eu sei que já me explicou o funcionamento, mas não encontrei isso sendo citado no manual ou em lugar nenhum pela fabricante

 

Isso é rádio. Nada tem a ver com wifi ou wifi6. O marketing nunca vai discutir isso num manual.

 

O cabo de rede para 10 ou 100 mbits tem 4 fios. Um deles transmite, o outro recebe.  A velocidades maiores usa 8 vias, e é a mesma coisa: tem um sinal TX outro RX então pode e em geral trasmite e recebe ao mesmo tempo...

 

1 hora atrás, Lucas Forjr disse:

De qualquer forma, acho que vou cancelar de devolver meu roteador, já que consegui entender bem que existe uma perda de velocidade via wifi e a limitação da placa de rede, certo?

 

Não, não existe uma perda e provavelmente seu roteador está ok. wifi é assim. E o wifi nesse roteador que tem é muito melhor que o que tem no roteador da vivo. Meça. Como te expliquei. DOIS aparelhos na mesma rede. Nada a ver com internet.

 

E nada tem a ver com a internet.

 

1 hora atrás, Lucas Forjr disse:

Não seria recomentado colocar o modem da Vivo em modo bridge? Uma coisa que não citei é que mesmo eu colocando o modem da Vivo em modo bridge, ele permite ligar ao mesmo tempo suas frequências wifi (Sim, eu não entendi, mas transmite dados nessas redes nesse modo ao mesmo tempo). Coloquei em modo bridge também porque o roteador não está reconhecendo a conexão de internet via porta WAN em modo router no modem, mesmo eu colocando o roteador em "IP Dinâmico". O que me restou foi colocar o modem em modo bridge e o roteador em discador PPPoE e assim ele aceitou

 

Eu te expliquei a lógica disso, e você está vendo isso acontecer. O fato de não ter "funcionado" não quer dizer que restou apenas essa opção. Você pode ter simplesmente ligado errado.

 

A conexão em geral não cai nunca. Deve qualificar o que é "cai" e resolver.

 

Por exemplo, não deveria nunca ligar o roteador novo via porta WAN. Só vai ter problemas, como de fato estava tendo.

 

E tem a simples questão aritmética como te expliquei: perde as portas LAN, perde a velocidade do wifi, perde a cobertura das outras duas antenas... Perde a chance de ter um segundo DHCP na rede para redundância...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Entendi, perfeito.

 

1 hora atrás, arfneto disse:

A conexão em geral não cai nunca. Deve qualificar o que é "cai" e resolver.

 

Eu me refiro que o roteador (por estar configurado como PPPoE) perde a comunicação com a internet, então ai que me refiro "a cair a internet". 

 

1 hora atrás, arfneto disse:

Por exemplo, não deveria nunca ligar o roteador novo via porta WAN. Só vai ter problemas, como de fato estava tendo.

 

E tem a simples questão aritmética como te expliquei: perde as portas LAN, perde a velocidade do wifi, perde a cobertura das outras duas antenas... Perde a chance de ter um segundo DHCP na rede para redundância...

 

 

Então qual seria a configuração correta? Inicialmente, eu simp,esmente tirei da caixa do roteador e conectei o modem (o modem em modo router) com a porta LAN do roteador e funcionou. Isso na primeira vez (depois não funcionou mais depois que tentei configurar dessa forma de novo, pois tentei ontem e o modem da Vivo conseguiu se conectar com a internet e até o roteador reconheceu que estava com internet, mas não transmitia dados tanto no wifi como por cabo). Mas então depois comecei a ver que isso "não estaria correto" e que deveria definir o modem da Vivo no modo bridge e o roteador no modo router.

 

Então, o que eu deveria fazer? 

 

Definir o modem em modo router, conectar o roteador ao modem via porta LAN e na configuração do roteador "Tipo de Conexão de Internet" como "IP dinâmico"? As opções que aparecem nesse menu de configuração do roteador são:

  • IP dinâmico
  • IP estático
  • PPPoE
  • L2TP
  • PPTP

 

Além disso, tem que fazer alguma outra configuração no roteador, DHCP ou configurar algo a mais no modem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Eu me refiro que o roteador (por estar configurado como PPPoE) perde a comunicação com a internet, então ai que me refiro "a cair a internet". 

Hoje em dia essas conexões são em geral always-on. Não desconectam nunca. No roteador nem tem opção como tinha em outra época. No Windows deve ter ainda, porque é um discador.

 

18 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Definir o modem em modo router, conectar o roteador ao modem via porta LAN e na configuração do roteador "Tipo de Conexão de Internet" como "IP dinâmico"?

 

Não vai programar isso porque não vai usar. A conexão com a internet não existe nesse caso. É apenas o gateway padrão e é dado por algum servidor DHCP.

 

Essas coisas que listou afetam a porta WAN, essa que não vai usar porque não há conexão do roteador com a WAN... Só com a LAN.

 

Se tiver 12 roteadores ligados assim só um vai estar ligado a WAN: o que liga com o provedor. Claro, pode ter dois provedores ou mais e então vai ter duas conexões WAN ou mais... Mas em instalações domésticas não é o caso.

 

Sobre como ligar, eu por exemplo postei muitos números, desenhos, argumentos e roteiros de como fazer isso aqui mesmo. Mas parei de repetir.

 

Eis alguns:

 

Alguns números

 

Outro caso 

 

detalhes aqui

exemplo

resumo

Nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras veêm a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão dos roteadores. Fora isso quase nada funciona mais direito. 
Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso. 
Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.
Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.
Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP. 
Acesso remoto é um pesadelo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto acho que finalmente deu tudo certo. Eu defini que o modem da Vivo ficasse em Modo Router e defini que o roteador ficasse em modo AP. Lembra que comentei que o roteador mostrava que conectava a internet mas ainda não conectava na internet por algum motivo? Ai lembrei que você comentou sobre o NAT e era ele, as portas estavam "bloqueadas" pra distribuição do IP. Acho que quando defini o modem da Vivo pra Modo Bridge, ele acabou bloqueando mesmo eu mudando depois pra Modo Router novamente. Coloquei nas configurações do NAT como "Full Conel" e deu certo! O roteador recebeu o IP na mesma hora (o roteador está conectado com o modem da Vivo via porta LAN). A internet via Wifi começou a receber dados e por cabo também através dele.

 

Eu tentei acessar as configurações do roteador pelo IP definido de padrão de fabrica do roteador (192.168.0.1) mas depois que fiz toda essa configuração, não estou conseguindo acessar mais, apenas o da Vivo (192.168.15.1). Será que o modem da Vivo alterou o IP padrão de fábrica do roteador? Ai teria que ver nas configurações da Vivo que IP o modem da Vivo definiu né?

 

De qualquer forma, deu tudo certo e acredito que agora ele está configurado EXATAMENTE como eu queria kkkkk agora é testar de forma prática baixando arquivos, jogos via Wifi e etc, pois por cabo está vindo até um pouco mais rápido, segundo o Speedtest (490 Mbps). Enfim, fui analisando melhor no passo a passo de configuração do roteador, e fui lembrando de tudo me disse e se encaixou perfeitamente como eu queria: definir o roteador da TP-LINK como um extensor de sinal como objetivo principal e entendendo de forma mais ampla como funciona todo esse ecosistema. Que aula! Já tive aula de Redes, mas é praticando, ainda mais com problemas reais que se aprende kkkkk O resto e teorias que eu tinha como "interferências" era coisa da minha cabeça kkkkkkk

 

OBRIGADO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Eu defini que o modem da Vivo ficasse em Modo Router e defini que o roteador ficasse em modo AP

 

 

Você leu algum dos tópicos que listei?  😉 

 

Não vai usar o roteador em modo AP. Sequer vai usar o roteador como tal. Se está ligado via porta LAN ao roteador da VIVO o TP-link deve ficar no modo normal, roteador.

 

No caso desse modelo não faz muita diferença eu acho, mas em alguns modelos ao deixar em modo AP ele fica só como extensão da rede wifi e perde todo o resto, como a chance de ter outro DHCP ou mesmo de usar as outras 3 portas LAN. 

 

52 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Eu tentei acessar as configurações do roteador pelo IP definido de padrão de fabrica do roteador (192.168.0.1) mas depois que fiz toda essa configuração, não estou conseguindo acessar mais, apenas o da Vivo (192.168.15.1). Será que o modem da Vivo alterou o IP padrão de fábrica do roteador?

 

Não, nada tem a ver. Leia aquelas coisas que expliquei. O endereço do roteador deve ser definido ANTES e não depois. E claro que tem que ser na rede da VIVO porque se espera que seja a única rede IP na casa. Então deve ser algo naquela rede!!!

 

54 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

definir o roteador da TP-LINK como um extensor de sinal como objetivo principal

 

Não é isso o que deveria querer... O melhor cenário é somar os dois aparelhos, ficar com as 4 antenas no ar, usar os 3000 mbps de wifi, usar todas as portas LAN dos dois aparelhos, ter DHCP nos dois porque assim a rede continua ok se o vivo parar. E especialmente não ter duas redes separadas. não ter duplo NAT e as perdas. E ter uma unica rede IP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, arfneto disse:

Você leu algum dos tópicos que listei?  😉 

 

Não vai usar o roteador em modo AP. Sequer vai usar o roteador como tal. Se está ligado via porta LAN ao roteador da VIVO o TP-link deve ficar no modo normal, roteador.

 

Sobre os tópicos, eu li alguns comentários que você comentou em cada tópico, mas não entendi muito bem. Deve ser por causa que o assunto era algo mais especifico e os termos que não entendo bem.

 

Sobre não ser modo AP , O que você está querendo dizer é que devo APENAS conectar o modem da Vivo na porta LAN do roteador e pronto? Mas dessa forma eu não consigo fazer as configurações iniciais, que seria o nome da rede, senha do wifi... Pois a primeira coisa que ele exige é que eu defina o "Modo de Operação" que seria duas opções: "Modo AP" e "Roteador sem Fio" (Nessa opção ele força você escolher se o roteador vai ficar em modo PPPoE, IP Dinâmico... aqueles prints que coloquei nos comentários anteriores e a configuração que mais utilizei desde que abri esse tópico). Ao escolher a opção "Modo Roteador sem Fio", ele cai nessa opção, como eu disse anteriormente:

 

Tipo de Conexão de Internet", que são as opções:

 

IP dinâmico

IP estático

PPPoE

L2TP

PPTP

 

Ai só depois que ele pergunta qual o nome da rede e senha que vou definir.

 

53 minutos atrás, arfneto disse:

Não, nada tem a ver. Leia aquelas coisas que expliquei. O endereço do roteador deve ser definido ANTES e não depois. E claro que tem que ser na rede da VIVO porque se espera que seja a única rede IP na casa. Então deve ser algo naquela rede!!!

 

Ok, mas não sei onde definir isso. Bom, vou tentar entender tudo dos tópicos que me passou ou ver algum Vídeo no YouTube com base naquilo que você tentou me passar. Achei que essa configuração no roteador fosse simples, mas é tão complicada assim?

 

1 hora atrás, arfneto disse:

Não é isso o que deveria querer... O melhor cenário é somar os dois aparelhos, ficar com as 4 antenas no ar, usar os 3000 mbps de wifi, usar todas as portas LAN dos dois aparelhos, ter DHCP nos dois porque assim a rede continua ok se o vivo parar. E especialmente não ter duas redes separadas. não ter duplo NAT e as perdas. E ter uma unica rede IP

 

Mas é isso que eu quero e achei que fiz kkkkkkkk se eu for definir DHCP no roteador, ele exige que precisa transformar o roteador como discador PPPoE. Bom, se existe outra forma eu não sei, mas opções disso só aparecem se eu definir o roteador como PPPoE. Só queria algo simples de resolver tudo isso, sei lá, exemplo:

 

"Lucas, conecta o cabo na porta LAN do roteador e no modem da Vivo faz isso na opção Y, depois no roteador vai no opção Z e pronto".

 

Achei que esses programas dos roteadores como o da TP-LINK, facilitavam isso, ainda mais com essa finalidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Sobre os tópicos, eu li alguns comentários que você comentou em cada tópico, mas não entendi muito bem. Deve ser por causa que o assunto era algo mais especifico

 

O assunto é especificamente esse: como instalar roteadores adicionais em uma rede doméstica.

 

35 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

O que você está querendo dizer é que devo APENAS conectar o modem da Vivo na porta LAN do roteador e pronto? Mas dessa forma eu não consigo fazer as configurações iniciais, que seria o nome da rede, senha do wifi..

 

Não entendi a parte "e pronto"... Consegue fazer todas as configurações que tem sentido fazer, como as das redes wifi. No modo roteador.

36 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Tipo de Conexão de Internet", que são as opções:

 

Pois é. Só que não usar nenhuma dessas. Não vai usar o roteador para conexão com a internet. Já tem isso.

 

37 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

vou tentar entender tudo dos tópicos que me passou ou ver algum Vídeo no YouTube

 

Se você tem ao menos 4 roteiros de como fazer isso porque vai no Youtube buscar um Vídeo?

 

38 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Mas é isso que eu quero e achei que fiz kkkkkkkk se eu for definir DHCP no roteador, ele exige que precisa transformar o roteador como discador PPPoE

 

Sim, se for o caso da vivo e o modem em bridge. Só que não é.

 

39 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

"Lucas, conecta o cabo na porta LAN do roteador e no modem da Vivo faz isso na opção Y, depois no roteador vai no opção Z e pronto".

 

É o que venho tentando te explicar.

 

E o que tem naqueles tópicos, em detalhes, com números, desenhos e roteiros e explicação.

 

39 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

Achei que esses programas dos roteadores como o da TP-LINK, facilitavam isso, ainda mais com essa finalidade

 

voce tem razao, só que os roteadores sempre assumem, como deve ter percebido, que não se tem outros roteadores ou modems na rede.

 

E esse não é o seu caso.

 

Sugiro fazer como expliquei lá. Ou deixar como está até bater de frente em algum dos problemas que expliquei lá e então afinal mudar para como eu expliquei lá.

 

Isso leva minutos para fazer. Você sabe que seu roteador vem da vivo em 192.168.15.1. Então faça o simples e resolva que o seu ax1800 vai ficar, digamos em 192.168.15.2. Porque? Porque você quer ter acesso a ele depois que ele deixar de ser seu gateway e seu roteador principal unico e tal.

  • Então voce liga o infeliz no seu computador. O roteador da tp-link. Mas não liga nada na internet. nem levante da mesa. Deixe ali um pertinho do outro. o roteador da vivo o tp-link e o pc. o simples. e um cabo de rede. só um. aí liga o tp-link no pc.
  • ele vai entrar na configuração e vai dizer que não tem acesso a internet e tal. Você sabe que não tem, já que nem ligou o vivo nem nada. Na configuração da WAN marca algo inofensivo, tipo PPPoE , com usuario [email protected] senha admin. Eu sempre uso essas. Não vai conectar mesmo.
  • Vai lá na configuração "avançada"  e diz pra ele que quer usar o endereço de rede 192.168.15.2 para ele, o ax1800. Ele vai dizer que tem que reiniciar e tal. ok, reinicia.
  • liga o vivo e liga o tp-link nele via uma das portas LAN, qualquer uma. Liga seu PC numa outra porta do roteador da VIVO.
  • Agora você acessa 192.168.15.2 que é o roteador ax1800 e desabilita o serviço DHCP. Acha difícil? Não é. Tem até um simulador que pode usar em https://emulator.tp-link.com/Archer_AX10v1_US_simulator/#dhcpServerAdv
  • image.png.53c710db4b821411743fffa46cca7a43.png

E é só desmarcar o "enable"

  • configura as redes wifi como precisa, todas as 4.
  • no vivo no dhcp exclui o endereço .2 do intervalo do dhcp, claro. pode reservar uns endereços para seu uso, tipo até 10 inclusive. Então no dhcp vai usar de .11 a .254
  • .1 é o da vivo
  • .2 é o ax1800
  • de .3 a .10 pode usar para teste ou para o que precisar, tipo uma impressora sem fio, um servidor de midia tipo PLEX, uma TV ou duas...
  • liga o pc no ax1800 e pede para renovar o endereço de rede. Ele vai rapidamente receber um. De onde? Do roteador da vivo, claro. Está tudo na mesma rede...

Aí você desliga os roteadores e liga onde o sinal ficar melhor. Não sabe onde? Peque um telefone celular e meça. Use por exemplo o wifi analyzer, para os telefones do robo e da fruta, e que tem os desenhos bonitinhos com todas as redes wifi. Fazendo assim você garante muito mais cobertura em 5ghz porque é o que você vai querer usar. E muito mais pontos em 2.4 GHz que é do que você vai precisar, já que tudo liga nessa frequência.

 

E isso nunca mais vai dar problema. Não vai ter multiplo NAT, não vai ter perdas, não deixar de usar o que está pagando e tal.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto

20 horas atrás, arfneto disse:

 

  • no vivo no dhcp exclui o endereço .2 do intervalo do dhcp, claro. pode reservar uns endereços para seu uso, tipo até 10 inclusive. Então no dhcp vai usar de .11 a .254
  • liga o pc no ax1800 e pede para renovar o endereço de rede. Ele vai rapidamente receber um. De onde? Do roteador da vivo, claro. Está tudo na mesma rede...

Não consegui entender ou fazer o que pediu nessas duas etapas. Nessa primeira etapa, você. Você fala em "excluir", mas ele não mostrou esse IP que defini pra excluir, apenas automaticamente que o range de IP a partir do próximo dele, que no caso .3

 

"Renovar o endereço", não entendi. Eu redisquei o PPPoE, com o login cliente@cliente e senha cliente.

 

Deixei conectado via porta LAN do roteador com o modem e conectou, mas a velocidade está baixa, os dois estão como PPPoE, por isso. Sei que não é pra ser assim, então eu deixo em "IP Dinâmico" o roteador pra finalizar?

 

Pra ser bem sincero, falta detalhes na sua explicação. Como eu disse, sou leigo e entendo pouca coisa

Imagem do WhatsApp de 2023-10-20 à(s) 15.07.22_dbd12b75.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-10-20 à(s) 15.07.21_6cc9d7fc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Não consegui entender ou fazer o que pediu nessas duas etapas. Nessa primeira etapa, você. Você fala em "excluir", mas ele não mostrou esse IP que defini pra excluir, apenas automaticamente que o range de IP a partir do próximo dele, que no caso .3

 

 

21 horas atrás, arfneto disse:
  • no vivo no dhcp exclui o endereço .2 do intervalo do dhcp, claro. pode reservar uns endereços para seu uso, tipo até 10 inclusive. Então no dhcp vai usar de .11 a .254
  • .1 é o da vivo
  • .2 é o ax1800
  • de .3 a .10 pode usar para teste ou para o que precisar, tipo uma impressora sem fio, um servidor de midia tipo PLEX, uma TV ou duas...

 

Pois é. Só posso repetir. Excluir. Porque claro você vai querer ter todos os roteadores na mesma rede porque serão depois pontos de acesso wifi. Não vão mais ser roteadores. Se não tiver endereços vai acontecer de novo o que te aconteceu no início: ele vai sumir. E tem claro que excluir como eu expliquei aqui e em todos os outros tópicos: você não vai deixar os endereços deles DENTRO da faixa do DHCP porque mais cedo ou mais tarde vai dar conflito...

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

"Renovar o endereço", não entendi

 

Acho que sabe que o endereço recebido do DHCP é dinâmico, o D de dhcp. Renovar é isso: renovar o endereço IP.

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Eu redisquei o PPPoE, com o login cliente@cliente e senha cliente.

 

Mais uma vez: PPPoE é questão da VIVO. Não vai usar isso nunca. Não vai usar a WAN em outros roteadores. Só pode usar a WAN para conectar com....... a WAN. O provedor. 

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

mas a velocidade está baixa, os dois estão como PPPoE, por isso. Sei que não é pra ser assim, então eu deixo em "IP Dinâmico" o roteador pra finalizar?

 

Como eu venho dizendo, não vai usar nada da WAN. mesmo que não tenha lido nos outros lugares em que eu expliquei... 

 

22 horas atrás, arfneto disse:

Na configuração da WAN marca algo inofensivo, tipo PPPoE , com usuario [email protected] senha admin. Eu sempre uso essas. Não vai conectar mesmo

 

Não leu essa parte?

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Pra ser bem sincero, falta detalhes na sua explicação

 

Bem, eu sequer pretendia explicar, porque já postei isso com detalhes, desenhos, argumentos e roteiros nos outros posts. E mesmo assim repeti muito aqui. E mesmo assim você parece não ter lido as partes que eu reproduzi acima....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto bom dia

 

Eu fiz todos os procedimentos agora, renovei o IP e aparece que ele atribuiu o IP do modem da Vivo. Executei os comandos: ipconfig /release

ipconfig/renew

 

E o resultado foi esse:

 

IMG_20231022_091411.thumb.jpg.0b7b0d072e5b9b6d6d7c497fa256a900.jpg

 

No roteador TP-LINK ele cita que "não há internet", porém, ele se conecta a internet normalmente (e é a frequência que ele está emitindo, não o da Vivo). Só achei estranho que via Wi-fi no Speedtest no meu celular que possui wifi6, ele está batendo uma velocidade ok como antes (320 megas), mas no computador está batendo, via Wi-fi também, 120 megas e por cabo uns 200 megas.

 

Segui exatamente o que me orientou mas deve estar faltando mais algum detalhe.

 

Entenda, eu tenho apenas esse modem da Vivo e um roteador, apenas isso e só quero isso, não pretendo colocar mais um roteador. O modem da Vivo pode até ser considerado um roteador mas por mim eu nem pretendo usar o aparelho deles.

 

Lembrando minha situação como tenho dito antes, eu tenho um modem da Vivo e um roteador. Os dois estão um AO LADO do outro (não tenho outro lugar pra separar os dois)

 

Levando isso em consideração, não é melhor fazer aquilo que você me indicou lá no início do tópico? Deixar em modo bridge o modem da Vivo e colocar o roteador da TP-LINK como discador PPPoE? Aí eu iria conectar o modem da Vivo ao roteador TP-LINK via porta WAN, pois eu só tenho UM roteador. Eu queria sim seguir esse outro meio que aparenta ser melhor, mas sinceramente não estou vendo vendo melhorias ou conseguindo fazer tudo de maneira correta, pelo menos seguindo os passos que me orientou.

 

Obs: sei que o Speedtest não mostra a velocidade da internet como disse, sei disso, mas é um parâmetro que uso pra ter uma noção mínima do quanto mais ou menos pode estar vindo. E agora por cabo está vindo 170 ~ 210 Megas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Eu fiz todos os procedimentos agora, renovei o IP e aparece que ele atribuiu o IP do modem da Vivo. Executei os comandos: ipconfig /release

ipconfig/renew

 

É o contrário. Ele recebeu um endereço IP a partir do modem da VIVO, é o contrário. O servidor é o modem da VIVO. Não precisa ser assim, acho que já falei disso, mas é o mais cômodo. O que acontece se você tiver outro DHCP rodando no AX1800 pode ter

  • uma latência menor (no DHCP) para os aparelhos que estão se conectando no wifi ou no cabo pelo segundo roteador
  • uma rede que continua funcionando se o modem parar. Porque? Aritmética e redundância: você tem dois, mas desativou um então se o VIVO parar não tem endereços e nada vai funcionar. Se sua rede existe só para isso, para acessar a internet, então ok. Mas se tem uma impressora na rede, se quer transferir arquivos de um pc pro outro, assistir videos do PC na TV da sala ou quarto, coisas que nada tem a ver com a internet, nada vai funcionar...
2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

No roteador TP-LINK ele cita que "não há internet", porém, ele se conecta a internet normalmente (e é a frequência que ele está emitindo, não o da Vivo).

 

Não sei o que significa "a frequência que ele está emitindo". Vou repetir: ele não está conectado a internet. E o que diz essa mensagem é outra coisa: ele só quer dizer que não em nada ligado na porta WAN, e não tem mesmo. Ou não deve ter mesmo.

 

Ele acessa a internet através do gateway padrão, como tudo na rede. Nada tem a ver com porta WAN. Se tem acesso ao gw e ele está ligado ao modem e o modem tem acesso a internet então tudo funcionada. TCP/IP foi criado para isso. O que não é local vai para o gateway da rede. Pode ter vários gateways, só um deles é padrão. Rode ROUTE PRINT em seu pc e veja a saida.

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Entenda, eu tenho apenas esse modem da Vivo e um roteador, apenas isso e só quero isso, não pretendo colocar mais um roteador. O modem da Vivo pode até ser considerado um roteador mas por mim eu nem pretendo usar o aparelho deles

 

Então não use. Mas considere o que eu te expliquei sobre a aritmética e o fato de deixar de usar algo que tem e está pagando. 1800 mbps ao invés de 3000, 3 portas de rede ao invés de 5. E a modesta cobertura de rede a 5ghz. Se sua casa tiver dois ambientes, como um quarto e uma sala, já em a topologia comum: um roteador atrás de cada TV, uma no quarto e uma na sala. Um cabo indo para cada TV, grandes consumidoras de banda hoje em dia. wifi em duas bandas com antenas em cada ambiente. As leis da física , a aritmética e a redundância...

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Levando isso em consideração, não é melhor fazer aquilo que você me indicou lá no início do tópico? Deixar em modo bridge o modem da Vivo e colocar o roteador da TP-LINK como discador PPPoE? Aí eu iria conectar o modem da Vivo ao roteador TP-LINK via porta WAN, pois eu só tenho UM roteador. Eu queria sim seguir esse outro meio que aparenta ser melhor, mas sinceramente não estou vendo vendo melhorias ou conseguindo fazer tudo de maneira correta, pelo menos seguindo os passos que me orientou.

 

Eu expliquei os números, com desenhos, roteiros e argumentos. E as perdas que poderia ter ao ligar de outro modo. E acho que viu o que significou em relação aos problemas e perdas que outros relataram nos cenários deles. Fora a aritmética e a cobertura wifi

 

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Obs: sei que o Speedtest não mostra a velocidade da internet como disse, sei disso, mas é um parâmetro que uso pra ter uma noção mínima do quanto mais ou menos pode estar vindo. E agora por cabo está vindo 170 ~ 210 Megas

 

Eu não disse isso. Esse teste e todos os outros medem apenas uma taxa de transferência instantânea de uns dados (sem processamento nenhum) de alguns servidores para seu dispositivo. NADA tem a ver com a conexão de rede, como disse aqui muitas vezes. E se quer medir isso deve medir entre as pontas do cabo ou de cada lado da antena, usando o que tem aí, como a pasta \Windows de um computador. Apenas copie e fique olhando o desenho e vai ver a taxa de transferência na tela o tempo todo. A pasta do WIndows tem mais de 11GB então pode acompanhar qualquer flutuação durante a transferência, o que pode mostrar problemas com o rádio ou a rede ou as máquinas. É o que se faz na prática.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto

42 minutos atrás, arfneto disse:

É o contrário. Ele recebeu um endereço IP a partir do modem da VIVO, é o contrário. O servidor é o modem da VIVO. Não precisa ser assim, acho que já falei disso, mas é o mais cômodo. O que acontece se você tiver outro DHCP rodando no AX1800 pode ter

 

Nesse momento eu apenas conectei o meu notebook via cabo na porta LAN do AX1800 e executei os comandos que mostrei, na mesma ordem, e ele pegou o gateway do modem da Vivo. Eu pensei também que poderia estar errado, mas ai mesmo sabendo que não ia dar certo, que é, desconectar o AX1800 do modem da Vivo e deixar o AX1800 conectado apenas no meu notebook, ele me retorna mensagens do tipo que não consegue finalizar a ação, algo relacionado ao DHCP. E sim, é obvio, quem faz a discagem é o modem da Vivo, então por isso que não pegou o gateway da Vivo.

 

57 minutos atrás, arfneto disse:

 

É o contrário. Ele recebeu um endereço IP a partir do modem da VIVO, é o contrário. O servidor é o modem da VIVO

 

Ah e uma dúvida em relação em você dizer "É o contrário", isso se refere a pegar o gateway do AX1800, certo? Ou é pra fazer os comandos ao contrário? (acredito que não seja os comandos)

 

De qualquer forma, eu deixei com esse resultado na imagem. Mas é isso, eu fiz as alterações nos IP, alterei a faixa de distribuição de IP para não pegar o .2, que é o AX1800... fiz literalmente tudo o passo a passo e até desliguei e liguei os dois pra ver se era necessário.

 

Bom, eu sei que não é a melhor forma mas eu deixei, por enquanto, meu modem da Vivo em modo bridge e o AX1800 como discador PPPoE. Queria manter na mesma faixa de IP do modem da Vivo (192.168.15.x) mas por algum motivo o AX1800 não estava conectando a internet deixando com essa configuração. Então deixei como padrão de fábrica e fiz todo esse procedimento que acabei de citar

 

Mais pra frente eu tento novamente a configurar da melhor maneira e vou dar uma estudada em relação a redes. Como eu disse, sou leigo no assunto.

 

Se puder responder só mais essa duvida, eu agradeço! Me viro depois. Agradeço por tudo e pela paciência! 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Eu fiz todos os procedimentos agora, renovei o IP e aparece que ele atribuiu o IP do modem da Vivo. Executei os comandos: ipconfig /release

ipconfig/renew

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Nesse momento eu apenas conectei o meu notebook via cabo na porta LAN do AX1800 e executei os comandos que mostrei, na mesma ordem, e ele pegou o gateway do modem da Vivo. Eu pensei também que poderia estar errado, mas ai mesmo sabendo que não ia dar certo, que é, desconectar o AX1800 do modem da Vivo e deixar o AX1800 conectado apenas no meu notebook, ele me retorna mensagens do tipo que não consegue finalizar a ação, algo relacionado ao DHCP. E sim, é obvio, quem faz a discagem é o modem da Vivo, então por isso que não pegou o gateway da Vivo.

 

O que você escreveu inicialmente é que está errado. Quando você renova um endereço ele não "atribui o IP do MODEM ou coisa assim". E está lá na imagem que postou. ipconfig náo atribui mas sim recebe. E o endereço do modem é fixo e não vai ser nunca o de seu laptop. É o gateway padrão da sua rede e em geral para essa operadora é 192.168.15.1, por razões de marketing. 15 era o código da operadora Telefonica que hoje é a VIVO, e o código de operadora era e é 15. Como todos os endereços 192.168.X.X são de uso privado e não roteáveis foi até lega isso acontecer, já que esse endereço não é assim comum como 192.168.0.0 ou 192.168.1.0 usados por todo mundo.

 

O que acontece quando roda esse comando é que por 1 minuto mais ou menos sua placa de rede vai tentar receber um endereço IP, mais a máscara de rede, mais o endereço do gateway padrão, a partir de algum servidor DHCP que ofereça isso. Todo o tráfego que não é de sua rede vai ser encaminhado para esse gateway padrão e então  é assim que acessa a internet, já que, repito, sua rede local é assim, local e não acessa a internet. Para isso paga a VIVO.

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

desconectar o AX1800 do modem da Vivo e deixar o AX1800 conectado apenas no meu notebook, ele me retorna mensagens do tipo que não consegue finalizar a ação, algo relacionado ao DHCP. E sim, é obvio, quem faz a discagem é o modem da Vivo, então por isso que não pegou o gateway da Vivo.

 

É óbvio, mas não é isso que é óbvio. "Fazer a discagem" é uma herança do início do século, das primeiras conexões DSL da telefônica que davam de fato senhas para cada usuário acessar a internet através de um discador como era nos anos 90 com modems. Isso NADA tem a ver com o seu computador receber endereços de rede e com quem "disca" para a internet. 

 

Eu te expliquei acima que poderia ter DHCP habilitado também no AX1800. E também te expliquei porque. Você não fez isso, então:

 

Com o AX1800 desconectado do VIVO, ao  ao ligar seu computador nele ou ligar qualquer coisa via wifi dele, qualquer coisa que esteja configurada para obter endereço automático, não vai receber p. nenhuma porque o único servidor DHCP está desconectado. Só isso.

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

E sim, é obvio, quem faz a discagem é o modem da Vivo, então por isso que não pegou o gateway da Vivo

 

Então, essa discagem é irrelevante e nada tem a ver com a rede local ou endereços IP. E o usuário e a senha são os mesmos para todo mundo. É uma bobagem isso da VIVO. 

 

Entenda que não foi por isso que não recebeu endereços de rede.

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

fiz literalmente tudo o passo a passo e até desliguei e liguei os dois pra ver se era necessário.

 

Não , não é necessário desligar nada. As conexões são dinâmicas e basta desligar o cabo.

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

meu modem da Vivo em modo bridge e o AX1800 como discador PPPoE

 

Não pode ser diferente. Já expliquei isso umas vezes: a vivo usa esse protocolo PPPoE criando um tipo de tunel na conexão IP entre o modem e a rede da VIVO. Se o modem está como ponte não tem IP. E a conexão tem que ser feita por alguém. Pode ser o AX1800 ou pode ser seu micro, como também já expliquei.

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Queria manter na mesma faixa de IP do modem da Vivo (192.168.15.x) mas por algum motivo o AX1800 não estava conectando a internet deixando com essa configuração. Então deixei como padrão de fábrica e fiz todo esse procedimento que acabei de citar

 

Não faz diferença. Pode usar a rede 192.168.15.0 ou qualquer uma que achar preferível. Sua rede é local e pode usar qualquer endereço privado. Por isso eles não são roteáveis: todo mundo pode usar o mesmo ou qualquer um. O "motivo" deve ser apenas um erro de sua parte fazendo as coisas na ordem errada ou não esperando o aparelho reiniciar, porque ele faz isso sozinho. Te mostrei acima o endereço do emulador de fábrica onde você pode experimentar isso sem mexer em nada na sua rede.

 

image.png.78bb531e23f6bf4f3196a64d30e42e66.png

 

Essa tela, como te falei antes, em https://emulator.tp-link.com/Archer_AX10v1_US_simulator/index.html#lanAdv

 

 

 

 

 

 

 

 

image.png.c88b17592ec401597d085655090adb17.png

 

E vai ter essa resposta. Apenas espere. É obvio que se mudou o endereço de rede vai ter que se reconectar, certo?

 

 

8 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Mais pra frente eu tento novamente a configurar da melhor maneira e vou dar uma estudada em relação a redes. Como eu disse, sou leigo no assunto.

 

Redes é um campo muito amplo. Mas não precisa estudar nada em especial para configurar uma rede doméstica ou uma rede de pequena empresa. 

 

Leia o que eu expliquei naqueles tópicos que te listei. E os números, os desenhos, os argumentos. E meça as coisas. E entenda que nada tem a ver a rede local com a internet. E que a "velocidade" mostrada com esses medidores nada tem a ver com a rede local. Você pode ter uma rede local a 40 gbps e ter um link com a internet de 100kbps só para suporte, ativo apenas sob demanda em caso de emergência. Nada tem a ver uma coisa com a outra.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...