Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Estou tendo um problema...

Recentemente comprei um roteador que possui todas as portas gigabit e até mesmo WIFI 6, porém, meu plano de internet é 500 Megas e via Wifi, na frequência de 6Ghz, ele está batendo 350 Megas. Via cabo, a velocidade do modem pro roteador e em seguida pro meu notebook, está vindo corretamente! (480 Megas, tudo certo). O que pode ser?

Vou dizer todos os procedimentos que realizei e minha situação: Possuo um plano de internet da Vivo de 500 Megas de velocidade e opt ei em comprar um roteador além de usar o modem/roteador deles. Nas configurações do modem da Vivo, coloquei ele em modo bridge e desativei todas as frequências Wifi dele (2.4 GHz e 5Ghz). Em seguida, conectei meu novo roteador no modem e coloquei esse novo roteador em modo PPPoE. Até então, tudo deu certo, apenas essa questão do Wi-fi que não está batendo a velocidade correta mesmo no lado do roteador com todos dispositivos desconectados da rede, sendo que por cabo via esse novo roteador está batendo a velocidade correta. Agradeço muito quem puder ajudar! Pois foi um baita dinheiro investido nesse novo roteador e não quero jogar meu dinheiro fora kkkk. Caso eu não fui muito claro, eu tento explicar melhor com prints. O roteador da Vivo está em anexo junto com o roteador.

modem-vivo-fibra.jpeg

265909.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Tarde

Eu só não entendi porque você colocou o roteador da Tp-Link em PPPoE.

Só faria sentido se o ao invés de você usar o modem da vivo usar um conversor gpon.

51Yfbt4y4FL._AC_SX679_.jpg

Esse roteador da VIVO é um rotador convencional comum com porta de fibra.

Mantenha o roteador apenas como "Acess Point" que é o suficiente.

https://static.tp-link.com/upload/faq/image-20220310171717-2_20220310092403t.png

Postado

@Edvaldo J. Frederico Me desculpe, meu ponto forte nunca foi Redes kkkkk

Como posso explicar? Vou tentar explicar de forma leiga da minha parte: defini o roteador que comprei como PPPoE pra ele ser aquele que vai fazer conexão com o servidor da Vivo, pra conseguir pegar o IP e assim conectar com a internet, entende? E assim atráves dele, distribuir a rede wifi (Não quero que o modem da Vivo distribua a rede Wifi, apenas o roteador que comprei). No modem da Vivo, deixei ele modo bridge. Em seguida então, nas configurações do roteador do TP-LINK, eu deveria colocar o roteador como "IP Dinâmico"? É uma das opções que ele me fornece. Posso ver de trazer mais informações por parte das configurações que o software da TP-LINK fornece, pois como "Access Point" colocaria em um cenário onde o modem da Vivo e o roteador iria distribuir wifi, certo? Isso é uma coisa que não quero, apenas o roteador. Cenário que já defini: modem da Vivo (Modo bridge, redes wifi desligadas) -> Roteador (O que vai fazer o antigo papel do modem, que é distribuir o wifi e já está distribuindo)

• Membro VIP
Postado

@Lucas Forjr Beleza você começou certo, colocou o roteador da vivo em modo bridge, agora só ligar qualquer saida do modem da vivo na entrada lan do tp-link.

Não precisa usar ele em PPPoE porque o roteador da vivo já está fazendo esse papel.

Deixe o tp-link cem modo "IP Dinamico".

Assim que você acessar a pagina principal do AX1800, vai ter um desenho de um globo escrito internet e um desenho de um rotador, clique sobre esse desenho e veja se a velocidade de comunicação está em 1000Mbps.

image.png.fd9c6cd6b8ee021ba2e7019a73e52cf2.png

Postado
4 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Até então, tudo deu certo, apenas essa questão do Wi-fi que não está batendo a velocidade correta

wifi é da rede local., roda na LAN e nada em a ver com a internet e nem depende disso. Meça com dois aparelhos ligados via wifi a 5ghz e veja o que consegue. Não espere muito. Entenda que esse aparelho que está usando tem apenas 1800 mpbs de capacidade TOTAL,  a ser dividida entre todos os periféricos conectados. E mais ainda, essa banda é separada por frequência e não pode acumular: nesse aí são mais ou menos 1200/600 mbps a 5 e 2.4 GHz.

Note que o aparelho da VIVO também duas redes pelas quais você paga e desligou a toa. Acho que ele é de 400/800 mas não estou certo. E é claro que perdeu a cobertura wifi melhor porque não pode colocar o AX1800 em dois lugares ao mesmo tempo.

Isso quer dizer que você podia usar talvez 3 gbps usando os dois, talvez mais. E ter uma cobertura wifi muito melhor já que poderia colocar os dois em lugares otimizados. E perdeu umas portas ethernet tambem.

Note que wifi é half-duplex. Ou transmite ou recebe. Considere isso nos números também.

Postado

@Edvaldo J. Frederico obrigado pela ajuda, mas não funcionou do jeito que você disse. Ao colocar no modo bridge o modem da Vivo, ele não fica mais em modo PPPoE. E mesmo deixando dessa forma, no roteador não funciona na porta LAN, apenas na WAN. Isso já me irritou demais, vou devolver o roteador. Obrigado

@arfneto não quero usar a rede wi-fi do modem da Vivo porque não me interessa, pois o roteador está ao lado dele, por isso desativei a rede wi-fi do modem da vivo, pra justamente não ter interferência, entendeu? Acho que ninguém entendeu bem a minha situação: tenho um modem (com wi-fi) e um roteador, e quero que APENAS o roteador faça o roteamento wi-fi e o modem da Vivo fornece internet pra ele. Porém, mesmo colocando em modo bridge o modem da Vivo e conectando um cabo nele junto com o roteador (na porta LAN), não funciona. Só funciona se eu colocar na porta WAN do roteador e colocando o roteador em modo PPPoE. Porém, a velocidade bate cerca de 330 ~ 350 Megas, sendo que eu tenho um plano de internet de 500 Megas. Na hora de configurar o roteador, que opção eu coloco? Eu coloquei em "Roteador sem fio", pois é o que mais representa a minha situação. Tentei com "Access Point", mas nem funcionouScreenshot_2023-10-16-20-54-11-084_com.tplink.aginet.thumb.jpg.5a1ede44fd3a59ad8a4300618ac7507d.jpg

• Triste 1
Postado

Entendi o que você disse e o que quer fazer. Espero que tenha entendido os aspectos técnicos e aritméticos que te expliquei. A menos que use isso em um lugar muito pequeno é pouco provável ter vantagem usando do modo como pretende. 

E a questão de interferência é irrelevante.

Não pode usar seu roteador como AP simplesmente porque AP é uma projeção de uma rede que você não tem, já que o roteador da VIVO está desabilitado.

Deve usar no modo roteador, ligado via porta WAN ao modem. Só isso. E sim, deve habilitar PPPoE no AX1800 porque ele é que vai gerenciar a conexão. Ou ele ou ninguém. O aparelho da VIVO se transforma apenas em um modem, como nos anos 90: uma ponte (bridge) entre a WAN e a LAN.

E essa velocidade no wifi nada tem a ver com a internet. Entenda que só pode testar isso entre dois dispositivos no wifi, e claro a 5ghz porque a 2.4 não vai chegar nem perto de 100 provavelmente. Se não tem dois aparelhos para ligar no wifi a 5ghz e testar pode usar um celular e esses medidores de velocidade com a internet, mas entenda que vai estar medindo outra coisa.

Se quer ter ideia de alguma velocidade objetiva entre seus aparelhos e a internet pode tentar baixar algum arquivo grande e ver o que consegue em termos de velocidade, algo como a última versão de windows ou uma distribuição de Linux, arquivos de 4 a 8GB e ver como sua rede se comporta.

Entre esses medidores de velocidade comuns com a internet, tipo os da DSLReports ou Ookla, pode ter mais sucesso usando um computador ligado via cabo direto ao modem em modo bridge e ver o que consegue em ermos de velocidade, e ir comparando com o mesmo serviço ligado ao roteador via cabo ou rádio. Mas entenda que esses medidores não processam nada e nem os servidores do outro lado. Apenas enviam e recebem dados sem processar nada.

O AX1800 vai te dar em torno de 1200mbps e o aparelho da VIVO acho que uns 800 para usar no wifi a 5Ghz. Isso dividido entre todos os dispositivos nessa frequência. É normal conseguir uns 400/500 em um aparelho moderno, tipo um laptop ou celular recente.

Postado

@arfneto entendi! Bom, então só pra ter certeza se entendi bem:

1° o modem da Vivo eu deixei em modo bridge, você orientou eu deixar em modo router?

2° o roteador eu deixei como PPPoE, foi o que sugeriu também, certo?

3° atualmente aqui o modem da Vivo esta conectado junto com o roteador através da porta WAN do roteador, devo manter assim também, certo?

4° o roteador e o modem da Vivo estão um lado do outro, você acha que não vai ter interferência na velocidade e até mesmo na força do sinal se eu ativar a rede wi-fi da Vivo junto com o roteador então?

5° por cabo direto do roteador pro meu notebook, ele está batendo 480 Megas de 500 Megas, está certo. Então mesmo eu estando do lado do roteador, via Wi-fi, a velocidade não vai bater a mesma velocidade mesmo com um wi-fi de 6 GHz que esse roteador comporta? Claro, desconsiderando outros aparelhos conectados a rede.

Você me respondendo todos esses pontos, acredito que resolvo o meu problema. Realmente isso está sendo muito estressante pra mim kkkkk agradeço pela ajuda desde já 

Postado

@Lucas Forjr Deve usar como te parecer melhor. Apenas entenda que não existe roteador no modo bridge: ele passa a ser apenas um modem, um conversor de mídia. Não é mais um roteador. É uma ponte LAN/WAN como te expliquei.

• Se ligar direto em seu PC vai precisar ativar um discador PPPoe no PC.
  • Se ligar no roteador vai habilitar a mesma coisa no roteador. Não é uma sugestão. É mandatório porque a VIVO autentica assim sua conexão.
  • Se o aparelho da VIVO está em modo ponte então claro que o (único) sinal que sai dele é o da WAN e então deve ligar na porta WAN do AX1800.
  • Não há interferência importante, e acho que sequer mensurável. Se um canal fica congestionado os próprios protocolos alternam os canais, em especial nesses aparelhos modernos com wifi5 6 ou 6E. E a menos que use isso em um lugar muito pequeno sempre é vantagem ligar de outro jeito. O clássico: em uma casa que tenha sala e quarto com uma TV na sala e uma no quarto o simples é ligar um roteados ao lado de cada uma, com cabos alimentando no mínimo as TV. E os roteadores ligados via cabo LAN/LAN.
  • wifi6 pode passar fácil de 1 giga com adaptadores modernos. Chips como o Intel 210 podem chegar perto de 2000. Mas entenda que são half-duplex, como eu já disse. Mas é bem rápido. 
  • Um laptop comum ligado a esse roteador com um chip wifi não tão novo deve conectar a 300 ou 433mbps, e você vê isso no painel de controle do Windows, não nesses medidores de "velocidade".
  • Membro VIP
Postado

@Lucas Forjr Bom dia

Você está fazendo o teste por WIFI6 mais que velocidade você está se comunicando?

Exemplo da imagem, nesse caso a placa de rede WIFI está se comunicando a 150Mbps.

apresentacao1.png

Nesse tipo de conexão por melhor que seja tem em média 20 ~ 30% de perca, então no caso da foto , a conexão que você vai receber vai ser por média de 110Mbps.

Agora no seu caso como você está recebendo apenas 350Mbps, é bem provável que você esteja conectado a 433Mbs

433Mbps - 20% vai dar 346Mbps.

Pra chegar nos 500Mbps, o adaptador de rede WIFI precisa se conectar pelo menos a 866Mbps e lembrando que esse roteador consegui chegar a 1200Mbps no padrão WIFI6.

https://www.tp-link.com/br/service-provider/wifi-router/ex220/

Postado

@Edvaldo J. Frederico Então você está dizendo que mesmo eu tendo internet de 500 Megas (Na porta LAN está batendo 480 ) via Wi-fi está batendo cerca de 315 ~ 330 Megas, isso é normal nesse roteador? Pois nesse modem/roteador da Vivo, via Wi-fi no 5G, antes de eu comprar esse novo roteador, batia cerca de 450 Megas. Então pelo o que estou entendendo, fiz um downgrade além de um upgrade? Vi relatos na internet que ele bate a velocidade cheia via Wi-fi (sei que existe uma variação estando perto ou não). O que eu quero é simples, como já disse: O que o modem/roteador da Vivo fazia sozinho, agora quero que o novo roteador faça e deixar o modem da Vivo apenas como receptor de internet (modo bridge) pra depois transmitir VIA CABO pro roteador, apenas isso. Então, resumindo: da pra fazer isso que eu disse e atender a minha expectativa de bater quase 500 Megas (algo entorno disso, 450 Megas por exemplo) via Wifi ou simplesmente não vou ter isso com o roteador? Isso é algo especifico desse roteador? Pois o modem/roteador da Vivo conseguia bater essa velocidade via Wifi. Tem alguma ideia se pode ser alguma configuração? Já entrei em contato até com a TP-LINK e ninguem me ajudou

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Lucas Forjr  normal sim, "dependendo da taxa de atualização que está aparecendo dentro do windows".

Nas configurações do AX1800 altere a largura do canal (não lembro bem ao certo porque não estou em casa pra ver no meu roteador) de automático para o maior valor que tiver, se não me engano é 160Mhz no WIFI6 e 5 e no WIFI 2.4 é 40Mhz ou mais.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Olá, pessoal! Estou tendo um problema...

Recentemente comprei um roteador que possui todas as portas gigabit e até mesmo WIFI 6, porém, meu plano de internet é 500 Megas e via Wifi, na frequência de 6Ghz, ele está batendo 350 Megas. Via cabo, a velocidade do modem pro roteador e em seguida pro meu notebook, está vindo corretamente! (480 Megas, tudo certo). O que pode ser?

Vou dizer todos os procedimentos que realizei e minha situação: Possuo um plano de internet da Vivo de 500 Megas de velocidade e opt ei em comprar um roteador além de usar o modem/roteador deles. Nas configurações do modem da Vivo, coloquei ele em modo bridge e desativei todas as frequências Wifi dele (2.4 GHz e 5Ghz). Em seguida, conectei meu novo roteador no modem e coloquei esse novo roteador em modo PPPoE. Até então, tudo deu certo, apenas essa questão do Wi-fi que não está batendo a velocidade correta mesmo no lado do roteador com todos dispositivos desconectados da rede, sendo que por cabo via esse novo roteador está batendo a velocidade correta. Agradeço muito quem puder ajudar! Pois foi um baita dinheiro investido nesse novo roteador e não quero jogar meu dinheiro fora kkkk. Caso eu não fui muito claro, eu tento explicar melhor com prints. O roteador da Vivo está em anexo junto com o roteador.

modem-vivo-fibra.jpeg

265909.png

Teu notebook tem wifi 6?

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico  eu acabei dando uma fuçada esses dias nessa parte do roteador e deu umas melhorias de velocidade (de 320 Megas pra 400 Megas), mas ai eu alterei pra frequência 5 GHz e a largura da banda. Fiz a alteração de novo e não voltou a ter o mesmo resultado. Entrei em contato com a TP-LINK e fizemos testes e atualizações no firmware, e mesmo assim, não melhorou. No final, me sugeriram pela troca do aparelho e é isso que estou fazendo. Então assim, por cabo está vindo a velocidade normalmente mas via wifi na frequência 6 GHz não (bate por volta de 320 Megas). Então assim, eu não acho que essa seja "uma velocidade normal" de ser aceita mesmo que seja pra esse aparelho, pois outros relatos na internet elogiam muito ele principalmente pela velocidade via Wifi, batendo quase o valor cheio do plano de internet. Então, não seria justo eu aceitar isso, entende? E mesmo se com um aparelho novo deste mesmo modelo não funcionar, eu pego meu dinheiro de volta kkkkk ainda sim, agradeço MUITO pela ajuda

@edu.dnb Não, o máximo que ele suporta é 5 GHz. No wifi ele não está batendo essa velocidade correta, como outros aparelhos que suporta o 5 GHz e o 6 GHz não bateu a velocidade correta tambem (Isso porque eu testei cada dispositivo de forma isolada, ou seja, com nenhum outro aparelho conectado na rede). Agora, no meu notebook, via cabo, que tem uma placa de rede 10/100/1000, atingiu a velocidade correta, mas por wifi não também

• Curtir 1
Postado
22 horas atrás, Lucas Forjr disse:

@Edvaldo J. Frederico Me desculpe, meu ponto forte nunca foi Redes kkkkk

Como posso explicar? Vou tentar explicar de forma leiga da minha parte: defini o roteador que comprei como PPPoE pra ele ser aquele que vai fazer conexão com o servidor da Vivo, pra conseguir pegar o IP e assim conectar com a internet, entende? E assim atráves dele, distribuir a rede wifi (Não quero que o modem da Vivo distribua a rede Wifi, apenas o roteador que comprei). No modem da Vivo, deixei ele modo bridge. Em seguida então, nas configurações do roteador do TP-LINK, eu deveria colocar o roteador como "IP Dinâmico"? É uma das opções que ele me fornece. Posso ver de trazer mais informações por parte das configurações que o software da TP-LINK fornece, pois como "Access Point" colocaria em um cenário onde o modem da Vivo e o roteador iria distribuir wifi, certo? Isso é uma coisa que não quero, apenas o roteador. Cenário que já defini: modem da Vivo (Modo bridge, redes wifi desligadas) -> Roteador (O que vai fazer o antigo papel do modem, que é distribuir o wifi e já está distribuindo)

Bom, você fez Certo. Modem em Bridge e rotedor em PPPoE

Mas você não disse qual o modelo do teu roteador, isso é importante.

Entra nas configurações do WIfi no teu notebook e veja como está a conexão.

Aqui uso WIfi6, lá em baixo dá pra ver a velocidade de conexão

Captura-de-tela-2023-10-17-155535.png

Postado
1 hora atrás, Lucas Forjr disse:

velocidade via Wifi, batendo quase o valor cheio do plano de internet

Entenda que a velocidade via wifi nada tem a ver com o plano de internet. Sequer envolve a existência de um. 

image.png.51eae2d49db3047b8f133ba636235487.png

Esse chipset segundo o fabricante tem velocidade máxima de 2400mbps, mas pode ser que o fabricante some tx/rx para ter os 2400 e sejam só 1200 para cada lado. E assim estaria no limite da placa.

Como o roteador do outro lado --- AX1800 --- para em 1200 a 5Ghz para todos os periféricos, mesmo que esse seja o único usando na hora jamais saberemos.

E repito, isso nada tem a ver com o tal plano de internet. A conexão não é com a internet. É uma conexão via rádio entre o aparelho e o ponto de acesso wifi.

E a conexão com a internet vai ser dividida entre todos os dispositivos conectados.

Postado

@edu.dnb O modelo é o EX220. Entrar nas configurações do wifi do notebook com o notebook conectado via wifi? A velocidade que ele exibe ali, não seria a velocidade total que ele recebe no notebook ou o que o roteador entrega?

@arfneto O modelo é o EX220 e tudo bem, faz sentido o que disse. Só que eu peço que veja relatos das pessoas que tem esse roteador, já dizem o contrário. Então, eu acho estranho eu ver uma situação e ter que aceitar outra. Mas se for isso mesmo, talvez eu tente devolver esse roteador. Qual roteador entregaria aquilo que procuro? Tem uma sugestão?

Postado

@edu.dnb  eu verifiquei no meu notebook via Wi-fi e segui o que você me orientou de ver as configurações wi-fi do meu notebook, fiz isso ao lado do roteador. O estranho é que ele está forçado a conectar na rede 2.4 GHz e na "Velocidade da conexão (Recepção/Transmissão)" está 200/200 (Mbps). Isso explica tudo?? Como resolver?

Screenshot_2023-10-17-20-38-35-416_com.miui.gallery.jpg

Postado

@Lucas Forjr

Olhando as configurações desse roteador:

IEEE 802.11ax/ac/n/a 5 GHz

IEEE 802.11ax/n/g/b 2.4 GHz

1201 Mbps em 5 GHz

574 Mbps em 2.4 GHz

Olhando as configurações do Wifi do notebook:

Modelo: QCA9377

Frequência banda: 2.4Ghz & 5Ghz

Velocidade: 433Mbps

Rede padrão: 802.11a/g/n/ac

A velocidade máxima que atingirá com essa placa wifi do notebook é 433Mbps, o roteador tem capacidade ara entregar isso. Acredito que o problema maior deva estar no notebook, pelo que vi esse driver está desatualizado. Baixe a ultima versão do driver, depois vá no gerenciador de dispositivos e desinstale o driver do adaptador wifi, em seguida instale no driver novo. Veja se resolve.

No roteador você deve ter ativado uma opção onde você tem apenas uma rede e o roteador escolhe qual a melhor rede para se conectar o notebook e os demais dispositivos da rede. Essa é uma função muito comoda pois quando você de distancia do roteador com o seu celular, por exemplo, ele muda para a rede 2.4Ghz que tem o alcance maior. Você pode desativar isso e deixar as redes 2.4Ghz e 5Ghz separadas. Ou pode ir nas configurações do adaptador de rede e deixar setado qual rede esse notebook deve se conectar.

rede.png

@Lucas Forjr 

Outro detalhe.

No roteador configure como na imagem abaixo, em Channel Width coloque o maior valor, pois isso interfere na velocidade. Alguns aparelhos não funcionam bem em 5Ghz quando se coloca canais muito altos, então coloque 36 ou até o segundo mais próximo.

Captura-de-tela-2023-10-17-212825.png

Mas se você quiser aproveitar o máximo que seu roteador pode lhe oferecer o ideal que troque o adaptador Wifi desse notebook por um que seja compatível com Wifi 6, esse roteador tem o padrão AX em 2.4Ghz e em 5Ghz, você vai ter o melhor nas duas bandas. Procure pelas placas Intel AX200 ou AX210.

Boa sorte.

Postado
5 horas atrás, Lucas Forjr disse:

O modelo é o EX220. Entrar nas configurações do wifi do notebook com o notebook conectado via wifi? A velocidade que ele exibe ali, não seria a velocidade total que ele recebe no notebook ou o que o roteador entrega

Tanto faz. Essa é a conexão que pode medir. Está um de cada lado. É uma conexão via rádio. Entre o notebook e o roteador. Essa é a conexão wifi. NADA tem a ver com a internet. Esse roteador pode entregar 1200 mbps em 5 GHz e 600 em 2.4. Separados, porque são frequências distintas. Se não tiver nada a 2.4 o máximo continua em 1200. Se não tiver nada em 5 o máximo continua em 600. Tudo aproximado e half-duplex.

5 horas atrás, Lucas Forjr disse:

Só que eu peço que veja relatos das pessoas que tem esse roteador, já dizem o contrário. Então, eu acho estranho eu ver uma situação e ter que aceitar outra. Mas se for isso mesmo, talvez eu tente devolver esse roteador. Qual roteador entregaria aquilo que procuro?

Não sei o que seria que as pessoas dizem. E não entendi o que seria "aceitar". Tenho roteadores dessa marca, AX10, AX1800 e AX300 (EX510) e todos funcionam como esperado. E não está claro que tenha mesmo problemas com o seu. Se for trocar, esse EX510 é muito bom e suporta praticamente o dobro de dispositivos. Em termos de velocidade 1-1 não deve mudar muito a menos que tenha dispositivos muito rápidod a 5Ghz e tenha muito tráfego na LAN entre eles. Para a internet não tenho visto muita diferença. Ou medido.

2 horas atrás, Lucas Forjr disse:

O estranho é que ele está forçado a conectar na rede 2.4 GHz e na "Velocidade da conexão (Recepção/Transmissão)" está 200/200 (Mbps)

Isso não é "forçado". Não use o smart connect no roteador e deixe as duas frequências ativas, com nomes diferentes. E assim deverá ver no menu qual conexão vai usar.

E entenda que o alcance a 5ghz é ultra modesto, uma ou duas paredes no máximo. E a velocidade em 2.4ghz é bem modesta, em troca de um alcance muito maior. Mais uma razão para deixar o wifi ativo na VIVO e no TP-Link, para ter uma cobertura melhor no medíocre alcance de 5Ghz.

Postado

@edu.dnb Bom dia!

Exatamente, a placa de rede do meu notebook via Wifi, mostra que ele comporta 433Mbps. Você disse que o roteador consegue entregar isso, mas a placa de rede do meu notebook via wifi não consegue receber quase desses 433Mbps? Eu sei que ele não vai receber 100%. Se ele não vai receber, pode me explicar? O meu celular suporta o Wifi6 pois ele suporta essa frequência, não só apenas 5Ghz e mesmo assim ele está tendo o mesmo resultado que é exibido no notebook via Wifi também. Existe alguma perda mesmo ao lado do roteador?

Postado

@Lucas Forjr

5 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

@edu.dnb Bom dia!

Exatamente, a placa de rede do meu notebook via Wifi, mostra que ele comporta 433Mbps. Você disse que o roteador consegue entregar isso, mas a placa de rede do meu notebook via wifi não consegue receber quase desses 433Mbps? Eu sei que ele não vai receber 100%. Se ele não vai receber, pode me explicar? O meu celular suporta o Wifi6 pois ele suporta essa frequência, não só apenas 5Ghz e mesmo assim ele está tendo o mesmo resultado que é exibido no notebook via Wifi também. Existe alguma perda mesmo ao lado do roteador?

O problema é que seu notebook está conectando a 200Mbps, deveria estar 433Mbps ou perto disso. Por isso reinstale os drivers e veja se resolve.

E atualize também o firmware do roteador na versão correta.

Qual o modelo do celular?

Experimente desligar, no roteador, a opção smart conect. Deixe as frequências 2.4Ghz e 5Ghz separadas e conecte em 5Ghz. Talvez essa função smart conect esteja forçando os dispositivos a se conectarem em em 2.4Ghz.

Postado

@arfneto Entendi, me desculpa por não entender de forma tão rápida. Então enquanto tiver dispositivos, por exemplo: dois na frequência 2.4Ghz e um no 5Ghz, mesmo o 2.4Ghz podendo entregar 600Mbps e 1200Mbps em 5 GHz, a velocidade será divida dando prioridade pra aqueles que estão na frequência X, que nesse exemplo, seria o 2.4Ghz, certo? Se for isso mesmo, eu só achei estranho que quando configurei o roteador (tenho ele há 4 dias) com apenas um dispositivo na rede (meu celular, que suporta o Wifi6), também estava batendo cerca de 330Mbps via wifi ao lado do roteador. Nessa situação especifica, onde só tem um dispositivo na rede e que suporta o wifi6 na frequência 5Ghz, não deveria entregar algo em cerca 433 ~ 450Mpbs? Eu tentei achar informações no meu celular pra verificar que velocidade de recepção ele suporta mesmo sendo wifi6, só procurei por curiosidade mesmo. De qualquer forma, com esse roteador e com maioria dos dispositivos que aceitam via wifi a recepção de velocidade de até 433Mpbs, a realidade é que eu tenha uma velocidade de internet na prática nos dispositivos de cerca de 320Mbps mesmo? Com um plano de internet de 500Mbps. Só quero entender isso. Agradeço muito pela sua ajuda até então

@edu.dnb Sobre isso eu já resolvi, conectei meu notebook na frequência 5Ghz e ele está mostrando a velocidade de recepção de 433Mpbs. Fiz tudo como me orientou, como por exemplo criar duas redes com suas respectivas frequências, que consequentemente desativa a opção smart connect que você cita sobre deixar com a responsabilidade do roteador de mudar a frequência que o dispositivo conecta. Em relação aos drivers, não existe uma opção mais recente que aquela do meu notebook. Fui no site da própria fabricante e procurei em todos os lugares, a ultima versão que encontrei foi a que eu tenho e que foi publicada dia 05/09/2020 (se não me engano). O firmware do roteador foi atualizado, eu fiz junto com o suporte da TP-LINK ontem por volta das 13h30. Não melhorou o desempenho, coisa que citei aqui que o pessoal da TP-LINK sugeriu fazer a troca do aparelho inclusive. O modelo do celular é um POCO F5

Postado
37 minutos atrás, Lucas Forjr disse:

@Lucas Forjr (meu celular, que suporta o Wifi6), também estava batendo cerca de 330Mbps via wifi ao lado do roteador. Nessa situação especifica, onde só tem um dispositivo na rede e que suporta o wifi6 na frequência 5Ghz, não deveria entregar algo em cerca 433 ~ 450Mpbs?

Nessa situação sim, deveria entregar a velocidade total. Tenho aqui um Huawei AX2 e mesmo com vários dispositivos conectados ele entrega a velocidade total da minha conexão.

Nesse caso acho melhor você tentar atualizar o firmware do roteador para a última versão. Com atenção a versão correta de hardware. Esse roteador tem a versão 1 e 1.20. Atualize e se não resolver considere que pode haver um problema no roteador e peça a troca.

Snap4.jpg.f37861b9ff81f70acb8d4a9e7e35376b.jpg

Postado

Então enquanto tiver dispositivos, por exemplo: dois na frequência 2.4Ghz e um no 5Ghz, mesmo o 2.4Ghz podendo entregar 600Mbps e 1200Mbps em 5 GHz, a velocidade será divida dando prioridade pra aqueles que estão na frequência X, que nesse exemplo, seria o 2.4Ghz, certo? Se for isso mesmo, eu só achei estranho que quando configurei o roteador (tenho ele há 4 dias) com apenas um dispositivo na rede (meu celular, que suporta o Wifi6), também estava batendo cerca de 330Mbps via wifi ao lado do roteador. Nessa situação especifica, onde só tem um dispositivo na rede e que suporta o wifi6 na frequência 5Ghz, não deveria entregar algo em cerca 433 ~ 450Mpbs?

Não há preferência por parte do ponte de acesso. E não há interferência entre as duas frequências: os rádios são distintos e o roteador pode rodar até o máximo em uma frequência ou na oura ou nas duas. Não faz diferença.

A escolha pela frequência é do dispositivo e não do AP. O lance do smart connect, que a VIVO também tem em geral, é uma conveniência para usar o mesmo nome e senha. Só que às vezes com um dispositivo móvel e o ultra pequeno alcance em 5Ghz o aparelho --- celular, tablet, qualquer coisa --- acaba conectando no rádio de 2.4 e depois não volta a conectar na outra frequência quando chega mais perto, ou demora. E se a rede tem um nome só fica mais difícil do usuário perceber.

E tem que ter um gatilho, um limite para isso, porque não dá pra ficar monitorando a intensidade do sinal e ficar mudando de uma rede para outra toda hora que o aparelho passa de um ambiente para outro por exemplo.

Por isso em geral é melhor fazer como eu disse e manter os dois pontos de wifi ativos: mais chance de conseguir conectar a 5ghz que pode ser 20x mais rápido... 

Nessa situação especifica, onde só tem um dispositivo na rede e que suporta o wifi6 na frequência 5Ghz, não deveria entregar algo em cerca 433 ~ 450Mpbs?

Sei que estou me tornando repetitivo, mas entenda que essas conexões nada tem a ver com a internet ou seu contrato com a operadora. São conexões entre o aparelho e o AP. A performance deve ser medida e verificada na rede local.

E por outro lado, acho que já escrevi sobre isso, entenda que esses medidores que velocidade com a internet não trafegam nada importante e não há processamento em nenhum dos lados. Pode ser que seu aparelho --- e é bem provável --- sequer consiga processar esse tráfego, fosse isso algo real. E pode ser que o outro lado (na internet) também não queira entregar mais que um certo limite, mesmo que você possa receber.

Esses 500mbps que contrata são divididos para todos os dispositivos. Se quer ter isso em um só pra testar faça como eu disse: ligue o modem direto no computador e habilite um discador. Assim terá acesso exclusivo e pode medir o que achar importante. Sem intermediários.

Mas considere o que pretende receber ou transmitir com uma conexão. Uma ligação VOIP vai bem com 100kbps. Uma videoconferência pode gastar uns 3mbps --- ou bem menos --- via Zoom ou Teams ou Skype ou WhatsApp ou sei lá.

Um vídeo FHD gasta entre 3 e 6mbps. Em 4K no máximo uns 25. Assim meio gbps dá pra ver alguns filmes em 4K, ligar vários celulares e vários computadores. Esse é o propósito: fatiar esses 500mbps dinamicamente na rele local.

Atualizar firmware e drivers tem muito pouco chance de mudar velocidade de algo. Em especial em relação aos AP e roteadores. Em geral a evolução de firmware --- que pode ser confirmada nas tais Release Notes de cada versão --- acontece apenas para corrigir erros. No caso de coisas como placas mãe modernas pode ser que seja para agregar suporte a novos processadores, novos chips de memória e coisas assim. Mas no caso de wifi esses protocolos são super ajustados e verificados pelo consórcio wifi antes de implementados. E nunca vi agregar suporte a algum protocolo novo. Um roteador wifi5 será sempre isso, Um wifi6 não vai virar 6A ou 7 só porque se estabilizou o novo padrão: os caras esperam que você compre outro e pronto.

Em relação a mudar e fixar faixas e canais de conexão é sempre bom lembrar que o espectro de rádio é absolutamente dinâmico e fixar algo pode sempre ser "um tiro no pé". Um canal livre hoje pode estar congestionado daqui a 10 minutos. Por isso em geral o melhor é deixar para autonegociação e deixar esse monitoramento para os algoritmos.

Veja o exemplo das redes mesh, em que finalmente se admitiu que o melhor NÃO era aumentar a potência das antenas e o alcance mas sim diminuir. Com todo mundo aumentando a potência a interferência sobe junto. Seus vizinhos também tem rádios e é normal hoje em dia ver dezenas de redes wifi ao alcance de um aparelho. É como o cara que acha que a lei tem que permitir comprar uma espingarda e colocar na sala atrás da porta, até descobrir que todos os vizinhos também em uma, inclusive o maluco da casa 3 que tem síndrome do pânico. 😄 ok fui dramático 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!