Ir ao conteúdo

Conectar 2 computadores com alta velocidade de transferência

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Hoje no meu setor temos dois computadores que rodam utilizando um programa chamado Tekla.

Este programa gera arquivos que são salvos atualmente no servidor da empresa, em que os dois computadores estão conectados.

Os dois computadores muitas vezes precisam acessar os mesmos arquivos simultaneamente, pois trabalham simultaneamente no mesmo projeto. Por isso, o arquivo precisa estar compartilhado com as duas máquinas.

O servidor da empresa, no entanto, é muito lento, e o meu setor é o que tem maior necessidade de transferência rápida de dados, visto que esses arquivos que me refiro tem alguns gigas, e para salvar as vezes levam minutos.

Queria uma sugestão de que modo eu posso criar uma rede muito rápida entre os dois computadores, para que esses arquivos possam ser salvos e acessados de maneira mais eficiente, sem mexer na estrutura de servidor da empresa.

É importante que eu continue tendo acesso ao servidor da empresa para outros arquivos.

As ideias que tive até agora:

Comprar um HUB para receber um SSD e conectar os dois computadores nesse HUB e salvar os arquivos nesse SSD. Os computadores estariam conectados no HUB via USB3.2, o que daria uma boa velocidade. No entanto, não sei se isso é possível, nunca vi isso em nenhum lugar.

Comprar um roteador com porta USB, conectar um SSD com case nele e conectar os dois computadores via cabo de rede nesse roteador e também o cabo de rede do servidor. Não sei se será a velocidade ideal.

Comprar um Switch e conectar os dois computadores, além do servidor nesse switch e passar a salvar os arquivos localmente numa das máquinas. (Não é o ideal pois quando o PC que tiver os arquivos tiver problema, os dois vão ficar parados.)

Queria uma sugestão de vocês de como eu poderia resolver isso.

Orçamento não é muito problema, dentro de um limite de 2-3k.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Tarde e bem vindo.

Switch 2.5Gb 

D_NQ_NP_2X_816405-MLB70348704112_072023-

E 3 placas de rede 2.5Gb, uma para cada computador e uma placa no servidor.

D_NQ_NP_2X_972329-MLB71720812053_092023-

Agora se não atender tem switch de 10Gb e placa de rede de 10Gb só que o valor vai aumentar.

Tem esse cara também se quiser espetar um HD externo, mais pergunte antes para o vendedor se vai dar certo.

D_NQ_NP_2X_907548-MLB70510942468_072023-

• Curtir 2
Postado

Sim... a sugestão acima é a única viável. 10Gb já não dá porque não vai caber no orçamento.

15 minutos atrás, Vargolos disse:

Comprar um Switch e conectar os dois computadores, além do servidor nesse switch e passar a salvar os arquivos localmente numa das máquinas. (Não é o ideal pois quando o PC que tiver os arquivos tiver problema, os dois vão ficar parados.)

Então, mas o que te impede de replicar nos dois? Ai se um morre você tem o outro (sem falar de backup)?

• Curtir 3
Postado
21 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde e bem vindo.

Switch 2.5Gb 

E 3 placas de rede 2.5Gb, uma para cada computador e uma placa no servidor.

Agora se não atender tem switch de 10Gb e placa de rede de 10Gb só que o valor vai aumentar.

Tem esse cara também se quiser espetar um HD externo, mais pergunte antes para o vendedor se vai dar certo.

Opa! Obrigado!
Dessa forma eu vou precisar manter os arquivos local em uma das máquinas.

Sendo assim, o que acham de usar uma conexão via USB?

As duas máquinas tem suporte para USB3.2.

Encontrei esse cabo USB com bridge, achei que poderia funcionar para transferir arquivos com a velocidade do USB.

https://www.amazon.com.br/transferência-Keyboard-Sharing-computador-Windows/dp/B0B8HFFXC4

• Curtir 1
Postado

O usual é usar uma solução de rede como foi indicado, é garantida e flexível. A USB me parece meio esdrúxula. Mas pode testar e retornar com o resultado para referência futura.

• Curtir 1
Postado
Em 25/10/2023 às 13:48, Vargolos disse:

o que acham de usar uma conexão via USB?

As duas máquinas tem suporte para USB3.2.

Olha... se quer muito que seja com um HD externo eu tentaria um NAS então (que é basicamente HD com interface de rede, não USB); Via USB, não saberia dizer como o dispositivo vai tratar requisições vindo de dois computadores diferentes de forma simultânea. Para falar a verdade eu nem sei se isso iria funcionar.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...