Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Durante uma conversa que tive com os meus pais, decidi organizar e procurar peças para um PC fixo para minha casa, porque a gente só vivia a base de Notebook por uns 4~5 anos, então, viando um orçamento de um PC simples, pequeno e funcional. Eu já tenho o seguinte setup:

Peças pré-definidas

• Gabinete Cooler Master Masterbox Q300L
  • SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe
  • 2x8GB RAM DDR4 3200Mhz
  • Fonte MSI MAG A550BN, ATX, 550W

E escolhi duas opções de processadores:

Intel

• I3-12100F
  • placa-mãe Gigabyte H610M H

AMD

• Ryzen 5 5500
  • placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2

A única coisa que estou em duvida é a placa de vídeo, pois como é algo volátil no meu orçamento, a minha ideia era pegar uma RX 550 (Que tenho ciência que é uma placa fraca) só para dar vídeo, pois eu pensei em comprar ela de começo como entrada, para depois fazer um upgrade para uma de entrada atual, tipo uma RX6600 ou a preço similar.

Mas, com isso em mente, para uso pro dia a dia, e para algumas tarefas especificas, é uma boa configuração? E se por uma placa para dar vídeo, é uma boa pegar a 550 ou tentar procurar alguma mais forte do que ela e a um preço aceitável?

• Moderador
Postado

O Ryzen 5 tem 6 núcleos e 12 treads e o i3 possui 4 núcleos e 8 treads , assim a opção pelo Ryzen é mais eficiente. 

Sim a rx 550 é uma boa placa pra uso no dia a dia , se o seu uso são algumas tarefas específicas e não jogos pesados em full HD essa placa vai ser suficiente pra realizar isso 

5 minutos atrás, akagouveia disse:

Ryzen 5600g

Se vai trocar de placa de vídeo depois não escolha processadores com vídeo integrado 

Postado

@bernardoffs4 Pelo preço que você paga em um RX550 nova, você pega uma GTX 1650 usada e que vai te dar o dobro de FPS.

Postado
3 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Se vai trocar de placa de vídeo depois não escolha processadores com vídeo integrado

é melhor ele pegar um 5600g e depois comprar uma placa de vídeo boa que gastar numa rx550 pra depois ter que vender...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
11 minutos atrás, akagouveia disse:

melhor

O problema de usar vídeo integrado é que parte do desempenho do processador é reduzido pra dar espaço ao vídeo integrado.

Usar hardware usado como placas de vídeo por exemplo trás um valor menor porém varia muito em cada caso.

Uma rx 550 de 2gb nova com garantia de um ano custa algo em torno de 300 reais 

O processador com vídeo integrado é pelo menos 100 reais mais caro que a sua versão sem vídeo integrado 

Postado
2 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

O problema de usar vídeo integrado é que parte do desempenho do processador é reduzido pra dar espaço ao vídeo integrado.

sim, e o 5600g tem desempenho de cpu semelhante ao 5500 que é o que ele pretende pegar.

2 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Uma rx 550 de 2gb nova com garantia de um ano custa algo em torno de 300 reais 

O processador com vídeo integrado é pelo menos 100 reais mais caro que a sua versão sem vídeo integrado 

aí ele vai usar por 6 meses - 1 ano pra depois vender por 200 e perder os 100 reais que poderia pagar a mais no 5600g cuja apu é mais forte que a rx550...

enfim, eu iria de 5600g e deixaria pra investir depois numa gpu melhor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O Ryzen 5 5500 está por volta de R$ 600 o Ryzen 5 5600G por volta de R$ 900 (ambos novos comprados no Brasil). Se ele comprar uma placa de vídeo básica qualquer, ainda recupera parte do valor para trocar a placa de vídeo. Se comprar com vídeo integrado, vai ter pago a mais por algo que vai ficar "inutilizável". 

6 minutos atrás, akagouveia disse:

ano pra depois vender por 200 e perder os 100 reais que poderia pagar a mais no 5600g

Na verdade ele vai perder R$ 300 se comprar vídeo integrado. Comprando a placa de vídeo ele perder só uns R$ 100,00.

Postado
13 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Você está certo, porém, pro caso do OP, isso não fará diferença alguma, será apenas um overkill e gasto desnecessário de verba.

Aliás, se ele quer, futuramente, comprar uma RX6600, o limitador ainda será a própria placa de vídeo, já que o 5600g já aguenta 100% dela, inclusive em aplicações intensivas para o CPU.

Na verdade, o 5600g consegue ter até mais performance que a RX 550, como visto nesse comparativo:

Logo, sim, o melhor ainda será comprar um 5600g e juntar para uma RX6600 do que se aventurar com uma RX 550.

O Ryzen 5 5600g está custando 795 reais na kabum:

https://www.kabum.com.br/produto/203464/processador-amd-Ryzen-5-5600g-3-9ghz-cache-16mb-hexa-core-12-threads-am4-vi-deo-integrado-100-100000252box?srsltid=AfmBOookjsjf177_frGZmxmuQgzz5S4VTD9m_wUrhUNEgiPASkNPq5kyiQk

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Pedroou disse:

O Ryzen 5 5500 está por volta de R$ 600 o Ryzen 5 5600G por volta de R$ 900 (ambos novos comprados no Brasil). Se ele comprar uma placa de vídeo básica qualquer, ainda recupera parte do valor para trocar a placa de vídeo. Se comprar com vídeo integrado, vai ter pago a mais por algo que vai ficar "inutilizável". 

https://www.kabum.com.br/produto/203464/processador-amd-Ryzen-5-5600g-3-9ghz-cache-16mb-hexa-core-12-threads-am4-vi-deo-integrado-100-100000252box      Ryzen 5600g por 800 reais, pra montar o kit 5500+rx550 gastaria 900 e ainda teria desempenho pior...

5 minutos atrás, Pedroou disse:

Na verdade ele vai perder R$ 300 se comprar vídeo integrado. Comprando a placa de vídeo ele perder só uns R$ 100,00.

se ele gastar os 900 pra montar o kit e dps revender a rx550 por 200 (sem contar a dor de cabeça pra vender), no final só terá gasto 100 reais a mais, o que compensa por não ter que perder tempo tentando vender hardware usado e ainda com mais desempenho enquanto usar a apu.

Postado
17 minutos atrás, akagouveia disse:

é melhor ele pegar um 5600g e depois comprar uma placa de vídeo boa que gastar numa rx550 pra depois ter que vender...

Pelo contrário, o Ryzen 5500 é um Ryzen 5600G sem o Vídeo integrado ou que foi desabilitado e por ser mais recente até rende um pouquinho mais.

Comprando a RX550 ou qualquer outra barata usada, depois ele consegue vender, nem que seja por R$ 200,00 já o "G" do 5600G não dá para vender. 😉

Então, o 5600G ou qualquer outro G só vale a pena para quem não pretende comprar GPU.

• Curtir 3
Postado
1 minuto atrás, 1lokos disse:

Comprando a RX550 ou qualquer outra barata usada, depois ele consegue vender, nem que seja por R$ 200,00 já o "G" do 5600G não dá para vender. 😉

Em nenhum momento o OP disse que iria se desfazer da RX 550 na hora do upgrade.

Não podemos simplesmente assumir as coisas que ele vai fazer.

Postado
18 minutos atrás, 1lokos disse:

Então, o 5600G ou qualquer outro G só vale a pena para quem não pretende comprar GPU.

se você acha que ter desempenho pior e a dor de cabeça em tentar vender hardware usado valem cem reais, então tá né.

• Curtir 1
Postado

Então, minha vênias por não especificar direito algumas coisas na primeira mensagem, então deixa eu esclarecer umas parada antes que fique confuso.

O meu intuito inicial para esse PC não era para jogos pesados para full HD de inicio, é para coisas do dia a dia, coisas especificas que não sejam pesadas e para jogos leves até, como o @STAR ALPHA disse, então por isso escolhi a RX 550, e além disso, se por acaso depois eu consiga ver uma placa de vídeo melhor para esse PC, venderei a RX 550 e comprarei a nova

Por isso mesmo que decidi escolher processadores "Básicos", como o I3-12100F e o 5500, pois como são atividades simples e não tão exageradas, escolhi dois processadores que iriam me satisfazer, mas valeu pelo toque do Ryzen 5 também

Eu já pensei em colocar o I3-12100 e o 5600G no orçamento, só que ultrapassava o orçamento que planejei com os meus pais, então, decidi melhor montar algo com uma placa simples de começo para ter upgrade depois, pois eu dei uma pesquisada, e mesmo depois do upgrade, independente dos dois processadores que irei escolher, vão me deixar satisfeito, por aí em diante.

Novamente, peço perdão se ficou alguma coisa sem esclarecimento. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, bernardoffs4 disse:

Cooler Master Masterbox Q300L

Precisa tomar cuidado com o valor desse gabinete, pois raramente tem preço bom, o que acabaria com a proposta de "pc simples" que pretende montar. Outro detalhe é que ele acompanha apenas 1 cooler, o que dará custos extras. Nesse momento ele está  259 na Terabyte, mas o frete é 50.
Eu acho bem bonito, porém é possível encontrar opções mais baratas e já com coolers, mesmo que não tão compactos. Um exemplo é a Pichau, que costuma fazer promoções de gabinetes com frete grátis para sul e sudeste, só ficar de olho.

Não faz sentido a configuração do hardware que escolheu ser chamada de PC básico pra família.

Um PC básico para família é:
Ryzen 5 4600g,  R$ 629 na Kabum e Terabyte
Gigabyte A520M K V2, R$ 429 na Kabum 
Memórias, 2x desse ou 2x desse
Gabinete sem coolers, R$ 138 na Pichau
4 coolers para o gabinete acima, R$ 12,99 cada Kabum

SSD e fonte a seu critério
E é necessário filtro de linha clamper, nunca estabilizador 

Postado
18 minutos atrás, Crixus Champion disse:

o que acabaria com a proposta de "pc simples" que pretende montar.

Isso é mais por questões de estética, porque eu queria um mini-tower que não seja um aquario, e esse foi a escolhida

20 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não faz sentido a configuração do hardware que escolheu ser chamada de PC básico pra família.

Por isso que pus o titulo como "Para uso simples e funcional", porque é para uso simples e que funciona decentemente, mesmo que seja uma configuração intermediaria, para nós aqui em casa, no que a gente precisa, vai ser o melhor, não desmerecendo o que tu recomendou, claro, obrigado por avisar pelo clamper, mas, no meu caso, essa é a melhor opção para a minha família e etc.

• Curtir 1
Postado

A grande maioria dos computadores que existem por aí, tanto domésticos quanto de trabalho, NÃO tem placa de vídeo.
O motivo é simples: uma delas encarece muito o computador.

Se for usar para rodar jogos, infelizmente deve-se optar pela MELHOR ($$$$$) possível.

Uma opção possível seria negociar com o pai a compra de um excelente computador usando processador COM controlador de vídeo integrado, economizando na placa de vídeo, p ex: AMD 5 5600G ou 7 5700G e, futuramente, acrescentar uma placa de vídeo para jogos. Até lá, contente-se com os jogos que rodam na máquina sem a famigerada placa de vídeo dedicada.
Os processadores AMD historicamente tem controladores de vídeo melhores do que os da Intel (o que talvez não seja verdade nas gerações 13 e 14, pois seus equivalente na AMD sequer tem controlador de vídeo integrado).

image.png

@bernardoffs4 Uma opção interessantíssima de processador é o AMD 5 5600G, um dos mais vendidos do mercado, juntamente com a placa-mãe B450M ou B550M das mais vendidas. Essa máquina não deve ser voltada para jogos, mas rodará alguns deles.

image.thumb.png.194944983812fdbb25f0587ba70af5cf.png

image.thumb.png.1346dea0f3b09ee0525b758f5c1887ac.png

Porém, se a ideia é fazer uso intensivo de jogos, deve-se procurar um processador AMD SEM controlador de vídeo integrado, de preferência com a letra X no final (p ex, 7 5700X ou 5 5600X) e uma placa de vídeo robusta (RTX 3060 Ti ou RX 6750 XT). Obviamente, deve-se ter maior cautela com o sistema de regrigeração ($$$), optar por um gabinete que proporcione melhor fluxo de ar ($$$), além de uma fonte de alimentação mais robusta ($$$), especialmente se fizer uso intensivo da máquina. Não se esqueça que a placa-mãe tb deverá ser mais parruda ($$$). Neste caso, a máquina obviamente custará mais caro e a montagem é mais complexa, sendo necessário aprofundar o estudo de cada componente, pois o céu é o limite para os preços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!