Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou querendo usar um carregador 134n3p para carregar 2 pilhas de 1,5V (NÃO SAO DE LI-ION), para diminuir a tensão que carrega as pilhas posso colocar 2 diodos em anti-paralelo em um dos dois pinos da bateria? e como devo proceder relativo a corrente para carregar?

Postado

@Samuca_ Não iria funcionar. os carregadores pra bateria de lítio tem circuitos integrados para monitoras a corrente e tensão da bateria durante o carregamento, já que baterias de litio são muito sensíveis a sobre tensão, e muitos carregadores nem carregam se a tensão da bateria estiver abaixo de 2.5V por conta do risco de curto e incêndio nas baterias de lítio.

Mas se suas baterias forem de Ni-Mh ou NiCD, ou seja pilhas recarregáveis comuns, então bastaria um resistor em serie com a pilha pra limitar a corrente! o resistor é calculado pra uma corrente igual a 10% da capacidade nominal,

Se for uma pilha AA de 1500 mAh o resistor seria de 27ohms, pra pilha palito de 600mAh, um resistor de 68 Ohms por pilha resolve.

Esse tipo de "carregador burro" leva varias horas pra carregar a pilha, tipicamente 14 horas pra uma pilha totalmente descarregada, mas é muito seguro e não tem risco de estragar a pilha.

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

@F4b10 Obrigado pela resposta, meu objetivo é carregar 2 pilhas AAA (palito) de 1.5V em serie eu teria que usar apenas 1 resistor de 68 Ohms para isso? E outra questão... Ao conectar na tomada (carregador) eu poderia carregar as pilhas e alimentar o circuito ao mesmo tempo ou o periodo de carregamento das pilhas tem que ser isolado?

Postado

@Samuca_ Basicamente além do suporte para as pilhas, você usaria um cabo USB e/ou um carregador  de celular pra fornecer os 5V, e o resistor de 68 ohms pra limitar a corrente, e como a corrente necessária é muito baixa, qualquer carregador sobrando teria corrente de sobra.

Quanto a usar a pilha enquanto carrega, como a corrente de carregamento é muito baixa, qualquer coisa conectada poderia descarregar a pilha mais rápido do que o carregador consegue repor a carga.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!