Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala galera, minhas config são a seguinte, pergunto: acham que da pra melhorar algo, quais upgrades recomendam?

placa de Vídeo = 2060 super
processador = i5 11400
placa-mãe = ASRock z590 pro4

memória ram = 2x8gb kingston fury 2666mhz
SSD 1tb kingston m2 NVMe 

fonte = 850w core reactor

estou sem aircooler/watercooler

Postado

O processador suporta upgrade pra uma placa da série 3000 (3060 por ex.), o que te traria pra ter desempenho bom em jogos lançamentos. Outra coisa que vai dar algum ganho razoável é 32GB DDR 3200Mhz. Mas tem que ver pra o que você vai usar, até quanto pretende gastar, etc.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, Mohamed Hachem disse:

@Gabrieuz no caso das ram, eu teria que "descartar" minhas memórias 2666mhz? não pode misturar colocando mais 2x8gb de 3200mhz

Tecnicamente você até pode misturar, se a placa tem 4 slots, cada 2 pares fazem 1 dual channel. Mas isso ai só causaria ruído e atrapalharia o tráfego de memória. Se tu for investir em 2x16GB, essas tuas antigas não vão fazer a menor diferença de qualquer maneira, eu não recomendaria usar.
Essa tua memória RAM não ta ruim não, só se quiser uma garantia pra jogos/programas mais pesados ou se costuma jogar e deixar outras coisas abertas, ai faz uma boa diferença. E também porque memória RAM DDR4 tem estado muito barata, mesmo com ICMS das importadas.

Postado

Seu PC é muito bom, e está muito bem equilibrado.
Você joga em qual resolução? Em quê o PC não te atende?

Trocar uma 2060 SUPER por uma 3060 não faz sentido, é elas por elas. Se for mexer na Placa de Vídeo, teria que ser algo que fizesse a diferença em relação à sua atual. Porém há a possibilidade de seu processador não extrair todo o poder de uma placa de vídeo consideravelmente mais forte em resolução full HD, havendo gargalo.
E se fosse também trocar o processador, pensando em algo como 10700k (R$ 1.799), 11700k (R$ 1.799), 10900kf (R$ 1.799), 11900kf (R$ 1.899), 10900k (R$ 2.400) ou 11900k (R$ 2.500), as coisas ficariam bem caras, considerando que processadores atuais intel e amd entregam mais performance sem custar tanto.
É complicado, intel "antigo" não cai de preço.

Por isso precisa dosar a placa de vídeo que casaria perfeitamente. 
E não sabemos ainda quanto pretender gastar, além da qualidade de resolução e frames em que almeja jogar. 

Postado

@Crixus Champion opa valeu pelas informações, então na verdade meu uso do pc hoje se resume a trabalho (processamento de dados, programas de calculo, softawares de imagem 3D, CAD, essa parte voltada a engenharia) e jogar (atualmente só jogo FIFA), e atualmente atende muito bem as minhas necessidades, minha dúvida é mais com o passar do tempo quando as peças vão ficando antigas, que tipo de upgrade eu poderia fazer pra sempre me manter atualizado com a geração de programas e jogos, até por que minha placa-mãe só tem suporte até a 11º geração, não sei se isso seria um problema pro futuro

ps: um detalhe é que tenho queda de fps no EA FC24 (ultimo "fifa" lançado), mas acredito que seja problemas de otimização do jogo que esta bem porca, pois só começou a ter queda depois de uma atualização no jogo, não acredito que minha configuração não suportaria esse jogo

Postado
3 horas atrás, Mohamed Hachem disse:

minha dúvida é mais com o passar do tempo quando as peças vão ficando antigas, que tipo de upgrade eu poderia fazer pra sempre me manter atualizado

Esse é o problema, processadores são lançados anualmente, e muitas vezes requerem placas mãe de um novo soquete. A sua por exemplo, é soquete LGA1200, enquanto que a plataforma atual da intel é LGA1700.
A LGA1700 suporta 12ª, 13ª e também a novíssima 14ª geração.

Há processadores incríveis para a sua placa-mãe LGA1200, como o i9-10900KF, com 10 núcleos e 20 threads, monstrão, e custa hoje 1.799 nas lojas Kabum e Terabyte. O i9-10900KF, assim como sua versão  i9-10900K, juntamente com i9-11900(K e KF) são os melhores processadores para sua placa-mãe.
Seria a melhor escolha para sua placa-mãe considerando preço x desempenho, pois processadores abaixo dele, como os i7 de 10ª e 11ª geração, também estão custando por volta de 1.800.

O problema vem agora. O atual i5-13400f (LGA1700), que custa agora 1.350 reais, é um pouco melhor do que o i9-10900KF em todos os testes, e está longe de ser o melhor LGA1700, é um "simples" i5. E nem estou considerando na equação a nova 14ª geração intel ou as plataformas AM4 e AM5 da AMD.

Seria interessante você ter um processador com mais núcleos e threads, iria melhorar o desempenho do PC de maneira geral, incluindo os programas que usa. Mas a realidade é que processadores intel "antigos" custam uma fortuna, mais caros do que processadores atuais e melhores, e tudo isso para melhorar a plataforma LGA1200, que não recebe mais lançamentos. É revoltante, pois é uma plataforma ainda nova.
Você pode recorrer ao mercado de usados, e ver por quanto consegue i9-10900KF ou modelos de i7. Mas nunca será barato.

Sobre Placa de Vídeo, pode melhorá-la se quiser, já que sua fonte suporta qualquer uma do mercado. Pode por exemplo colocar uma RX 6750 XT ou RTX 4060 ti. Ou até mesmo uma 3060 ti.

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion cara muito obrigado pela colaboração, ajudou demais, levando essas coisas que você disse em consideração, se for pra melhorar o processador talvez compense mais fazer um combo e trocar a placa-mãe pra uma LGA1700+processador novo até mesmo em preço acho que vai compensar levando em conta o preço de um i9 10900

@Crixus Champion cara muito obrigado pela colaboração, ajudou demais, levando essas coisas que você disse em consideração, se for pra melhorar o processador talvez compense mais fazer um combo e trocar a placa-mãe pra uma LGA1700+processador novo até mesmo em preço acho que vai compensar levando em conta o preço de um i9 10900

Postado
8 minutos atrás, Mohamed Hachem disse:

se for pra melhorar o processador talvez compense mais fazer um combo e trocar a placa-mãe pra uma LGA1700+processador novo até mesmo em preço acho que vai compensar levando em conta o preço de um i9 10900

Dizendo novamente, seu PC é muito bom, excelente, não precisa fazer nada nele, a não ser que queira se divertir montando hardware.

A LGA1700 já está na sua terceira geração seguida de processadores, e provavelmente daqui há um ano, quando sair a 15ª, não receberá suporte, seguindo o mesmo caminho da LGA1200.
Um fator interessante a LGA1700 é que está disponível em dois tipos de placas mãe: as que usam memória DDR4 e as que usam DDR5. Você escolhe.
Sim, o preço de um 13400F por exemplo, somado à uma placa-mãe LGA1700 ficaria cerca de 2.100 reais.

Pelo lado da AMD, a AM5 está começando agora, e se for como AM4, que recebeu 5 gerações de processadores, é um bom negócio.

Tem que analisar qual seria a melhor estratégia para você caso queira realmente mudar, se é procurar processador compatível e barato nos usados ou vender o kit e comprar um outro. 
Mas lembre-se que não dá para acompanhar a evolução do hardware sem ter que trocar mais de uma peça, é sempre frustrante. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!