Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Mancer Thunder com um "chiado" de eletricidade


Ir à solução Resolvido por msupern,

Posts recomendados

Pessoal, alguém poderia me ajudar? É meu primeiro Pc e não entendo muito. Minha fonte Thunder 500W (fonte nova) está fazendo um barulho após alguns minutos com o Pc ligado, ou até mesmo quando liga, fica muito alto as vezes, ou não acontece nenhum barulho, depende muito. Já troquei o cabo de energia porque pensei que poderia ser algum tipo de mau contato, mas não resolveu.

Poderia ser algum problema com a rede elétrica da minha casa, ou algum outro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, msupern disse:

Você tem aterramento? usa filtro de linha? posta um vídeo se puder

usa estabilizador?

Acredito que não tenha aterramento nessa tomada. Uso um filtro de linha da Clamper apenas. Não estou conseguindo enviar nem 2 segundos do Vídeo, porque suporta apenas 2mb 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, João.yy disse:

Acredito que não tenha aterramento nessa tomada. Uso um filtro de linha da Clamper apenas. Não estou conseguindo enviar nem 2 segundos do Vídeo, porque suporta apenas 2mb 😞

Grava e posta no youtube

Será que a geladeira ou ar condicionado está utilizando mesmo circuito dessa fonte? Já tentou ligar o PC direto na tomada sem o filtro de linha?

Eu já tive duas Mancer uma de 400 e uma de 500 e nunca deu ruido, acho difícil os capacitores de filtragem dela dar ruído, mas pode acontecer. É mais provável que o ruído seja da falta de aterramento. Uma das minhas Mancer de 500 eu usei no PC do meu padastro por 1 samana até comprar uma CX550, e a tomada tinha aterramento, não achei nada de anormal, isso faz uns 2 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João.yy Dependendo da construção da fonte, pode acontecer o chamado Coil whine, que nada mais é do que a vibração de alguma bobina dentro da fonte, o que causa um ruído que pode ate variar de "tom" dependendo da carga da fonte.

 

Geralmente esse som não causa problemas pra fonte, fora o barulho incomodo, mas em muitas fontes de melhor qualidade, é comum usarem uma resina pra colar os indutores e prevenir esse som.

 

Meu monitor Philips mesmo, emite um ruído baixinho quando eu abro um documento ou uma pagina e a tela fica quase toda branca, ate da pra "ouvir" o som alterando quando rola um documento ou uma pagina web de fundo branco... apesar disso ele esta funcionando a uns 10 anos sem outros problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, João.yy disse:

@msupern Postei lá, quando puder dar uma olhadinha 

 

Em relação a testar sem o filtro de linha, testei sem e continuou igual.

Engraçado, parece ser coil whine mesmo, embora eu ja tive esse tipo de barulho em um filtro Clamper quando eu morava em AP sem aterramento em determinados horarios do dia e nele não havia nenhun núcleo de ferrite ou qualquer bobina.

 

Já pensou em chamar um eletricista para ver se a tomada sua não está com fase e neutro invertido? Seria importante fazer um aterramento aí na sua residencia.  Isso aí a primeira vista me parece ser residuo do neutro chiando, mas pode ser realmente algum componente da fonte, inclusive as vezes o proprio capacitor amarelo aí do conector faz esse "apito".

O que você pode fazer por ordem de segurança

1) Aterramento

2) Circuito exclusivo para tomada do PC (sem aterramento) (ou seja, fase + neutro do quadro QDC ate a tomada)

3) Trocar a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!