Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 5500 chegando a 94 ºC


Posts recomendados

E aí galera

 

Hoje no Rio de Janeiro faz um calor que eu nunca vi na vida. Por curiosidade resolvi ver as temperaturas do computador, e vi que tá batendo 94º a CPU. Ainda é aceitável esse valor? E as outras temperatura?

 

Processador: Ryzen 5 5500

Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2 (rev. 1.x)

 

image.png.2581213b5a9cd07ee043692b636cc8a5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta no limite, dependendo ao aplicativo que abrir vai ter "thermal throttling" - redução do clock do CPU para baixar a temperatura.

 

Se estiver usando o cooler box da AMD o coitado não da conta destas "mudanças climáticas", compre um air cooler melhor, ex. DeepCool AG400 - a partir de ~R$ 130,00.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, 1lokos disse:

Esta no limite, dependendo ao aplicativo que abrir vai ter "thermal throttling" - redução do clock do CPU para baixar a temperatura.

 

Se estiver usando o cooler box da AMD o coitado não da conta destas "mudanças climáticas", compre um air cooler melhor, ex. DeepCool AG400 - a partir de ~R$ 130,00.

 

 

É cooler box que eu tenho mesmo.

 

Esse aí que você falou já vem com pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 13/11/2023 às 18:35, 1lokos disse:

Esta no limite, dependendo ao aplicativo que abrir vai ter "thermal throttling" - redução do clock do CPU para baixar a temperatura.

 

Se estiver usando o cooler box da AMD o coitado não da conta destas "mudanças climáticas", compre um air cooler melhor, ex. DeepCool AG400 - a partir de ~R$ 130,00.

 

 

O problema anterior foi porque o cooler BOX desligou e bateu 94ºC em idle. Aí eu reconectei o cabo dele e voltou a funcionar, deve ter sido algum mau contato.

 

Porém, acabei comprando esse cooler da DeepCool assim mesmo.

 

Antes, com o cooler BOX, rodando o SuperPI multithreading o processador chegou aos mesmos 94ºC. Com o DeepCool AG400 ficou a mesma temperatura (na verdade 95ºC), sabe dizer por quê?

 

Outra coisa é que o dissipador desse cooler é gigante, aí acabou que nem coube a minha ventoinha lateral do gabinete. Fiz uma gambiarra e instalei ela por fora, será que tem problema?

IMG_2281.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem problema o fan ficar por fora, a não ser ficar feio "bakarai" e o risco de algum um curioso enfiar o dedo nas pás, para "ver se esta girando", acredite tem gente que faz isso. 😜 

 

Mas ventoinha nesta posição - ainda mais de 80mm; não serve para nada quando usa um air cooler de torre, vai é atrapalhar o fan do air cooler, põe só uma gradinha ai.

 

Esse gabinete é antigo, tem alguma entrada de ar frontal? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 1lokos disse:

Mas ventoinha nesta posição - ainda mais de 80mm; não serve para nada quando usa um air cooler de torre, vai é atrapalhar o fan do air cooler, põe só uma gradinha ai.

Qual seria a função dessa grade? Porque o meu gabinete já é tampado, só tem uns furinhos mesmo.

 

IMG_2290.thumb.jpg.38b7781a55bf1355e1f61cbb196d31b7.jpg

 

3 horas atrás, 1lokos disse:

Esse gabinete é antigo, tem alguma entrada de ar frontal? 

Tem sim, na frente uso um Coolermaster Sickleflow 120.

 

Tirei o cooler do processador hoje e vi que a pasta térmica não tava espalhada nele todo, vai ver foi por isso que não tava resfriando. Então dei uma espalhada com o dedo mesmo e recoloquei o cooler. Acho que não ficou muito bom porque ficou um monte de pasta térmica no dedo mas beleza. Outra coisa que reparei foi que quando tinha instalado da primeira vez, o parafuso de um dos lados do dissipador não rosqueou muito. Vai ver não tava fazendo contato direito com o processador e por isso a pasta térmica não espalhou, nem tinha transferência térmica pro dissipador.

 

Junto com isso, agora também instalei uma ventoinha da Delta de 92 mm. Parece que é fan de servidor, venta muito esse troço. E faz um barulho do crl também kkkkkkkk. Aí eu tô usando a temperatura da CPU pra regular o PWM dela, já que ela tá ali bem atrás do dissipador tirando todo o ar quente dele pra fora.

 

Se liga nas especificações dela:

 

Delta QFR0912VH

 

Air Flow: 70.24 CFM 
Static Pressure: 13.99 mmH2O
RPM: 4200 RPM
Noise: 45.0 dB(A)

 

Com isso tudo a temperatura do processador abaixou pra 79ºC em full. Em idle ficou em 45º. São 15ºC de diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!