Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala rapaziada, estou fazendo um upgrade e estou com dúvida, com base na experiência e conhecimento de vcs, gostaria de saber qual os prós e contras de usar 4x8gb 3200mhz, esteticamente os usar os 4 slots fica mais bonito, mas vale a pena? Ou seria melhor usar 2x16gb 3200mhz? 

minha config: 

placa-mãe gigabyte b660m gaming x 

processador i5 13400f 

memória RAM ? 
SSD M.2 2tb

Placa de vídeo RTX 4060 ti

Fonte 600w 

Postado
2 minutos atrás, leleox disse:

Fala rapaziada, estou fazendo um upgrade e estou com dúvida, com base na experiência e conhecimento de vcs, gostaria de saber qual os prós e contras de usar 4x8gb 3200mhz, esteticamente os usar os 4 slots fica mais bonito, mas vale a pena? Ou seria melhor usar 2x16gb 3200mhz? 

Em tese, mais pentes por si só não perde desempenho. Na prática, por causa de outras coisas que mudam como consequência, geralmente não dá diferença, mas pode tanto perder quanto até ganhar (não, isso não foi referência a um de nosso ex-governantes).

Mas no seu caso, essa é a menor das preocupações: esquece esse kit, você está comprando coisa errada. Se é para comprar 13a geração, tem que ser com DDR5 para fazer sentido. E se é para comprar DDR4 pelo preço, esquece intel, vá de Ryzen.

• Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, leleox disse:

minha config: 

placa-mãe gigabyte b660m gaming x 

processador i5 13400f 

memória RAM ? 
SSD M.2 2tb

Placa de vídeo RTX 4060 ti

Fonte 600w 

Tarde

Ontem estava atualizando um setup de um colega meu com essa mesma configuração (só que a placa-mãe foi a b660 aorus pro DDR4) e ele tinha 4 pentes de 8Gb 3200Mhz e consegui fazer os pentes a 3200Mhz com XMP sem problema algum.

Mais prefiro usar dois pentes, porque é muito mais fácil de alcançar frequência mais altas além do XMP.

Por exemplo uso dois pentes de 3600Mhz e consegui subir para 3800 MHz sem esforço nem um e sem alterar tensão de nada, consegui até colocar em 3900Mhz mais preferi deixar em 3800Mhz.

Obs.: Provavelmente você vai ter que usar a função Q-Flash para atualizar a BIOS para funcionar o 13400F.

É muito fácil de usar, é só baixar a BIOS no site da gigabyte e renomear o arquivo para "gigabyte.bin" e espetar a USB específica para atualizar a BIOS e apertar o botão Q-Flash, e vai começar a piscar um led vermelho, quando terminar de atualizar o led vai se apagar e você já pode usar o processador.

Processo leva uns 5 minutos ou até menos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!