Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desde já peço desculpas se acaso estiver postando o tópico na categoria incorreta, ou se acaso me alongar demais, gosto de detalhes 😅

Vamos lá... 

Minha fonte Corsair VS600 e a Fonte (carregador) universal do meu notebook "queimaram" em menos de 24h.

Uso meu PC todos os dias (Desde o começo do ano), e tem semanas que deixo ele ligado 24h/7d, pois no trabalho, as vezes preciso fazer acesso remoto pelo Celular. A noite gosto de jogar jogos básicos ou assistir algo no YT só para tirar o estresse, mas não é todos os dias. 

(Meu PC tem a seguinte configuração; Proc. Xeon E3-1231 v3, memória DDR3 2x4gb, placa-mãe h81m-cs, Gpu RX570 4gb, HD Seagate 7200 1TB, SSD 120gb, 5 Fans RGB com controlador, Aircooler dual fan 80cm led, Mouse RGB Thunder, Teclado Philips (simples, pois meu K10 RGB estragou) wireless, Monitor Acer 19p Led, Headset RGB Thunder)

Tudo isso estava ligado a um filtro de linha simples 10A, e esse mesmo filtro de linha ligado a uma extensão simples daquelas com fio bem fino, e pra piorar com 2 emendas. (Sim eu vacilei feio, na verdade eu havia ligado provisoriamente, e acabei esquecendo de trocar, inclusive tenho uma extensão top 25A 127-230v, e jurava que estava usando ela, pois a extensão fica escondida em um tubo de PVC)

Fato é que sábado a noite desliguei o PC normalmente, desliguei a chave do filtro e fui dormir. Domingo de manhã liguei a chave do filtro de linha, e assim que liguei o PC no botão, ouvi um estalo vinda da fonte. Então desliguei o filtro, apertei o cabo de força, para ver se não estava com mau contato, apertei os cabos conectados no filtro e novamente liguei a chave do mesmo, e logo deu um pequeno som de estouro dentro da fonte, e a luz do filtro apagou. Desliguei a chave da fonte do PC,  abri o compartilhamento do fusível do filtro de linha, e verifiquei que ele estava estourado. Então coloquei outro e liguei novamente a chave, e em seguida liguei a chave da fonte, e novamente outro estouro na fonte e outro fusível do filtro de linha estourado. Removi a fonte do PC e liguei ela por fora, direto na tomada e usando o fio verde no preto pra.iniciar a mesma, e dessa vez aconteceu outro estouro, e novamente ligando ela já não apresentava efeito algum. 

A princípio imaginei que fosse um desgaste normal de uso (afinal são 6 anos de uso), não pensando que poderia ser a extensão que causou ou no mínimo acelerou o processo de desgaste, mas ontem (segunda), liguei meu notebook na fonte dele (carregador), e percebi que estava demorando mais do que o normal para carregar a mesma, mas ignorei isso, mas depois notei também que o meu mouse não estava funcionando enquanto o carregador estava plugado, algo inédito. Se eu removia o carregador, o PC reconhecia o Mouse, mas quando conectava ele com o carregador plugado, aparecia a mensagem no PC dizendo que o dispositivo não foi reconhecido.

Após alguns minutos usando pelo touchpad mesmo deu o mesmo estouro de domingo. Quando fui ver, era a fonte do notebook que havia parado de funcionar e estava cheirando a queimado, além de estar quente ao ponto de ter me intrigado como a mesma não estava derretendo.

Ao abrir ela, achei um componente queimado conforme irei postar a imagem a seguir.

IMG_20231114_093416024.thumb.jpg.3bc68027d0c2d064d8131882cd032ccd.jpg

A fonte do PC eu também abri, pois já comprei outra e estou aguardando chegar. E notei estes componentes danificados e dentro havia esses pedaços de componentes conforme postarei imagens a seguir.

IMG_20231114_093222323.thumb.jpg.88677069c48e1e2df862fb48e8fc3a2a.jpgIMG_20231114_093304829.thumb.jpg.4a78ce18d60e08739483a4f7e9506546.jpgIMG_20231114_093158264.thumb.jpg.7fc4fa4aa918d235af84996a566573ef.jpgIMG_20231114_093211700.thumb.jpg.0c6dcc615f9d02b445b84bb0010f5f88.jpg

Minhas dúvidas são a seguinte...

O que de fato pode ter acontecido para ter danificado minha fonte e o carregador do meu notebook e por quê?

E quanto aos componentes danificados, que componentes são estes? (Tenho pouco conhecimento eletrônico).

O carregador do notebook eu sei que e uma peça barata, mas quanto a fonte, tem conserto?

Tenho ferramentas de precisão, ferro de solda e tempo, será que consigo consertar? Kkkk

Postado

Nossa! A fonte é bem parruda, cheio de filtros e tudo mais, bem estranho mesmo tudo isso ter acontecido.

Acredito que o problema seja que essa extensão esteja com mau contato nas emendas, seria melhor mesmo substituir a extensão.

A fonte do notebook é barato de conseguir e não adianta procurar consertar, mas essa fonte eu mandaria arrumar hehe, é coisa boa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!