Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar fonte junto a baterias - Aspirador de Pó


Kalfa

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Tenho um aspirador de pó que as vezes acaba deixando na mão pela bateria durar apenas uns 20 ~ 30 minutos.

 

Como ele não vem por padrão uma opção de ligar ele diretamente na tomada, estou com a ideia de quando as baterias acabarem ligar uma fonte na mesma saida das baterias, mantendo a mesma corrente e tensão, no caso uma fonte de 14,4V 5A que é o provido pelas baterias.

 

Algumas duvidas:

 

1: Essa fonte ligado na mesma saida que vai nas placadas da bateria traria algum problema para as baterias, carregalas de forma errada algo assim ?

 

2: Preciso inseir uma chave que desconecta as baterias quando eu ligar a fonte ? Se sim existe um componente eletrônico que faça isso automático sem eu ter que por uma chave analógica?

 

3: Ligando essa fonte na mesma saida das baterias poderia trazer algum problema pro BMS ou sistema que controla a carga das baterias ?

 

Obrigado desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Kalfa disse:

Essa fonte ligado na mesma saida que vai nas placadas da bateria traria algum problema para as baterias, carregalas de forma errada algo assim ?

Talvez. 

5 minutos atrás, Kalfa disse:

Preciso inseir uma chave que desconecta as baterias quando eu ligar a fonte ?

É bom. 

5 minutos atrás, Kalfa disse:

Se sim existe um componente eletrônico que faça isso automático sem eu ter que por uma chave analógica?

Sim, existe de várias maneiras. 

Um relé é um exemplo, mas talvez não tenha espaço pra colocar dentro do aparelho. 

Outra alternativa mais simples ainda, é um tipo de conexão que quando você encaixa o plug da fonte ela desliga a bateria de modo automático/mecânico. 

8 minutos atrás, Kalfa disse:

Ligando essa fonte na mesma saida das baterias poderia trazer algum problema pro BMS ou sistema que controla a carga das baterias ?

Em alguns casos sim. 

Embora, existem circuitos desses que tem proteção. 

Só vendo e analisando o circuito pra ter certeza. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!