Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde eu conecto o cabo da bomba do watercooler?


uMarcianu

Posts recomendados

Eu tenho uma placa-mãe tuf b450m pro gaming e eu comprei um watercooler da rise mode. Quando fui conectar o cabo da bomba, percabi que minha placa não tem o conector SYS_FAN_PUMP, tendo somente os conectores CPU_FAN e CHA_FAN. Tentei conectar a bomba no CPU_FAN porém deu erro. Vocês poderiam me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, uMarcianu disse:

@Shaman93 ai as fans do radiador eu conecto no CPU_FAN?

Isto mesmo, pois assim as velocidades das fans do WC serão controladas conforme a necessidade de  resfriamento do processador.

E quanto a bomba, só seguir o que o @Shaman93 explicou.

 

10 horas atrás, Shaman93 disse:

Liga no cha_fan e seta em velocidade máxima (12 V).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mpaulopes3  Entendi. Fiz isso e minha placa não reconheceu a bomba  na BIOS, porém ela esta funcionando pois eu testei alguns josgos e o processador fez no máximo 68 °C. Eu so não consigo configurar a bomba para trabalhar em 100%. Dei uma pesquisada e vi em algum Vídeo que se você desativar o monitoramento da bomba na BIOS, ela ja vai trabalhar em 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@uMarcianu Bom dia

 

Normalmente a bomba da WC usa o conector de alimentação de 3 pinos, e o conector SYS FAN da placa-mãe usa padrão 4 pinos.

Na BIOS onde você controla o perfil de rotação do SYS FAN provavelmente deve estar configurado para "PWM" que necessita do quarto pino do conector da FAN ou WC para ser reconhecido, altere para "DC" que é o padrão usado para FAN ou WC que usa padrão 3 pinos.

img-96741719.jpeg?resize=600,368&ssl=1

x04_en.jpg.pagespeed.ic.YMo0wncbsn.jpg

Yjua8eR.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, uMarcianu disse:

@Edvaldo J. Frederico A minha placa-mãe não tem a saída sys fan, zomente a cha fan. Eu conectei a bomba do wc no cha fan e testei o modo pwm e o modo dc e mesmo assim a placa não reconheceu, na BIOS o cha fan 1 fica N/A

Tentou atualizar a BIOS?

Você teria alguma fan que use o padrão 3 pinos para testar nessa saída "CHA FAN" para ter certeza que sua placa-mãe não está reconhecendo a bomda do WC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!