Ir ao conteúdo

Compatibilidade FAN ~ placa-mãe ~ GABINETE

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu nunca tive desses computadores cheios de fans e afins, a configuração da minha máquina é a seguinte:
◘ RAM - 16 GB DDR3 (4x4 - 1600Mhz)
◘ HD - 1 TB
◘ SSD - 240 GB
◘ Fonte - EVGA 600W
Para refrigeração possuo apenas o fan traseiro, o cooler box do processador e as fans da gpu mesmo, fora a placa de vídeo que troquei em 2020, o resto me serviu bem por muitos anos, mas agora estou tentando dar um upgrade nesse pc, e dessa vez quero dar uma atenção melhor para a refrigeração.

Comprei e estou aguardando chegar os seguintes itens:
e 32GB de Ram DDR4 3200 da XPG.

A placa de vídeo manterei a mesma já que está relativamente nova (comprei durante a pandemia)
e a Fonte também, por ser de 600w acredito que não precisarei trocar.

Dado o contexto, eis então a minha dúvida:
Na descrição do gabinete é dito que suporta 10 fans, mas quando fui pesquisar por water coolers percebi que alguns tem 3 fans, outros 2, tem questão de encaixe também com alimentação 12v e 5v... Fui no site da gigabyte pra tentar achar as respostas sobre compatibilidade, e saí mais perdido do que entrei, pois custei a encontrar o modelo da placa-mãe por lá.

Estou pensando em comprar os seguintes itens para refrigeração da máquina:
1 Water Cooler Rise Mode, 360mm, RGB,12v,2000RPM. (para o teto ou lateral, não sei se influencia em algo o posicionamento)
1 Cooler fan rise mode galaxy motherboard 120mm, argb (para o fundo do gabinete)
e 3 Coolers Fan Rise Mode Energy 120mm ARGB (para o teto, ou lateral)

Seriam compatíveis, ou daria algum problema? Alguma indicação melhor?

Desde já, obrigado quem puder me ajudar.

Postado
51 minutos atrás, Sohkra disse:

Comprei e estou aguardando chegar os seguintes itens:
e 32GB de Ram DDR4 3200 da XPG.

Que pena, todos os 4 items estão errados. Esse dinheiro foi mal investido.

52 minutos atrás, Sohkra disse:

e a Fonte também, por ser de 600w acredito que não precisarei trocar.

Na realidade não dá para dizer isso, você não informou o modelo da fonte.

1 hora atrás, Sohkra disse:

Na descrição do gabinete é dito que suporta 10 fans, mas quando fui pesquisar por water coolers percebi que alguns tem 3 fans, outros 2, tem questão de encaixe também com alimentação 12v e 5v... Fui no site da gigabyte pra tentar achar as respostas sobre compatibilidade, e saí mais perdido do que entrei, pois custei a encontrar o modelo da placa-mãe por lá.

Estou pensando em comprar os seguintes itens para refrigeração da máquina:
1 Water Cooler Rise Mode, 360mm, RGB,12v,2000RPM. (para o teto ou lateral, não sei se influencia em algo o posicionamento)
1 Cooler fan rise mode galaxy motherboard 120mm, argb (para o fundo do gabinete)
e 3 Coolers Fan Rise Mode Energy 120mm ARGB (para o teto, ou lateral)

Seriam compatíveis, ou daria algum problema? Alguma indicação melhor?

Então, o problema é o seguinte. Existem diferentes padrões, e cada fabricante acha que a sua solução é melhor e o consumidor tem que se virar ficando escravo da marca que ele escolher, tipo Apple.

O Water cooler não tem problema, ele usa fans normais que vem com dois cabos:

• um para rotação (4 pinos PWM). Ou seja, pode ser usado em qualquer PC sem nenhuma dificuldade, qualquer splitter / hub permite conectar, e no mínimo o fan liga, mesmo sem os leds.
  • outro cabo dedicado só para o RGB (4 pinos 12V). Esse também é um padrão geral da indústria, com amplo suporte, e inclusive a sua placa-mãe tem um conector desses.

Já os coolers, esquece. Eles usam um conector proprietário, você só consegue ligar os fans na controladora deles. Não caia nessa furada, NÃO compre esses fans da Rise Mode.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Sohkra disse:

1 Water Cooler Rise Mode, 360mm, RGB,12v,2000RPM. 
3 Coolers Fan Rise Mode Energy 120mm ARGB

Não compre LED RGB 12v 4 pinos (obsoleto), compre tudo no padrão ARGB (5v, 3 pinos) assim fica com um padrão só, com mais cores e efeitos.

Mas se quer porque quer o WC RGB, compre os fans do gabinete também no padrão RGB - 3 para colocar como entrada de ar na lateral esta bom, vai precisar de cabos splitter para expandir os conectores da placa-mãe. Não ligue mais do que 4 fans por conector.

Pode ter sido um caso atípico, mas também pode ser típico de "white label". 😜 

WC-CL.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!