Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Athlon 3000G com Vega 3 integrada apresentando mau funcionamento


lieggio

Posts recomendados

Olá a todos. Eu tenho um AMD Athlon 3000G com IGPU Vega 3 integrada. Está montando em uma placa-mãe A320, "Generic Edition". Está com 12Gb de RAM DDR4 (4Gb + 8Gb). Tem um SSD Goldenfir de 120Gb para o sistema e um HD Seagate de 1Tb para arquivos. A fonte é uma Thermaltake de 500w. Ele está montado em um gabinete slin da Fortrek. Como a placa é pequena (ITX) e não uso GPU dedicada nela. ficou bom nele. Ocorre que, de uns dias pra cá, este PC passou a "congelar" do nada, tendo de ser reiniciado pelo botão algumas vezes. Mais recentemente, durante um uso, ele perdeu as configurações de vídeo. O Adrenalin não inicializou junto com o sistema, a resolução da tela ficou desconfigurada e no Gerenciador de Dispositivos (no item placa de vídeo) apareceu que o driver não pode ser iniciado (código 10).

O que e eu fiz de imediato foi:

 

  1. Desabilitar a "inicialização Rápida do Windows" (ou "Início Rápido"), nas configurações de energia, definir função dos botões.
  2. Checando o driver e se tinha alguma nova versão. O mesmo está atualizado.
  3. Redefini as configurações do Adrenalin, salvando um novo perfil.

 

Aparentemente tinha dado sinais de que essas anomalias haviam sessado. Mas ontem a noite, novamente, este PC apresentou problema de congelamento novamente. Agora eu estou ficando sem ideias do que poderia ser. O que eu já fiz nessa máquina:

 

  1. Troquei a fonte de 500w "Bomb Edition" por uma Thermaltake de 500w
  2. Coloquei uma fan LED RGB de 120mm na tampa lateral do gabinete, jogando ar para dentro.
  3. Na parte de trás tem uma outra fan tirando o ar quente
  4. Aumentei a memória de 8Gb para 12Gb com 2 pentes da Kingstom

 

Obs: No meu i5 de 4ª, que possui uma GPU AMD RX 550 de 4Gb, eu estava enfrentando um problema em que ao iniciar o PC em outro momento, vira e mexe, o Adrenalin resetava as configurações para os padrões de fábrica por entender que houve um mau funcionamento na ultima vez que usei. Após desativar o "Início Rápido" no Windows 11 esse ocorrido parou. Agora minhas configurações carregam normalmente toda vez que ligo o PC. Já no Athlon 3000G, que está com o Windows 10 22H2 eu não havia mexido, pois o mesmo vinha funcionando bem. Só vim a fazer o mesmo procedimento que fiz no Windows 11 do i5 depois que o mesmo começou com estas anomalias aqui citadas.

 

Obrigado desde já a quem puder dar uma luz do que possa estar ocorrendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheDemonLena ok vou fazer isso que ainda não fiz. Obrigado! Cheguei a pensar, também, que o gabinete atual possa estar impactando no funcionamento inadequado da máquina, pois a fonte acaba ficando na parte superior e a sua ventoinha fica para dentro, no rumo do processador. Não tenho notado altas temperaturas. Minha esposa que usa este PC e não monitoro com a mesma frequência que o meu de uso. Antes estava em um gabinete "gamer, com lateral de vidro que quebrou. Nesse respectivo gabinete eu acabei por montar um i5 de 3ª e pus a venda. Estou pensando em comprar um outro gabinete melhor pro PC dela. Pois ainda tem modelos com fonte em baixo com preços bem acessíveis. Ainda mais nestes dias de Black Friday. Bom eu vou ver como ela se comporta com um driver AMD mais antigo. Se resolver, maravilha. Mas ainda sim penso em trocar o gabinete de novo pra ficar mais bonito, tal qual está meu i5 em um gabinete Mancer Rexer cheio de fans RGB. Vamos ver... Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!